domingo, 31 de março de 2013

17. "A RESSURREIÇÃO DE JESUS"

0017/13
Texto:  Colossenses 3:1-16 -  (São Paulo, 31 de março de 2013)
"Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória. Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, o afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria; Pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência; nas quais, também, em outro tempo andastes, quando vivíeis nelas. Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca. Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos, e vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou; onde não há grego, nem judeu, circuncisão, nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre; mas Cristo é tudo em todos. Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade; suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também. E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição. E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos. A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração".
Mensagem: "Quando somos realmente convertidos ao Senhor... Quando somos transformados pelo o evangelho, os valores mudam; antes nossos valores eram da terra. Tudo o que nos motivava aqui na terra; a razão da nossa existência... Enfim! Tudo era voltado para a terra. Mas, depois que somos salvos em Cristo nossos valores mudam de direção e passam a ser valores do céu. Vamos citar apenas um exemplo... Depois que fomos tocados pelo evangelho passamos a cultuar a Deus sempre... A igreja passou a fazer parte da nossa vida. Todos os domingos estamos aqui, ou algum outro dia da semana, e quando não podemos vir, isso nos incomoda, pois, a igreja, o culto, a nossa comunhão passaram fazer parte da nossa existência. As pessoas até nos questionam, não entendem. Fizemos um escolha, e fazemos todos os dias. Aquilo que aparentemente possa ser algo fútil, sem graça, para nós passou a ser tudo... Quanto a nossa ressurreição, esta, acontece quando recebemos o Salvador do mundo, e oficializamos essa decisão por meio do nosso batismo. No dia do nosso batismo, sepultamos pela fé o "nosso homem velho", nossa natureza decaída e ressuscitamos um nova criatura em Cristo. A conversão, segundo Paulo é feita em três níveis:
a) Comportamento.
b) Nos nossos sentimentos.
c) E nas nossas mentes.
No comportamento, práticas tais, como prostituição, impureza, avareza, etc... (v. 5). Mas, não somente isso, mas também aqueles hábitos que poderíamos chamar de hábitos domésticos, tais como, mentir, palavras torpes, irar-se. (v.8). Nossa conduta de vida muda; a maneira como lidamos com as pessoas; a maneira como lidamos com nossos limites, tudo isso muda. Também acontece uma mudança nossos nossos sentimentos, pois, somos revestidos como eleitos de Deus de compaixão, de longanimidade, de amor que é vínculo da paz...(v.12). As mudanças ocorrem ainda na nossa mente, o verso 16, é uma apelo para que a palavra de Deus habite ricamente em nós e com toda sabedoria. Nossa mente passa a ser nutrida pela palavra de Cristo e não mais com palavras fúteis, vazias, ou palavras que não agregam nada.

segunda-feira, 18 de março de 2013

16. "TODO O VALE SE ENCHERÁ"

