REFLEXÃO

A EXISTÊNCIA...
Hoje saí com minhas cachorras e sentado na praça aqui na Moóca comecei me lembrar dos quatro braços de rios que saiam do rio Éden. Pode?? Mas, logo pensei "era tudo perfeito; estava tudo sob o mais perfeito equilíbrio. Até o trágico momento em que a perfeição, a unidade deu lugar a polaridade, entre Deus e o meu "eu"; entre a saudade e a distância, entre o abraço e a traição. E aturdido com minhas elucubrações, pensei nas palavras de Jó que retratam a existência como a mais absurda contradição: "Por que não morri eu na madre? Por que não expirei ao sair dela? Por que houve regaço que me acolhesse? E por que peitos para que eu mamasse?" Jó 3.11. Jó é "relatório" da existência humana. É a escola, a universidade mais cara, na qual se aprende a lidar a falta e abundância, com a incredulidade e o desafio de continuar crendo. As provas são difíceis. Só passam nesta faculdade, os inteligentes de alma e espirito. Entrei no carro com minhas cachorrinhas e voltei pra casa. Um bom feriado.



VOCÊ TEM CONSCIÊNCIA?...
Davi certa vez estava sendo apedrejado por Simei, mas ele não o impediu e nem deixou que Joabe fizesse qualquer coisa. Ele sabia o porquê da afronta. Começa aí a consciência...
Quando eu me incomodo se há alguma pendência na minha vida.
Quando sinto que devo reconhecer que devo reparar o dano.
Quando sou capaz de reconhecer o bem que me fazem.
Quando sou grato e eternamente grato ao bem que me fazem, às pessoas.
Quando sou capaz de superar o meu próprio limite.
Quando me disponho ao outro que me estendeu à mão na hora difícil e se dispor no que posso lhe ser útil.
Quando olho pra traz e reconheço o prejuízo que causei e volto para reparar o dano.
Quando eu reconheço que o que faço não é correto quando o que faço causa um prejuízo emocional ao meu irmão.
Quando sou capaz de reconhecer meu dever aos meus pastores.
Quando reconheço meus direitos de filho de Deus.
Quando reconheço que uma palavra "obrigado" nem sempre é o suficiente para demonstrar gratidão.
Quando sou capaz de honrar minha palavra nem que isso me custe sacrifícios.
Quando louvo a Deus com a boca que eu sei que nunca ofendeu ninguém.
Quando reconheço que a mesma boca que louva é a que difama o outro e então, eu paro e peço perdão.
Quando coloco a cabeça sobre o travesseiro e aí digo estou em paz com todos.
O contrário de tudo isso, sofro de uma esquizofrenia moral que causam danos profundos à alma e o pior me fazem perder o céu.


Do coração do Pr. Antonio antes de dormir boa noite a todas as ovelhinhas que Deus me deu para cuidar.


ORAÇÃO DE ANTONIO DE "ASSIS" Enquanto eu almoçava, hoje, eu tive a seguinte inspiração: "Senhor eu não sou crente apostólico, mas crente ecológico, pois depois dos 45 anos passei gostar de animais, cachorro... Eles me comovem, plantas, mas eu também gosto de gente, amo pessoas, por isso: Fazei-me um instrumento de sal e de luz do mundo, afim de que, onde houver morte que eu leve a vida, onde houver indiferença que eu leve o diálogo, onde houver discórdia que eu leve a comunhão, onde houver resistência que eu leve a leveza, onde houver separação que eu leve reconciliação, onde houver obstinação que eu leve a obediência, onde houver presunção que eu leve humildade, onde houver tristeza que eu leve alegria, onde houver estresse que eu leve equilíbrio. Ajude-me a ser equilibrado e não explosivo, que eu elogie o belo do outro sem esperar algo em troca, que eu ame, sem querer exigir que me amem, que eu console, mas que eu receba o seu consolo, que eu seja sempre amigo sem querer que os outros me papariquem. Foi na oração de Francisco que me inspirei". Um feliz Natal aos meus amigos. 

SE FOSSE JESUS NO MEU LUGAR.... 
Ah hoje pela manhã no meu café ao lado da minha esposa eu estava meditando. "Se eu fosse Jesus naquele momento quando fui naquela loja trocar o tapete...Se eu fosse Jesus naquele momento quando ao chegar no restaurante a moça disse o expediente havia acabado.... Se eu fosse Jesus naquele momento em que um senhor de idade ia à minha frente dirigindo o seu pálio e eu as pressas pra chegar no meu destino... Se eu fosse Jesus naquele dia em que fui pregar na cidade de Santos e no final me ofereceram coxinhas e um guaraná não gelado... Se eu fosse Jesus naquele dia que levei um susto no estacionamento na Av. Paulista quando o rapaz me disse dezessete reais pois, passou um minuto... Se eu fosse Jesus naquele dia que o médico passou uma hora e meia pra me atender... Ah. se eu fosse Jesus? Como ele teria agido nessas situações, etc? Jesus me perdoa por todas às vezes em que eu deveria ter agido como você, mas agi como eu mesmo. O seu amor me constrange, pois, na noite em que o Senhor foi traído deu graças..." 

"POR QUE AS PESSOAS FICAM TRISTES NO NATAL?" 
Porque o Natal é a festa da polaridade, entre o frio e o quente, entre a carência e o esbanje, entre o muito e o pouco, entre as crianças ricas e crianças pobres, entre o dinheiro e o nada, entre o amigo e a saudade. É a festa do MEIO. Entre a manjedoura e a cama macia, entre o pai e o órfão, entre o amor e a distância, entre a solidão e a comunhão, entre o beijo e a traição. Entre eu e você, entre a paz e a guerra, mas, Ele está lá. Ele me persegue por meio da minha consciência que leva ao poço da contradição do verdadeiro e do hipócrita. Lidar com o MEIO não é fácil... O bom seria não existir o meio, mas a totalidade".


