terça-feira, 23 de outubro de 2012

"Fé é Um Patrimônio"



Mensagem 101. São Paulo, 21 de outubro de 2012.
1 Pedro 1:3-7
Pregador: Antonio José.

"Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos. Para uma herança incorruptível, incontaminável, e que não se pode murchar, guardada nos céus para vós. Que mediante a fé estais guardados na virtude de Deus para a salvação, já prestes para se revelar no último tempo, em que vós grandemente vos alegrais, ainda que agora importa, sendo necessário, que estejais por um pouco contristados com várias tentações, para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo..."

Paulo escreveu ao seu discípulo Timóteo, "combati o bom combate, terminei a minha carreira e guardei a fé". A fé segundo essas palavras de Paulo, corre risco, sempre estará correndo o risco, o risco de se perder; de deixar de ser, de existir. Quando aceitamos a fé, estamos correndo o risco de perdê-la. O risco será muito maior se for vivido como um sentimento. Como uma emoção. A fé provoca um impacto em todo o nosso ser, inclusive mexe com os meus sentimentos, mas ela não é sentimento. Podemos dizer que, fé é uma atitude.... Sim, mas mesmo assim, uma atitude sofre variação, pode ser circunstancial, e por conseguinte efêmera... Pedro na sua carta não define a fé, como  faz o livro de Hebreus 11. Mas, vai além. Fé é um patrimônio. Um patrimônio não se despreza, não se menospreza, pois, deve estar acima de qualquer coisa. Um patrimônio, é uma posse, é um bem. É algo precioso, mais precioso que o ouro. Fé é tudo. Sem fé eu não me encontro, eu não me vejo, eu não sou nada. Sou viciado nela, pois, de manhã, durante o dia todo, à noite, quando vou dormir não consigo deixar de beber na sua fonte. É maravilhoso, ela não me deixa eufórico, ela não me deixa em transe, ela me transcende, me eleva a alma, ela me faz encontrar o meu sentido, o meu significado, minha essência. Ela não é um objeto que me religa, não. Ela é tudo que me liga em Cristo. Sem fé nesse Jesus maravilhoso eu não sou nada. 


(baseado na pregação de domingo).  





domingo, 14 de outubro de 2012

"A Fornalha Ardente"

Mensagem 100. São Paulo, 14 de outubro de 2012.
Daniel 3:1-30. 
Pregador: Jordana Cantarelli. 

Introdução: O texto apresenta um relato que ocorreu com três jovens judeus, quando estavam junto com os demais no exílio babilônico. Deve ser lembrado que eram jovens crentes, que temiam a Deus, mas que naquele momento estavam diante de uma escolha. E qual era a escolha, adorar a estátua feita por Nabucodonosor ou serem lançados na fornalha ardente caso não o obedecessem. A ordem do rei era que ao som das trombetas, e da música, todos se prostrassem diante da estátua como se esta fosse uma entidade divina. Os jovens Misael, Azarias e Ananias ou adoravam a estátua, ou iriam para a fornalha. Árdua escolha...Os jovens se posicionaram, e pouco se importaram se fossem lançados na fornalha, o certo era que eles, não adorariam a estátua.  

Reflexão: Meus amados algumas lições tiramos deste texto. 
A "fornalha" é a situação que às vezes nos encontramos. E elas querem nos intimidar e nos fazer recuar. Elas nos assustam. Mas, por incrível que isso possa parecer, essas "fornalhas" se fazem necessárias para que por meio dela nos fortalecemos o nosso caráter. Deus não nos livra da fornalha, mas nos livra dentro dela. Por mais ardente que nos possa parecer. Foi no meio da fornalha que Deus mandou o seu anjo para proteger os jovens e livra-los de serem queimados mesmo que estes estivessem lá dentro. Do mesmo modo, nós nos encontramos em situações, tais como esses jovens. O medo toma conta da nossa alma; era como que tudo fosse se sucumbir... Meu Deus ficamos sem chão! Mas, aqueles jovens estavam certos que mesmo que Deus não os livrasse, pouco importasse a vida deles, pois, a sua fé, a fé desses jovens superava toda e qualquer ameaça, mesmo que essa ameaça era contra a própria vida deles. Deus quer que nós sejamos fiéis  a eles. Ele quer que, sejamos obedientes a ele, ele quer que nós sejamos confiantes na sua palavra. 
Fé não é sentimento!
Fé é uma convicção plena e absoluta que transcende toda lógica humana. Quando somos firmados nessa fé, nada poderá abalar a estrutura daquilo que acreditamos, e Deus do seu alto e sublime trono nos envia o seu anjo para nos livrar não importando o tamanho das labaredas que nos querem devorar...
Oremos...

domingo, 7 de outubro de 2012

"Qual a Sandália Que Você Calça?