0016/2013.  Antonio José Pastor da Igreja Batista de Sião.
Pregação na cidade de Manaus no dia 17 de março de 2013. 
Texto: 1 - E no ano quinze do império de Tibério César, sendo Pôncio Pilatos presidente da Judéia, e Herodes tetrarca da Galiléia, e seu irmão Filipe tetrarca da Ituréia e da província de Traconites, e Lisânias tetrarca de Abilene, 2 - Sendo Anás e Caifás sumos sacerdotes, veio no deserto a palavra de Deus a João, filho de Zacarias. 
Exposição: Lucas ao citar esses nomes, procura mostrar aos seus leitores que, àquilo que ele estava escrevendo era uma realidade de fato; não se tratava de nenhuma ficção, ou a narrativa de algum mito. O que ele estava escrevendo era obra de Deus no meio dos homens. Como historiador, precisava assegurar aos seus leitores que, os escritos não eram poesias, ou crônicas, nem alguma novela. Mas, tão somente narrativa de uma realidade, plausível; realidade de Deus dentre os homens.
Texto: 3 - E percorreu toda a terra ao redor do Jordão, pregando o batismo de arrependimento, para o perdão dos pecados; 4 - Segundo o que está escrito no livro das palavras do profeta Isaías, que diz: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor; Endireitai as suas veredas. 5 - Todo o vale se encherá, E se abaixará todo o monte e outeiro; E o que é tortuoso se endireitará, E os caminhos escabrosos se aplanarão; 6 - E toda a carne verá a salvação de Deus.
Exposição: 1) João foi escolhido por Deus para preparar o caminho do Senhor; isto quer dizer que, ele foi o mensageiro de Deus com o propósito de preparar os corações dos homens para as boas novas que Jesus estava por inaugurar. Ele se identificava como "a voz que clama no deserto". Depois cita as passagens de Isaías para afirmar que Jesus a quem ele anunciava era o Messias já previsto pelos profetas. 2 A voz que clama no deserto ilustra a realidade humana sem Deus - um deserto sombrio, medonho. Mas, há no meio dessa realidade sombria uma voz que clama por mudança. Na continuação João cita as palavras de Isaías. Há uma comparação entre os aspectos geográficos da Palestina e o coração humano. Eles os ouvintes de João Batista sabiam muito bem do que se tratava: O vale se encherá. O vazio humano. Assim como um vale seco sem água, assim é o coração humano sem Deus. Uma vida espiritual e moralmente vazia. Mas Jesus estava por vir para mudar essa realidade sombria. O monte se abaixará. Toda a dificuldade imposta na vida... Vivemos num mundo onde tudo é muito difícil. Todos os dias somos desafiados e enfrentarmos obstáculos, os quais tentam obstruir o processo da nossa existência. Mas, quando o homem se dispor a obra do evangelho, as coisas tendem a mudar; o crente encara de modo diferente as vicissitudes da vida. Os caminhos tortuosos de endireitarão. Os caminhos, os mais diferentes; caminhos que embrenhamos, caminhos que nós mesmos construímos. Quando chegamos ao evangelho, a proposta de Deus é que construamos uma nova história, um novo script de vida. 
Texto: 7 - Dizia, pois, João à multidão que saía para ser batizada por ele: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira que está para vir? 8 - Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento, e não comeceis a dizer em vós mesmos: Temos Abraão por pai; porque eu vos digo que até destas pedras pode Deus suscitar filhos a Abraão. 9 - E também já está posto o machado à raiz das árvores; toda a árvore, pois, que não dá bom fruto, corta-se e lança-se no fogo. 
Exposição: A multidão ia para ouvir a pregação de João Batista, e o profeta não mediu palavras para dizer-lhe como Deus a via. "Raça de víboras" era o conceito que o profeta tinha da multidão. Esse é o mesmo conceito que Deus tem de todo àquele que vive uma vida sem Deus. Os judeus ouvintes se julgavam bons e melhores que os outros povos, mas o principal, o que aproxima o homem de Deus, isso eles não tinham - o "arrependimento". Na vida temos e damos frutos; nossas aquisições, nossos diplomas, nossos certificados; tudo isso tem sim uma importância, mas não tem valor para um relacionamento com Deus, por isso, o homem continua perdido. A comunhão com Deus é mantida por via do arrependimento. Esse é o fruto que devemos ter, que devemos experimentar e viver. É esse o fruto que nos faz homens e mulheres espirituais; pessoas humanas, pessoas sensíveis a dor do outro, pessoas amorosas e sem rancores. 
Texto: 10 - E a multidão o interrogava, dizendo: Que faremos, pois? 11 - E, respondendo ele, disse-lhes: Quem tiver duas túnicas, reparta com o que não tem, e quem tiver alimentos, faça da mesma maneira. 12 - E chegaram também uns publicanos, para serem batizados, e disseram-lhe: Mestre, que devemos fazer? 13 - E ele lhes disse: Não peçais mais do que o que vos está ordenado. 14 - E uns soldados o interrogaram também, dizendo: E nós que faremos? E ele lhes disse: A ninguém trateis mal nem defraudeis, e contentai-vos com o vosso soldo. 15 - E, estando o povo em expectação, e pensando todos de João, em seus corações, se porventura seria o Cristo, 16 - Respondeu João a todos, dizendo: Eu, na verdade, batizo-vos com água, mas eis que vem aquele que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de desatar a correia das alparcas; esse vos batizará com o Espírito Santo e com fogo. 17 - Ele tem a pá na sua mão; e limpará a sua eira, e ajuntará o trigo no seu celeiro, mas queimará a palha com fogo que nunca se apaga. 18 - E assim, admoestando-os, muitas outras coisas também anunciava ao povo.

domingo, 3 de março de 2013

15. "A MARCA DA PROMESSA"

0015/2013.  São Paulo, 03 de março de 2013.
7 - E houve contenda entre os pastores do gado de Abrão e os pastores do gado de Ló; e os cananeus e os perizeus habitavam então na terra.  8 - E disse Abrão a Ló: Ora, não haja contenda entre mim e ti, e entre os meus pastores e os teus pastores, porque somos irmãos.  
9 - Não está toda a terra diante de ti? Eia, pois, aparta-te de mim; e se escolheres a esquerda, irei para a direita; e se a direita escolheres, eu irei para a esquerda.  
10 - E levantou Ló os seus olhos, e viu toda a campina do Jordão, que era toda bem regada, antes do SENHOR ter destruído Sodoma e Gomorra, e era como o jardim do SENHOR, como a terra do Egito, quando se entra em Zoar.  
11 - Então Ló escolheu para si toda a campina do Jordão, e partiu Ló para o oriente, e apartaram-se um do outro.  

12 - Habitou Abrão na terra de Canaã e Ló habitou nas cidades da campina, e armou as suas tendas até Sodoma.  
13 - Ora, eram maus os homens de Sodoma, e grandes pecadores contra o SENHOR.  
14 - E disse o SENHOR a Abrão, depois que Ló se apartou dele: Levanta agora os teus olhos, e olha desde o lugar onde estás, para o lado do norte, e do sul, e do oriente, e do ocidente...