"DOUTOR EM DIVINDADE" Hoje estou recebendo o título em "Doutor em Divindade".
Pois, então, hoje completo vinte quatro anos de pastor.
Há vinte quatro anos atrás eu fui ordenado ministro do evangelho.
E aprendi nesse anos todos...
O pastor só tem um amigo Jesus!
O pastor só tem uma saída no momento da aflição: orar!
O pastor só tem apoio quando se sente só, em Deus.
O pastor no momento de dividir seus problemas só tem uma pessoa o Espirito Santo.
O pastor não pode sonhar na sua casa de praia e nem na sua casa de campo, porque nos momentos que poderia desfrutar desses bens, caso os tivessem, o mesmo está ali pregando na Casa de Deus.
O pastor se vê sempre diante de Deus que insiste: "anda na minha presença e sê perfeito".
O pastor se vê diante de Deus: "não se desvie nem para direita e nem para a esquerda".
O pastorado é um trabalho que vai além de qualquer atividade humana, pois é uma tarefa de conduzir as ovelhas à eternidade.
Depois de todas essas vivências, o título é merecedor: "doutor em divindade" no qual espera-se que, o candidato, tenha superado todos os limites e o pior de todos os seus mesmos. 

A MÚSICA É UM DOM DEUS. 
A arte é um dom de Deus. É um presente de Deus; por isso dentre tantas faces que a arte tem, a música, as composições musicais, letra e melodia são inspirações de um coração sensível, o artista. A linguagem musical não é a nossa linguagem, pois é rica de figuras de pensamento, símbolos; é o belo; é a água pura que refresca a alma sedenta. Penetrar na alma do poeta musicista é tão profundo como entender o universo. Julgar levianamente uma melodia, letra, seja o que for que exija interpretação, é negar o que o homem tem de mais elementar como pessoa - a sua subjetividade. Por isso canto, sem questionar, se questiono, devo reconhecer minha imbecilidade intelectual. Por isso aos cantores... Cantem! 



A FÉ É UMA LOUCURA SAGRADA. 
Fé é uma atitude. Está no "cromossomos" da alma. Não há como me desviar dela. A fé não me persegue, porque a mesma faz parte de mim. Por mais, que as vezes eu estou para sucumbir, ela me segura. A fé é como um âncora que segura o navio no mar para não deixa-lo a deriva. Eu me levanto, ando, me deito e durmo, e lá está ela, me advertindo. Ela me leva a loucura todos os dias, pois me faz pensar e crê naquilo que não vejo, e contemplo meus sonhos por meio dela, como um esquizofrênico nas suas alucinações. Eu não posso mais me separar dela, pois sem essa fé, saibam, eu perco todo o sentido da minha existência, então eu morro. Sou viciado nela. Fé é isso...

FÉ É UM FIRME FUNDAMENTO.
Fé, não é um sentimento, mas um estilo de vida.
Fé sem espiritualidade é esoterismo.
Fé sem arrependimento é religiosidade.
Fé sem culto é rito.
Fé sem Jesus é misticismo.
Fé sem amor ao próximo é fé de Caim. Gênesis 4.9. 
Fé sem contemplar o impossível é um costume. Gênesis 15.5
Fé sem desafios caiu no marasmo.
Fé é fé quando estou diante de um Golias, com apenas cinco pedrinhas no alforje, mas no fundo, no fundo, declaro: “eu vou vencê-lo” I Samuel 17.40. 

JESUS É A ÁRVORE... 
Certa vez Jesus falou aos discípulos de modo simples e profundo e disse-lhes que ele era a árvore. Parece estranho ao primeiro momento, mas na medida que lemos seu discurso, observamos sua explicação... Assim como os galhos sobrevivem desde que ligados na seiva do caule da árvore, assim são os seus discípulos em relação a sua pessoa. Sem Jesus, somos como galhos secos que não servem pra nada, a não ser para serem queimados. O galho não é nada sem a árvore. O caule permanece intacto, mas o galho para constituir-se parte da árvore, este precisa do caule...Os galhos produzem frutos, desde que continuem ligados à árvore. Os galhos que produzem frutos são podados para serem fortalecidos. A poda é o tratamento. Por mais doloroso que seja, é necessário! A disciplina e o limite são necessários para consolidar o caráter 
SER MINISTRO... 
Se, ser ministro do evangelho fosse um “bico” de fim de semana, Jesus não o teria denominado de - “o trabalhador da seara”. Mateus 9.37-38. Se, ser ministro do evangelho, fosse um meio de se enriquecer, Jesus não teria dito, “deixem tudo e sigam-me”. Lucas 18.28. Se, ser ministro fosse depender dos dízimos da igreja, a obra de Deus já teria cessado. Se, ser ministro fosse uma “profissão reconhecida” muitos queriam ser. Se, ser ministro… Fosse de fato percebido segundo os olhos de Deus a sociedade e a própria igreja cairia em si, e viria que não há honorários no mundo que o pague. Mateus 10.10. 


LETRA DA MÚSICA "EXCELENTE NOME" DE JORDANA CANTARELLI. 
Excelente Nome! 
Grandioso és Tu 
Honra e Majestade... 
Pertencem a nosso Deus! 
Nos rendemos a Ti 
Em adoração 
És o único Deus 
E não há outro igual 
E os céus e a terra 
Tremem diante de Ti Tu és o Senhor Nosso Salvador... 
Santo é o Senhor 
Digno de Louvor. 

Você sabe a razão pela qual os anjos cobriam o rosto diante da santidade Deus, segundo a visão de Jeremias? Pois bem! Eles, não obstante, ser seres angelicais se sentiam indignos, e nós? 