Mensagem 99. Texto de Apoio: Êxodo 3,1-6 e Apocalipse 21 Antonio José - Pastor em 07 de Outubro de 2012 na Igreja Batista de Sião.

"Ora, Moisés estava apascentando o rebanho de seu sogro, Jetro, o sacerdote de Midiã, e ele levou seu rebanho para o lado ocidental do deserto e chegou a Horebe, o monte de Deus. 2 E o anjo do Senhor apareceu-lhe numa chama de fogo do meio de uma sarça. Ele olhou, e eis que a sarça ardia, mas não se consumia. 3 E Moisés disse: "Eu vou voltar para o lado para ver esta grande visão, porque a sarça não se queima." 4 Quando o Senhor viu que ele se virara para ver, chamou-o do meio da sarça: "Moisés, Moisés!" E ele disse: "Aqui estou". 5 Então ele disse: "Não se aproxime, tire as sandálias de seus pés, porque o lugar em que estás é uma terra santa ". 6 E ele disse: "Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacob." E Moisés escondeu o rosto, porque temeu de olhar para Deus".

Moisés, nasceu e cresceu na cultura egípcia,  mas era um hebreu. Sua história começa quando a sua mãe o coloca num cesto ainda bebê, e deixa-o nas águas do Nilo pra proteger da fúria da Faraó que ordenou a morte de todos os filhos dos hebreus para conter o  crescimento populacional. Mas, foi aí que sua irmã, o acompanhou de longe, até que este cestinho, vai para no lugar onde a filha do faraó se banhava, que logo ficou comovida vendo o menino. De imediato a irmã do Moisés se apresentou, sugeriu que se chamesse uma mulher hebreia para cuidar do menino. Isso feito o menino foi cuidado pela própria mãe e com certeza ensinou-o nos caminhos do Senhor. E hoje vemos o texto que relata o momento em que Moisés se encontrou com o Senhor, e aí ele aprende...
  1. O Deus  Jeová diferente de todos os deuses dos egípcios, tem um nome! É um Deus Pessoal; um Deus que se comunica.
  2. Aprende   que Jeová diferente dos deuses egípcios, é um Deus Santo. E o lugar  no qual este Deus está é santo tanto quanto. 
  3. Moisés aprende que diante desse Deus, ele, enquanto homem deveria estar totalmente despido... Despido de si, despido de qualquer coisa que profane a santidade de Deus.
  4. Embora o texto não diga isso, mas na medida em que a história se desenrola, fica claro que a vida do povo de Deus deve estar fundamentada na santidade de Deus. 
Qual a lição prática de tudo isso? Deus quer que nós honremos o nome dele Santo em todas as nossas ações. E é esta santidade que marca a verdadeira identidade daqueles que vão morar no céu. Observem o que diz o texto do Apocalipse 21,8... 
"Mas, quanto aos medrosos, e os infiéis, o detestável, como para os assassinos, os sexualmente imorais, feiticeiros, idólatras, e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre, que é a segunda morte. "
Quando o Senhor disse a Moisés, que o lugar onde ele estava era santo... Quando o Senhor mandou que ele tirasse as sandálias dos pés, ele estava dizendo que para nós estarmos na presença de Deus em paz é necessário que, tiremos as sandálias...
Dos nossos medos!
Sandália dos nossos ódios!
Sandália dos nossos desejos insanos!
Sandália das nossas magias!
Sandália das nossas idolatrias!
Sandália das nossas mentiras...
Somente os puros, os santos herdarão os céus.
A igreja não é uma brincadeira, um grupo qualquer, mas preferencialmente um lugar de santos, e sinceros. 
Qual a sandália que você calça?
Moisés calçava uma sandália...
Uma "sandália" que não era santa. E qual sandália? Não é uma sandália nos pés que vão sujar a nossa presença diante de Deus; mas sim, alguns caminhos, algumas ideias, alguns desejos, que precisamos deixar, pois, o lugar que ocupamos em Deus é um lugar santo; ou pelo menos deve ser santo.

(Mensagem do Pastor Antonio que usou o método  ilustrativo e não alegórico).

terça-feira, 2 de outubro de 2012

"Dê a César o Que de César e a Deus o Que é de Deus"

Refletir e Pensar: "As Bênçãos do Casamento Hétero".

