sábado, 28 de abril de 2012

Liberdade é um Dom de Deus.




A liberdade é o maior dom que Deus entregou ao homem. Como dom de Deus, é nele que o homem é verdadeiramente  livre. Quanto mais o homem estiver longe de Deus, mais estará longe da liberdade e por isso estará preso. A canção da Jordana Cantarelli é um clamor de todos aqueles que  anseiam pela liberdade que só pode ser desfrutada nele.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

A Última Trombeta...

Jesus, no seu último discurso  confortou os seus discípulos dizendo que não os deixaria órfãos, mas que ele deixaria o Consolador -  aquele que lhe estaria ao seu lado até o dia em que, finalmente ele voltaria. Ele disse que, era preciso que ele voltasse ao Pai para lhes preparar lugar, e quando estivesse preparado, voltaria para os buscar. Essas palavras ressoam aos nossos ouvidos e corações. Jesus estava se dirigindo à sua igreja aos longo dos séculos. Por isso que, desde sua partida caminhamos  sob esta certeza de que Jesus vai voltar um dia. Nos demais evangelhos, Jesus, fala de sinais, os quais antecederiam sua volta. E certos desses sinais, não temos outra explicação para o que está acontecendo no mundo, em todos as áreas, e dizemos com o mais profundo sentimento de convicção: Jesus está voltado. Essa é a esperança de todo o crente. E quando isso acontecer cumprir-se-ão as promessas da Palavra de Deus, ele enxugará de nossos olhos toda a lágrima, tirará do nosso coração todo o pranto e dor, e esse mundo já será um passado e todas as coisas se tornarão novas. Que o Espírito Santo nos conforte com essa verdade plena e absoluta. 




segunda-feira, 2 de abril de 2012

Os Dez Mandamentos da Escola Bíblica Dominical.

1. Eu sou a Escola Dominical. Comigo aprenderás sobre Deus e seus conceitos e assim adorá-lo com absoluta convicção. 
2. Não farás para ti nenhum instrumento superficial que substitua a verdadeira essência da Palavra. 
3. Honre a Escola Dominical com sua presença e assiduidade, pois, se negligenciares, verás os prejuízos até a terceira geração daqueles que resistem ao estudo. 
4. Dedique um dia para a Escola Dominical. Neste dia deve ser todo dedicado ao ensino, não faça outra coisa neste dia a não ser aprender de Deus, nem tu nem teus filhos, nem os estrangeiros que estiveres em tua casa. 
5. Honre os professores da Escola Dominical, para que prolongues teu dia na terra, pois, são eles que se dedicam para ensinar o caminho para o céu.
6. Não mate a Escola Dominical. Sempre que faltares na Escola Dominical, saiba que estás perdendo uma grande oportunidade para sair do engano e da mentira. 
7. Não adultere a Escola Dominical com qualquer tipo de ensino, que não seja a palavra de Deus. 
8. Não furtes a Escola Dominical, colocando os seus interesses acima do estudo da palavra. 
9. Não acredite em falsos ensinos. Mas acredite no ensino da Palavra. 
10. Não cobices estudos estranhos, que satisfazem a carne, mas não a alma, nem coisa alguma que parece ser de Deus, mas é do diabo. 
Obs. No dia em que eu, se por acaso negligenciar o ensino da Palavra, desfalecerei com certeza, pois o ensino, tanto como a oração são bálsamos da minha alma.
Amém. Deste pastor que ama as Escrituras como única regra de fé e de vida.
Antonio

domingo, 1 de abril de 2012

A Consolidação do Ministério Pastoral.
(Escola Dominical 01 de abril de 2012)

Por mais que muitos queiram negar o ministério pastoral é um dom de Deus. Foi Deus quem o instituiu, como institui o casamento e a família. Faz parte, pois, do plano e projeto divino o ministério pastoral, segundo o que a Bíblia diz na última mensagem de Paulo ao Corpo de Presbíteros da Igreja de Éfeso. Neste último sermão, fica subentendido que, o ministério já estava consolidado na igreja. E este, por sua vez exercia uma tarefa na igreja, a qual Paulo chama de "rebanho de Deus". Paulo deixa claro aos bispos, termo que designa presbítero, ancião e pastor, que a tarefa era cuidar. Cuidar aqui, em todos os aspectos. Portanto, esse corpo de presbíteros era o que dava o sentido estrutural da igreja - uma comunidade de Deus, cujo líder deveria ser um pastor, designado e escolhido pelo próprio Deus. Paulo ainda adverte ao Corpo, o que aconteceria, logo após sua partida. Os lobos - inimigos das ovelhas iriam aparecer com a intenção de destruir o rebanho. Portanto, concomitante a estrutura santa do Corpo Presbiteral, a matilha também surgiria a procura dos seus interesses e não a procura do bem estar espiritual do rebanho de Cristo. (Ler Atos 20.17-36).. No livro de Atos 2.42 é fato que havia um compromisso da Igreja primitiva a seguir as ordenanças e preceitos dos apóstolos. Logo, havia um ensinamento consolidado - o ensino dos apóstolos e por sua vez havia também, um corpo que organizava os ensinos que deveriam ser aprendidos e vividos. Por mais que a igreja constitui-se o sacerdócio de Cristo, ou que cada cristão é um pastor ou ministro em potencial, o chamado a pastorear a Igreja de Jesus constitui-se em verdade absoluta, ou seja não podemos negar. O pastor não pode e deve ser um funcionário da igreja. Ele não é um "serviçal" da igreja, mas o seu líder principal de onde devem as normas e diretrizes. O Ministério Pastoral é um ministério de cuidado. Ainda no livro de Atos, temos o registro de um fato que nos chama a atenção - Ananias e Safira. Fica claro que a autoridade que repousava na pessoa do apóstolo era o exercício do Espírito Santo. Ananias e Safira julgavam que estariam mentido ao Pedro, todavia, não. Esqueceram que sobre aquele homem havia uma autoridade investida através da qual o Espírito Santo atuava. Mentir a essa autoridade é mentir contra o próprio Deus. Não podemos esquecer que existe a matilha. Mas para se discernir o Corpo Presbiteral da matilha é preciso que vejamos o fruto do caráter desse colegiado. Finalmente no livro de I Timóteo 3. Paulo estabelece os critérios que devem ter ante uma escolha de um diácono e presbítero. É elucidado um check list - pois, a tarefa não é de natureza tão somente humana, mas uma tarefa de Deus. É Deus agindo por meio da igreja, na qual o corpo de presbítero é responsável direto de manter essa ação sob a santidade do nome do nosso Deus.