JESUS! O FIRME FUNDAMENTO 
Existem pelo menos três coisas, que desde de cedo, na mais tenra idade, o homem busca no universo da existência humana. O homem busca direção - caminho! O homem busca a verdade; cria suas convicções, seu modo de pensar... Abraça alguma idéia. Faz de um pensamento sua escola de vida, e defende tal coisa como verdade. A direção e a convicção tem como objetivo manter-se vivo. O homem luta para manter-se vivo nesse universo de contradição. Ele busca, pois, o caminho, sua verdade e sua vida. Se o faz, porém sem a Pessoa que sintetiza esses conceitos, é debalde. Jesus é o caminho, a verdade, e a vida. Sem ele o homem continua perdido, sem direção, acreditando em mentiras e morrendo. 



JESUS E O DINHEIRO 
Se o dinheiro não tivesse importância para igreja, Jesus já teria resolvido essa questão diante do gesto da oferta da viúva. Ao contrário, do quer se pensa, foi o próprio Mestre quem elogiou uma atitude simples, mas nobre. E daí tiramos algumas lições! Por exemplo, somente contribui na Casa de Deus quem depende dele mesmo. A viúva basicamente numa visão sócio-econômica seria a última contribuir, mas não foi bem isso que aconteceu! Ela não só contribuiu, como sua atitude foi elogiada por Jesus, e por que? Porque sua vida não estava fundamentada nas suas poucas moedas, isso com certeza, mas na provisão da bondade de Deus. E mais, a pobre viúva com sua ação nos ensina... Quem contribui do que resta, é porque sua sobrevivência está depositada no seu mísero salário. Quem contribui com liberalidade, é uma pessoa desprendida, altruísta, consciente. Aprendemos ainda, que, entregar ao templo apenas uma parte é ser mesquinho e egoísta e negligente com a obra de Deus. Concluímos assim... Que a contribuição é um dever moral diante dos benefícios dados por Deus. Não é pois, uma obrigação! Mas um dever de gratidão. 


UM GRANDE ABRAÇO 

Um abraço verdadeiro é aquele que transmite vida! O abraço não é apenas um gesto que traduz aproximação, encontro, comunhão. A esse gesto podemos denominá-lo de "abraço social" ou "abraço fraterno e amigo". Mas há um abraço mais profundo, e por que não dizer divino? Foi o abraço que o apóstolo Paulo deu ao jovem Êutico... Era aquele discípulo que dormiu durante a pregação de Paulo que se estendeu até meia-noite. Mas havia um emergência na missão de pregar a Palavra a qual não poderia ser postergada. Julgando que no dia seguinte já ia para outra cidade, estendeu seu discurso, e o jovem cochilou e caiu do "mezanino". Paulo certo de sua missão não se intimidou. Mas, diante do fato se encorajou para o sobrenatural de Deus agir. Ali mesmo, inclinou-se sobre o jovem e, abraçando-o, disse: Não vos perturbeis, que a sua alma nele está. Abraço divino. Na igreja temos os irmãos "paulinos" e "euticoninos" - os que pregam e os que dormem. Os paulinos convictos do que crêem não se abalam diante de situações que tentam empatar a missão, mas se encorajam e abraçam os "euticoninos". Foi o que Paulo fez, e assim o discurso se estendeu até a alvorada. Assim continuamos nossa missão sem nos intimidar até a manhã gloriosa da volta de Cristo. 


O PASTOR... 

O verdadeiro pastor entra pela porta do aprisco; o contrário, não é pastor, mas, ladrão. Entrar pela porta do aprisco significa "entrar pelos caminhos legítimos" do dom dado por Deus e do reconhecimento por meio do Corpo do Presbitério. Intitular-se pastor sem os elementos aqui mencionados, é usar o nome de Deus em vão, o qual, o Senhor não o terá por inocente, a quem assim lhe atribuir, pois estará no suposto lugar que Deus não o colocou. O pastor das ovelhas, depois de um longo dia de trabalho com as mesmas, se dirige para o aprisco. Lá encontra o porteiro que lhe abre a porta, pois, o mesmo reconhece o pastor. 
O pastor conhece as ovelhas. Logo, se conclui que existe uma relação entre o pastor e o seu rebanho. As ovelhas conhecem bem o seu pastor de tal modo que não seguirão o estranho, ou seja, o suposto pastor. Jesus ao ensinar sobre essa relação; no meio do seu discurso ele elucida: "eu sou a porta das ovelhas". Isso quer dizer o seguinte: o critério para sabermos quem são as verdadeiras ovelhas e o seu verdadeiro pastor - é o "ingresso por meio dessa porta". No discurso Jesus vai falar a respeito do mercenário, ou seja do falso pastor e do pastor verdadeiro. 
O mercenário ou o falso pastor rouba... A verdade de Deus das almas da ovelhas. Rouba a esperança verdadeira e persuade com esperanças falsas. Rouba a eternidade da vida das ovelhas; pois quem acredita em mentira não desfrutará da eternidade com Deus. O verdadeiro pastor dá a vida pelas suas ovelhas... Quando é capaz de suportar... Quando é capaz de amar mesmo que não seja amado... Quando é capaz de perdoar, mesmo que foi ofendido e traído. Quando é capaz de continuar mesmo que seja tentado a desistir. Eis a condição de olharmos e verificarmos... O ministério pastoral se não estiver nesse perfil é qualquer coisa, menos sacerdócio. 

BUSQUEI... Ao Senhor...Ele nos acolheu... 
Acolher é amparar e cuidar... 
E nos livra de todos os temores... 
Temor do fracasso! 
Temor da derrota... 
Temor da incerteza... 
Dos sentimentos de abandono. 
Quando o Senhor nos ampara. Ele assume o controle das nossas emoções! 
O fracasso se transforma em sentimento de vitória! 
A derrota no sentimento da possibilidade! Do sobrenatural do agir de Deus, quando os recursos humanos não dão conta! 
Da incerteza para a convicção de que tudo vai caminhar na direção Dele. 
O abandono, no sentimento de acolhimento, de zelo. 
Para nos assegurar disso, ele colocou um anjo para acampar-se junto de nós 
(Inspirado no Salmo 34). 