O tempo passou e o mundo ocidental mudou, as idéias evoluíram, e com isso mudaram-se os valores, as doutrinas, os pensamentos, o comportamento e os padrões de vida. Quantas coisas que, até pouco tempo eram  vistas como profanas, hoje, parecem que se tornaram  "sagradas"; coisas que eram vistas com desprezos e hoje vistas com acolhimentos. O mundo é outro, diferente do mundo de trinta anos atrás. As cabeças mudaram e a sociedade diante de uma nova fase, a de rever crenças e valores. Hoje, falamos de direito e de igualdade! Hoje falamos de união entre pessoas do mesmo sexo. Coisa que antigamente era absurda! E aos que não fazem parte dessa massa de gente que concorda com tudo, como fica? Com certeza precisamos entender que,  mesmo que uma lei busque um ponto de convergência entre os cidadãos, nem sempre essa lei muda aquilo que está tão arraigado na cultura interna de cada um, e os legisladores e magistrados devem considerar isso! Valores não se mudam por força de uma lei! Valores são patrimônios daquilo que os homens tem de mais singular, e que devem ser respeitados. Vejamos a questão da homossexualidade, vista até pouco tempo,  como uma perversão,  como algum desvio de personalidade, e hoje como algo natural, e aceito pela sociedade.  Não tenho dúvida de que a evolução das ideias e pensamentos é de Deus, se fala de visão humana das coisas. Isso é divino!  mas é preciso que se delimite o campo, o espaço de cada um.  Quando Jesus disse: "Dê a César o que é de César e a Deus o que é de Deus" Jesus estabeleceu uma diferença, uma diferença entre dois poderes, um, o  poder de Deus, por meio da "comunidade" de Jesus, sua igreja, sua congregação, seu reino, e outro o governo civil, o Estado, o Poder Público. Dois poderes com normas e diretrizes que norteiam as relações com fim de que essas sejam celebradas com respeito e altruísmo. Essas diretrizes são resultados de convenções, convenções que o próprios cidadãos participam direta ou indiretamente, no dia do voto. A igreja de Jesus, não se opõe ao Estado, ou às autoridades constituídas que fazem valer as leis e normas da sociedade que representam, mas, como "poder divino", a organização de Jesus também tem normas e diretrizes que foram estabelecidas pelo próprio Deus e as estas os membros desse "poder" ou quem quer, que queira participar da igreja, que exercita esse poder devem respeitar e fazer delas o padrão de vida. Numa sociedade livre é direito dos cidadãos a liberdade de manifestação de credo e não só, mas poder seguir o seu credo como base de sua conduta moral. A "a igreja" de Jesus, sua congregação, reino não pode se opor as leis do Estado, não há conflito, mas não pode ser obrigada a seguir esses ditames quando estes ofendem o seu credo e os valores que os defendem. Que todos têm o direito de defender suas ideias e segui-las, isso é fato. Mas, é preciso que se distinga o conceito de bem, bem comum e bem particular. O 'bem comum' que vivamos com respeito e dignidade deve ser respeitado por todos, mas o bem particular que envolve indivíduos e grupos devem ser considerados, por isso o bem de um grupo pode não ser o bem da sociedade como o todo. E a sociedade não pode impor ao grupo e ao indivíduo o direito de crer no seu bem comum, desde que o seu bem particular do grupo, no caso a igreja, não agrida  a relação como todo. A igreja tem um bem - o casamento entre um homem e uma mulher, somente, e abominamos o casamento homo. E ao defender o casamento hétero, não ofendemos a sociedade e nem o seu bem estar, não somos nocivos à sociedade, mas ao contrário somos um bem para todos. Por isso faz parte do nosso bem, do nosso credo OS DEZ MANDAMENTOS DO CASAMENTO HÉTERO.

  1. Eu (casamento hétero) fui instituído pelo Criador.
  2. Eu sou a única maneira de perpetuar a espécie humana. 
  3. Eu sou a única maneira de perpetuar a imagem do pai  e da mãe. 
  4. Não há outra relação que garanta isso.
  5. Por meio da relação hétero nascem os filhos.
  6. Por meio da relação se pode beijar publicamente sem causar constrangimento. 
  7. Por meio da relação marido e mulher nasce a família.
  8. E a família é o antídoto de Deus para deter a prostituição no mundo.
  9.  Por meio da família se evita  DST.
  10. Por meio da relação hétero o sentimento ágape sobrepõe ao amor eros. 

"Faça Parte Deste Relatório"

Mensagem 98. Texto de Apoio: Romanos 16 Antonio José - Pastor em 23 de Setembro de 2012 na Igreja Batista de Sião. 

1 Recomendo-vos a nossa irmã Febe, serva da igreja em Cencreia, 2 que você pode recebê-la no Senhor de um modo digno dos santos, e ajudá-la em tudo o que ela pode precisar de você, pois ela tem sido uma patrono de muitos e de mim também. 