TUDO É POSSÍVEL... Desde que não se desista. 
Desde que se creia... 

Desde que não sejamos ansiosos. 

Desde que não se precipite... 
Desde de que saibamos esperar com serenidade. 
Desde que nossos alvos sejam claros. 
Desde que caminhemos na sua direção. 
Alguns desistiram. Muitos não foram capazes de superar as lutas e dificuldades e então não experimentaram o impossível o possível acontecer. 
Os que chegaram foram os heróis da fé que caminharam na certeza daquilo, que embora não vissem de modo concreto contemplaram na fé como firme fundamento das coisas que não se vêm. 

A VERDADE... 
Quando reconhecemos os nossos limites diante da soberania de Deus. 
Quando reconhecemos nossas fraquezas diante da bondade de Deus. 
Quando somos capazes de reconhecer que, nossas faltas e maldades não são contra os outros, mas contra Deus. Verdade... Quando somos capazes de pedir perdão de Deus. 
Quando nos vemos "sujos" diante dele e pedimos sua ajuda... Que nos lave! Verdade... Quando pedimos uma nova chance para recomeçar! 
Quando pedimos estabilidade espiritual, moral e emocional. 
Quando pedimos de Deus a alegria para desfrutar sua presença. 
Quando há um clamor dentro de nós que pede: "Não nos afaste de seu Espírito". 
Quando pedimos para continuarmos louvando e adorando-o! 
Isso é Verdade! 
(inspirado no Salmo 51) 


O CUIDADO DE DEUS. 
Ele cuida... 
Não deixa faltar... 
Ele prepara verdes pastos... 
Guia pelas águas tranquilas... 
Refrigera a alma...Ele trata da ansiedade, do medo, do sentimento de abandono; cura as mágoas... Ele trata e tira todas as marcas, que feriram as emoções e sentimentos. 
Guia pela verdade livrando-nos das falsas esperanças, das mentiras, do engano. 
O Bom Pastor derrama o óleo sobre a nossa cabeça... 
E faz transbordar o nosso cálice de alegria, de esperança, de ânimo, coragem e fé... A bondade do pastor não é momentânea, mas se renova todas a manhãs.* 
* Esta foi a oração de homem que desejava morar na casa do Senhor todos os dias. 

MOTIVAÇÃO... 
Somos motivados pelas nossas necessidades. Isso faz parte da vida. Desde cedo! A criança chora porque está sentindo alguma coisa que não está de acordo com uma ou duas ou três necessidades. Na medida em que as nossas necessidades não são satisfeitas, vem a frustração e com isso o desequilíbrio. Sabem de uma coisa, Jesus foi tentado nas suas necessidades, uma delas bem básica. Ele estava com fome! O diabo se apresentou a ele e ofereceu-lhe comida. Aliás, colocou Jesus à prova! Por que ele estava com fome se era o Filho de Deus? Ele poderia transformar as pedras em pães! Mas Jesus não atendeu o sedutor das nações, o mentiroso, o enganador, o diabo, satanás! Jesus nos ensinou que nós não podemos ser escravos de nossas necessidades! Se colocarmos expectativas em cima da realização de uma necessidade, podemos nos machucar e desistir de Deus, da igreja. O que nos motiva a termos uma vida com Deus plena é Ele mesmo e não o que ele pode fazer ou não, ou que as pessoas podem fazer por nós. Os feitos de Deus são conseqüências. Estão aí e virão. Mas as pessoas fazem o contrário - fazem de Deus o gênio da garrafa. As coisas não assim! E desistem. Sabem por que Jesus não caiu nas manobras ardilosas do diabo? Porque o que o motivava era sua missão! É o mesmo que Deus espera de mim e de você 




COERÊNCIA... 

Viver coerentemente é se sentir livre!É assumir a própria culpa diante de seus erros!Não é penalizar ninguém pelos seus maus-humores! Viver coerentemente é viver de acordo com os "contratos" firmados!É poder dizer sim e honrá-lo.É dizer "não", desde que não seja por teimosia ou rebeldia. Mas dizer "não" quando for para convergir atitudes e modos de pensar diferente com respeito ao outro, sem lhe causar dano. Viver coerentemente é viver o evangelho na sua essência. É viver de modo inteiro, com sinceridade e verdade!Viver coerentemente é viver bem com todos. Promovendo a paz!Considerando o outro sempre superior a si mesmo.É poder abdicar de coisas que não promovem a comunhão, nem a alegria!Um exemplo de viver coerentemente foi a maneira como Jesus viveu aqui neste mundo. Conviveu com pecadores sem se contaminar com o pecado! Deixou que uma mulher beijasse os pés, sem sentimento de perversidade e sedução, mas com o sentimento de graça e perdão! Chorou a morte do amigo! Deu graças quando foi traído e chamou de sepulcros caiados os hipócritas; chamou todos ao descanso; e nos convidou ao trabalho; deixar ócio da letargia e contagiarmos o mundo com a ideia da coerência que se chamou o evangelho da GRAÇA. 

CONSIDERAÇÃO... 
Há uma carência de consideração. Ninguém mais reconhece ninguém! A relação humana ficou coisificada, cada um é visto como um número e não como gente que tem sentimento, vontade, dor... Cada vez mais a relação do "eu e do tu" ficou do "eu e isso e aquilo". Quem eu sou? Talvez nem mesmo as pessoas se perguntem, porque, a massificação tomou conta não só do eu individual, mas do "nós". Consideração! O que é isso? Existe consideração num universo permeado de mentira? De medo? Do "faz de conta que se ama, e o outro faz de conta que é amado. Enfim, os laços de ternura se mesclam com laços de torturas... Estar com o outro não é mais prazer mas sacrifício da suportabilidade. Ninguém escuta ninguém... Ninguém compreende ninguém. Hoje vivemos uma grande crise - a ausência da compreensão. O prejuízo é uma lacuna preenchida pelo paradoxo do estar junto experimentando a solidão; da alegria sem alma; de uma empatia sem encontro. Vivemos a ausência da troca desde a criação quando o homem decidiu ser auto-suficiente. Grande equívoco e trágico, pois o homem psicotizou. Podemos mudar ainda, ou fazer deste universo mais saudável, se decidirmos voltar para os braços do Pai, de onde nunca se deveria ter saído. 

DOIS PENSAMENTOS... 
O primeiro! Se o Senhor não estivesse ao nosso lado as águas nos teriam submergido. Ah se não fosse o Senhor, os nossos inimigos nos teriam engolidos vivos... Como pássaros escapamos do laço do caçador! Ele esteve ao nosso lado a cada instante de 2010. Não há dúvida, se vencemos e chegamos até aqui não foi mérito nosso, mas o cuidado do olhar de Deus que nos guardava e cuidava a cada um de nós. Com este sentimento terminamos 2010. (salmo 124). 
O segundo: Agora! Para iniciarmos o novo, que já está correndo... Elevamos o olhar para os montes! Quais montes? Dos desafios! Das lutas! Das expectativas! Montes de um sistema que nós mesmos criamos de que somos o bastante. Não! Não somos suficientes! Ele sim! Nós como guarda de nós mesmos dormimos! Mas ele o nosso guarda; não dorme, não cochila. Ele guarda a nossa entrada e nossa saída. Ele não deixara que nossos pés resvalem. Desistir é tropeçar, é cair. Com o fim de que o Senhor cumpra em nós a promessa do Salmo 121 é preciso que haja dentro de nós o desejo de perseverar sempre. Deus não abençoa covardes, mas soldados. 

O DIA DO ENCONTRO. 
Uma das coisas que mais me impressiona nos ensinamentos de Jesus é a forma, simples, mas profunda, capaz de nos levar a uma confrontação e reflexão. Por exemplo, a história das dez virgens. Impressionante o modo como ele aborda a questão do encontro que todos os crentes terão com ele. Isso é fato! Dez virgens! Dez lâmpadas! Todas com o mesmo objetivo - encontrar-se com o noivo. A demora do noivo fez com que as dez virgens dormissem e enquanto tiravam um bom cochilo, ouve-se um grito. O "cerimonial" anuncia a chegada do noivo. Cinco, das dez virgens se dão conta de que suas lâmpadas estavam se apagando e precisavam urgente do nutriente para mantê-la acesa. Precisavam de azeite! Solicitam das outras que estavam mais preparadas, pois, se precaveram da provisão. Mas àquelas se negaram! Pois, poderiam faltar-lhes. Então, as virgens, despreparadas se apressam em comprar! Mas, tarde demais o noivo chegou nesse período e a porta da sala nupcial se fechou! Quando as virgens chegaram... bateram na porta! Mas, o noivo se recusou em abri-la e alegou que não as conhecia. 

O BEM ESTAR DEPENDE DOS OLHOS 
Exatamente! Se os nossos olhos forem bons, todo o nosso corpo será luz. Quando Jesus falou sobre o corpo, acredito que, não estava se referindo ao corpo biológico, mas a toda nossa estrutura! Todo o nosso ser, o nosso psicológico, o nosso emocional, e o corpo biológico. A maneira de "olharmos" o mundo que nos cerca tem influência direta sobre o nosso organismos. É isso que quis dizer o Senhor. E realmente faz muito sentido; ou aliás, só faz sentido! Existem vários tipos de olhares. 
Um olhar maldoso, maligno, pérfido! 
Um olhar crítico, de insatisfação, de censura! 
Um olhar arrogante, presunçoso! 
Um olhar depressivo! 
Um olhar autodestrutivo. 
Mas, existem olhares bons! 
Tudo é lindo, não obstante as coisas sombrias que nos cercam. 
Tudo é bom, não obstante as coisas ruins que nos cercam! 
Um bom ano começa quando fizermos o propósito de mudarmos a nossa maneira de olhar. 
Mateus 6.22-23 

O FOGO ARDERÁ CONTINUAMENTE 
O fogo não poderia ser apagado! Nele o sacerdote queimava o holocausto; e o fogo deveria ser aceso todas às manhãs. O sacerdote colocava em ordem o holocausto e colocava lenha todas às manhãs afim de que fosse mantido aceso o fogo sobre o altar. Levítico 6.12.O holocausto é símbolo de nossa entrega a Deus!O fogo é símbolo do Espírito o qual mantém acesa essa entrega.A lenha é símbolo da oração, que alimenta a nossa entrega e sustenta o nosso relacionamento com Deus. Se os sacerdotes do Antigo Testamento cumpriam com seus deveres todas as manhãs; do mesmo modo, somos convidados, naquilo que representa hoje todo aquele ritual, mantermos a nossa entrega sempre acesa sobre o altar de Deus, em cada manhã, ou melhor nos 365 dias do ano. O contrário pode apagar e tudo virar cinzas. A cinza não serve pra nada, mas o fogo, sim! 
É preciso que renovemos o nosso concerto a cada manhã. Se não oramos! Se deixarmos de ir à Casa de Deus. O Espírito Santo não se renova e a vida espiritual se apaga. Nunca deixe isso acontecer... 