________
Meus amados, o maior gigante da FÉ reconhece que a igreja, é muito mais que uma organização humana, é uma comunidade de pessoas que se amam, que se reconhecem e que se ajudam. Por isso uma das definições é esta,  "igreja é um local de ajuda". Estas últimas palavras à igreja de Roma, Paulo despido de toda sua intelectualidade se entrega numa atitude que revela o quanto ele e todos que compunham aquela igreja eram humanos. Paulo agradece a todos os que o ajudaram. Elogia, portanto, não há falsa modesta... Quem não reconhece os favores dos outros, é presunçoso, invejoso, mesquinho... Se tem algo que agrada a Deus é o reconhecimento justo de todos os que cooperam conosco. Elogiar, ressaltar não é dá glória ao homem. Não fazê-lo é ser falso. Poder reconhecer a grandeza do outro é o mesmo que admitir que os outros têm qualidades que não as temos. Eis o relatório final, no qual, Paulo dá nomes. Nomes de todas as pessoas que cooperaram com ele, que foram capazes de pagar o preço do ministério com ele; homens e mulheres que não o ABANDONARAM! Que não recuaram, mas que estiveram sempre presentes nos momentos mais difíceis. Pessoas que lhes hospedaram, pessoas que lhes repartiram o pão. Pessoas que lhes deram dinheiro. Homens e mulheres que lhes foram companheiros de prisão. Quantas pessoas que trabalharam em favor do evangelho?...
Este é o relatório de Paulo. Eu também tenho o meu relatório... São 24 anos de luta, de alegrias, de tristezas, mas vocês são como essas pessoas, as quais foram aqui mencionadas, pessoas, que entenderam que a obra não é só de responsabilidade do pastor, mas de todo um conjunto de coisas cujo material é absolutamente humano. Muitos desistiram, fraquejaram, mas muitos, como vocês estão aqui comigo. Faça parte desse relatório final, relatório que um dia será apresentado a Deus. Que Deus nos abençoe.

_____________________________________________
 3 Saudai Priscila e Áquila, meus colaboradores em Cristo Jesus, 4 que arriscaram seus pescoços para a minha vida, para que não só eu dar graças, mas todas as igrejas dos gentios agradecer também. 5 Saudai também a igreja em sua casa.Cumprimentar meus amados Epêneto, que foi o primeiro convertido a Cristo na Ásia. 6 Saudai a Maria, que trabalhou duro para você. 7 Saudai Andrônico e Júnias, meus parentes e meus companheiros de prisão. Eles são bem conhecidos para os apóstolos, e estavam em Cristo antes de mim. 8 Greet Amplíato, meu amado no Senhor. 9 Saudai Urbano, nosso colaborador em Cristo, e meus amados. Stachys 10 Saudai Apeles, que é aprovado em Cristo . Cumprimente aqueles que pertencem à família de Aristóbulo. 11 Saudai meu Herodion parente. Cumprimente os do Senhor, que pertencem à família de Narciso. 12 Cumprimente os trabalhadores do Senhor Trifena e Trifosa. . Saudar a amada Pérside, que muito trabalhou no Senhor 13 Saudai a Rufo, eleito no Senhor;. também a sua mãe, que tem sido uma mãe para mim também 14 Saúdem Asíncrito, Flegonte, Hermes, Pátrobas, Hermas, eo irmãos que estão com eles. 15 Saudai Filólogo, Júlia, Nereu e sua irmã, e Olimpas, e todos os santos que estão com eles. 16 Saudai-vos uns aos outros com ósculo santo. Todas as igrejas de Cristo vos saúdam. 17 Rogo-vos, irmãos, que atente para aqueles que causam divisões e criar obstáculos contra a doutrina que lhes foi ensinado; evitá-los. 18 Para tais pessoas não servem a Cristo nosso Senhor , mas os seus próprios apetites, e por palavras suaves e bajulação, enganam o coração dos ingênuos. 19 Pois a vossa obediência é conhecida de todos, para que eu me regozijo sobre você, mas eu quero que você seja sábio, como o que é bom e inocente quanto ao que é mau. 20 O Deus da paz esmagará em breve Satanás debaixo dos vossos pés. . A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com você 21 Timóteo, meu companheiro de trabalho, saúda-vos, assim fazer Lucius e Jason e Sosípatro, meus parentes. 22 Tertius eu, que escrevi esta carta, vos saúdo no Senhor. 23 Gaio, que é anfitrião para mim e para toda a Igreja, cumprimenta-lo. Erasto, o tesoureiro da cidade, e nosso irmão Quartus, cumprimentá-lo. 25 Ora, àquele que é poderoso para vos confirmar segundo o meu evangelho ea pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação do mistério que foi mantido em segredo durante longos séculos 26 mas agora foi divulgado e por meio dos escritos proféticos foi dado a conhecer a todas as nações, de acordo com o mandamento do Deus eterno, para trazer à obediência da fé- 27 ao Deus único e sábio seja dada glória para todo o sempre por meio de Jesus Cristo! Amen.