UM ANO FELIZ... 2011. 
A verdadeira felicidade começa em saber discernir... Discernir o "conselho" dos ímpios, e perceber o quanto são nocivos e o quanto podem estragar. Muitas pessoas se prejudicaram ouvindo "conselhos errados". Saber separar as coisas, por exemplo, conselhos bons dos maus, não é o bastante ainda. É preciso escolher entre um e outro. A palavra "conselho" na passagem do Salmo 1 não é um simples conselho, mas ideias, planos, idéias humanas! E é nisso que todos fundamentam suas vidas; as pessoas dizem "eu creio nisso" ou "eu penso assim... e assim". O mundo acredita em ideias e estratégias humanas. Por isso a infelicidade toma conta de muitos. Mas veja no que consiste a verdadeira felicidade, segundo o Salmo 1 se concentra na lei do Senhor - na vontade de Deus para você. Aquilo que Deus tem para você, é o que lhe fará feliz. Pode ter certeza. Deus quer, que você se empenhe mais naquilo que ele tem para você. O salmista até radicaliza quando diz para se deter de dia e de noite em meditar na lei do Senhor - ou seja sempre. Somente assim será possível desfrutar de um ano abençoado e próspero. Mas tem ainda uma coisa... Quem faz da lei do Senhor sua âncora de vida, também saberá esperar o tempo de Deus. Esse tempo chega e quando chega valerá a pena a escolha que foi feita, pois como palmeiras, quem escolheu pela lei do Senhor, será fixado e produzirá frutos junto ao ribeiro da vida. As ideias dos homens passam, os amigos passam, tudo passa... Aquilo que julgávamos como felicidade passou, mas se nós nos dedicarmos nas coisas de Deus - todo o tempo e empenho, Deus não esquecerá e nos fará prosperar no tempo oportuno. Um bom ano.Baseado no Salmo 1. 

NATAL DE 2010 
Muitas pessoas neste período de festa de fim de ano se sentem tristes e depressivas, e contam horas e minutos para que tudo isso passe o mais rápido possível. Mesmo com os shoppings abarrotados de gente; muitos viajando, muitos se reunindo.... Lá dentro da alma de muita gente existe um grande vazio. E sabem por que? Porque essa festa de fim de ano se convenciou chamar de festa de confraternização; tempo de reunir família, dar e receber presentes. A gente sabe que muito disso nada mais é do que um "grande ritual social" que nem sempre corresponde com o sentimento verdadeiro da alegria e da paz. Vivemos ainda num país onde a disparidade social é muito grande! E isso de algum modo deprime, pois em quanto alguns esbanjam do bom e do melhor, outros sofrem falta. Isso não é natal! Isso não motiva festejar nada. Mas tem algo que esquecemos! Foi numa noite... Na primeira noite de natal que o anjo apareceu aos pastores que vigiavam o rebanho. Eles ficaram assustados e com razão, mas de repente, eles disseram! Os anjos disseram "não tenham medo, pois lhes traga notícias de boas novas, notícia de uma grande alegria... Nasceu o Salvador Jesus Cristo. Era uma notícia alegre! Para se entender essa alegria, precisávamos, entender o que significa para nós o "Salvador do mundo". Quando pararmos pra pensar sobre a condição moral que todos vivenciamos e o fim dela entenderemos o verdadeiro significado da salvação trazida pelo Salvador. Imagine você perdido numa ilha no meio do pacífico; sem chance de saberem que você estivesse lá; sem perspectiva de saída e de repente você avista ao alto um helicóptero de resgate. Sua alegria vai ser de um sentimento de ter nascido de novo. Agora aplique isso na sua vida moral! Era assim e pior, pois se trata da alma, lugar impenetrável até por nós mesmos; mas de repente nasce o salvador que escolheu você por amor para mudar essa situação moral por pior que seja. Eis o verdadeiro motivo de nossa alegria. 

OFENSA AO NOME DE CRISTO... 
O "sovaco" de Cristo - esse foi o nome dado a um bloco de carnaval de São Paulo. Se fosse o "sovaco" de Buda, os budistas sentiriam-se ofendidos.E se fosse o sovaco de Alá ou de Maomé? Os muçulmanos com certeza iriam protestar. Talvez os mais radicais mandariam homens-bomba para acabar com os "sovaqueiros". 
Se fosse o sovaco da Virgem Maria, os católicos abririam um processo na justiça para impedir o desfile. E se fosse o sovaco de Confúcio? o de Dalai Lama?... Como é o "sovaco de Cristo" ninguém diz nada, pois na noite em que o nosso Cristo Redentor morreu por esses insanos e medíocres vestidos de mulheres, Ele os perdoou e deu




Era uma vez o Discionário 

Poema de Israel Guerra
Assim diz o estudante. Ainda infante:
Estudar pra quê? Se eu já sei até ler, e tenho computador. 
Não necessito de professor! Está bem, mas um pouco de conhecimento,
Será bom para reforçar seus argumentos.
Estamos aqui na minha última aula tão inglória, no ensejo lhes falo de minha humilde trajetória. Nesse período lhes conto um pouco de história. Meus alunos, nossa aula será sobre antiguidade: Mas para tanto é preciso alguma “musicalidade”. Como vocês me dizem: “aquele som da pesada”, aquele sem rumo que só se ouve uma batucada. Vamos ao que não vos interessa minha moçada: Houve um velho livro chamado de DICIONÁRIO, O outrora conhecido, o famoso, “pai dos burros”. Quando as pessoas “sábias” estavam aos urros, Era da ignorância o verdadeiro “confessionário”. A gente o buscava para uma palavra examinar, Mas, quase não se vê mais; ele foi substituído, é suficiente, num passe de mágica, dum clicar; Rápido vir as palavras para um “sábio” ajudar. Estudar o quê, tudo num click está constituído, e o “sábio”, pela preguiça está sendo possuído. Cada vez mais, vai sendo por todos esquecido, para a geração nova, um objeto desconhecido. O DICIONÁRIO num museu será depositado, e como história algo dele ainda será contado, ali permanecerá para sempre bem guardado, esperando até que dali um dia seja chamado. Era livro de palavras antigas, da pré-história, não havia ainda no ensino toda essa escória, e numa aula da saudade, ele com pesar dirá: Filho, esse é o livro que você não conheceu; desprezado antes do tempo, aqui não voltará, nele se pesquisava, mas agora já morreu! Quero seguir mais pouco com meu ensino, antes que alunos, por vocês eu seja vaiado, isso com certeza me deixará envergonhado. Mas, estou conformado com o meu destino. Com o salário que ganhava vivia atribulado; vocês não sabem como é difícil ser professor, para suportar a ignorância é preciso ser ator. Perdoem-me dirigir-me a todos vocês assim, mas minha franqueza, eu sei não é tão ruim. Encerro este trecho do meu triste passado, Crendo: de negligente não serei chamado! (1)
Assim diz o estudante,


Ainda infante:

Estudar o quê?
Se na net eu me ligo,
No notebook eu me abrigo,
Eu não sou do tempo antigo!
E tenho computador,
Não necessito de professor! Está bem, mas um pouco de conhecimento,
Será bom para reforçar seus argumentos. Olha, cara temos coisa muito mais moderna, Nem vá pensando que tudo é uma baderna; o velho “pai dos burros” está muito enfermo, numa sala da casa há muito foi abandonado, esperando a hora de sua vida porem a termo. Pobre coitado, cada dia se sente desprezado, veja em que estado vive, todo empoeirado, usado no tempo das cavernas de antanho, se ele voltar não será do mesmo tamanho, em lembrança se tornará mui brevemente, sofrerei a tortura desse tempo inclemente, e os amargos dias do estado de indigência, todavia não espero de vocês a indulgencia. No passado pelos estudiosos fui tão querido, para mim ninguém mais olha, fui preterido. Queridos alunos, muito do que lhes ensinei, foi com ele que aprendi tudo que ministrei. Não me envergonho de quanto o procurei, em suas ricas páginas sempre me abeberei; hoje participo do sentimento desse amigo, o DICIONÁRIO que ainda está comigo, com saudade lembra a quantos ensinou, contudo, somente o desprezo lhe restou, E dele não se ouve mesmo pequena fala! Em colégio, ou na faculdade, ou outra ala, de sábio virou burro, seu uso é jumentice, pois não se precisa de nenhuma preleção, se você insistir nisso será pura cavalice. Mas, veja onde está indo nossa educação. Mediocridade e ignorância estão com tudo, e cada vez mais elas ameaçam o estudo, se o “sábio” e o “inteligente” é lembrado, basta para isso ter ele algum “mestrado”. O que interessa é você ter um “canudo”, diploma de “sábio” e “ilustre endereçado”, mas, jamais se chegará sem esse escudo. No tempo quando tinha valor autodidata, ele hoje não tem valor em qualquer data, pois aprender e não ter um comprovante, para os “sábios” é verdadeiro agravante; é a lei, cumpra-se: por isso eu vos peço, e com uma aflita tristeza eu me despeço. Pena só fui útil enquanto DICIONÁRIO, mas agora é a vez do tal de “inventário”. A vocês deixarei meu pobre comentário. (2)
Assim diz o estudante,
Ainda infante:
Aprender o quê?
Só preciso de um momento,
Para enunciar o argumento,
Pois eu não sou jumento!
Tenho computador,
Não preciso de professor!
Está bem, mas um pouco de conhecimento, será bom para reforçar seus argumentos. Saibam que leitura é fonte de conhecimento, sem ela você será mesmo esse tal jumento, se seu “DICIONÁRIO” está todo rasgado, pela poderosa “dona” “net” foi desbancado, em meio a tudo isso você é o único culpado; pois por você faz tempo que foi aposentado, as folhas anêmicas, pelo tempo amareladas, sua procura não lhe interessa, ela arrefeceu, nas bibliotecas já não estão mais atreladas, a tecnologia a ele de repente envelheceu; sua “filha” mais velha, “senhora” GRAMÁTICA, De repente foi mudada de forma enigmática, tornando o estudo numa moda pragmática.Também a “prima” desta, “dona” TABUADA, sem utilidade, muito cedo já foi abandonada, na calculadora a soma está toda amontoada, embora levem à burrice a alegre criançada; não é preciso estudar, pois a sabatina já era, agora se vive numa nova e virtual atmosfera. O medo da “bendita” “senhora” a Palmatória, hoje no museu, é apenas símbolo de história. Pois qualquer um assunto é na modernidade, assim nos lares, na escola e na comunidade. É só pesquisar lá na moderníssima internet, dispensam-se as boas aulas da dona Anete, elas tornaram-se de pouquíssima “validade”, a da “dona” Nete tem muito mais “qualidade”. Você não se iluda são muitas as banalidades, as aulas de sexo do “bigbrother” famigerado, dilapidando toda moral das famílias honestas, mostrando apenas a luxúria dos depravados, num festim de Baco, parecem estar em festa; mas do bem e da honestidade são alienados; é essa a aula de muitos jovens, infelizmente, um apurado recheio de danosa vulgaridade, todo esse recheio requintado de imoralidade, fazem dos meus alunos moços prepotentes; desculpem-me se vos pareço muito exigente, se por razão dessa “didática” fui inclemente, Mas, meu desejo era fazer de vocês gente, não consegui, ainda assim estou contente, meu adeus alunos, aqui silencia o vidente, que olhava só o que estava bem à frente! (3)
Assim diz o estudante,
Ainda infante:
Fazer conta pra quê?
Se eu tenho calculadora,
Ela é minha ajudadora,
É também minha defensora,
E tenho computador,
Não preciso de professor!
Está bem, mas um pouco de conhecimento, Será bom para reforçar seus argumentos. Ó queridos, vocês estão vendo aquela caveira, Ali pertinho daquele enorme pé de cajazeira? É a do “DICIONÁRIO”, é o resto dele, a arcada, O computador é quem está na arquibancada; a internet dispensa a presença da professora, Mesmo a dedicadíssima senhora, a Aldenora; hoje qualquer tipo de aula é uma “desgrama”, Mormente quando há um tal de pentagrama. Na aritmética, “inventaram”, a raiz quadrada; meu professor eu só tenho visto raiz redonda, diz a “sabida” da escola isso é página virada, Se alguma existe, deve estar fazendo ronda. Também o antigo professor de História Geral, insistindo na sua aula foi chamado de animal; ora, ora, a mestra que ensinava Caligrafia, é vaiada por querer ensinar com maestria, o nosso diplomado professor de Geografia, mesmo o dedicadíssimo mestre de Filosofia, não resistiu aos apupos dessa “diplomacia”, e desesperado a escola deixou em agonia. Nem mesmo essa tal de nova matemática, que já muito avançada é na era quântica, para alguns é ainda bastante enigmática, mesmo para achar o tesouro de Atlântida. Não sei estar na web como desenvolvê-la, mas é só lá que você vai compreendê-la. É desnecessária qualquer busca aguçada, o google ai está nessa espera avançada. O DICIONÁRIO dessa primitiva era primária, lutou com os “dinossauros” da secundária, eles lutaram, mas não alcançaram vitória, e rapidamente se precipitaram na história; Ai a burrice musicando em notas sem rima, tranco-o numa sala da casa de sua “prima”. Diz o novel estudante: não existe esgrima, no novo esquema é preciso só um cuidado, apresentar o seu trabalho bem computado. DICIONÁRIO era um monstro da pré-história. Queridos, os bons livros aqui não voltarão. Quanto a mim lhes ensinei de todo coração; agora já velho e sem valor, sou descartado, e com um pequeno salário fui aposentado! Assim me deram logo a baixa do mercado, mas, não perdi o meu espaço no mestrado, e não espero o dia quando serei lembrado. (4)
Assim diz o estudante,
Ainda infante:
Paleógrafo pra quê?
Se já sei escrever,
Letra bonita não interessa!
Não estou com nenhuma pressa,
E tenho computador,
Não preciso de professor!Está bem, mas um pouco de conhecimento, será bom para reforçar seus argumentos. Prosseguindo com a nossa aula da saudade, será interessante lembrar particularidades; o DICIONÁRIO que outrora fora tão apreciado, dele ninguém mais se lembra, está execrado. Seu passado já tão distante ninguém recorda, e do jeito que as coisas vão jamais ele acorda; sua vida começou nas mais longínquas eras, vivia lutando com as mais “selvagens feras”, sendo a mais perigosa delas a “ignorância”. Que tinha grande poder de cegar a infância, mas, ele nunca desistiu, e a muitos ensinou, até o dia que lamentavelmente ele tombou. Vivendo as muitas dificuldades da era glacial, não teve força suficiente contra esse “animal”, e por um enorme “IGNOSSAURO” foi pisado, numa “caixa” de ignorância, foi aprisionado. Nos seus princípios, as matérias ministradas, deveriam ser por seus mestres examinadas. Eram todas de importância no aprendizado, por isso de “pai dos burros” eu fui chamado. O CADERNO DE CALIGRAFIA cedo foi embora, foi “cantar em outra freguesia”, a lá de fora, O CADERNO DE CÓPIA sem ISO de validade, foi substituído pelos livros de imoralidade, o de MORAL E CÍVICA usado é a “play boy”, que a moral do jovem rapidamente destrói. A “professora” Nete como fogo tudo derrete, quero ver o cara que com ela ainda compete; ela no dia a dia está cada vez mais presente, e a rapaziada, da leitura muito mais ausente. Os jovens têm coisas que são mais atraentes. A preguiça de ler está operando fortemente; se você disser: todos leem bem, você mente; uma variedade de coisas mais interessantes, esse negócio de ler é cansativo, estressante, sentar para ler é coisa velha, é do passado, é uma visão de velho caduco e ultrapassado. A antiga aula de leitura era feita em voz alta, lamentavelmente foi declarada está em falta. Agora é a vez das nulidades, e da “burrologia”, a nova “matéria” implantada pela democracia; e quase chegando ao final dessa última “aula”, meu pedido é: não me ponham numa jaula!!! (5)
Assim diz o estudante,
Ainda infante:
Voltar ao “museu”?
Pra quê,
Se puder no vídeo ver!
Paleógrafo pra quê?
Se já sei escrever,
Eu sou um lutador,
E tenho computador,
Não preciso de professor!
Está bem, mas um pouco de conhecimento, será bom para reforçar seus argumentos. O antigo CADERNO DE CALIGRAFIA saiu de cena, com saudade lá de longe para ele se acena, soterrado num distúrbio das eras antigas, está hoje num campo apinhado de urtigas. Queridos, me aventuro ir mais pouco além, mas, não se preocupem eu já vou terminar. Pensando bem no que tenho para vos falar, quero expressar só aquilo que me convém. LIVRO! Esse som se ouvido é onomatopaico, a procura paleográfica agora é hibernática, esses sons ao “estudante” é muito arcaico, quem sabe é culpa da era do gelo, a gelática. Os sons da voz do ensino é uma real afronta, do mestre vocês querem é logo dar a conta. Todo o acorde que se ouve é tão sismático, esse tipo de estudo realmente é cinemático; todo som empírico e virtual é som aquático, não somente molha, mas, também esfria, mas, a festejada e propalada virtualidade, se olhada de perto, está cheia de estrias, e torna-se cada dia verdadeira calamidade. O método virtual está bem mais acreditado, estuda-se para passar e não para aprender, é a hora do que estiver mais conceituado, embora não dê para ninguém compreender. Quem sabe a educação um dia vai acordar! Pois a metodologia é o aluno não reprovar; para que se mostre e se diga: vai tudo bem, a foto da burrice aos burocratas não importa, pois quem defende o certo é burro também; e infelizmente a moral há muito está morta! E se ensina viver essa vida totalmente torta. Bem, meus alunos, o DICIONÁRIO está morto, cabe-nos sepultá-lo num lugar bem seguro, eu sugiro-lhes que escolhais o melhor horto, ee preferencia num lugar sombrio e escuro, e ponham os vigilantes lá por trás do muro, para não haver risco de uma ressurreição; isso não pode acontecer antes da eleição! De vocês e o corredor do futuro eu logo atravesso: Assina: vosso ex-metre com dedicação!!! 

P. S.: não sei quem essa história contou, mas, adredemente alguém a inventou!