terça-feira, 17 de julho de 2012

"Bons e Maus Conselhos."


16a. Mensagem: Salmo 1. (Mensagem deste domingo dia 20 de Novembro de 2011)
"Feliz é homem que não anda segundo os conselhos dos ímpios e não se assenta na mesa dos escarnecedores, mas põe a sua alegria na lei do Senhor e nela medita dia e noite. Meus amados a pergunta que eu faço é o que é um conselho? O que é um conselho? É um parecer, uma ideia, é uma direção. Quando procuramos um conselho estamos querendo buscar uma direção. Os conselhos agem de duas maneiras nas nossas vidas diretamente, quando vamos atrás e indiretamente, quando esses conselhos atuam nas nossas vidas, sem ao menos nos darmos conta. Repetimos padrões e comportamentos baseados em em cima desse conselhos. Alguns conselhos na Bíblia deram muito prejuízo a quem os ouviu: 
1) O conselho de Jonadabe. Orientou o amigo Amnon a extravasar sua paixão incestuosa para dormir com a própria irmã. (II Samuel 13.1-22). Assim o fez e após isso, veio o nojo e a vergonha, e este ato culminou na sua morte, pois Absalão, seu irmão o matou mais tarde. Tudo isso por causa de um conselho mau. 
2) Outro conselho, foi quando, Roboão filho de Salomão foi pedir conselhos aos anciãos a respeito de como seria a sua política ao assumir o lugar do pai. Os anciãos o orientaram que agisse com cautela, e que não fosse cruel, mas, este conselho não o agradou e procurou os jovens que cresceram com ele e de repente, Roboão preferiu o conselhos dos amigos que lhe disseram que o jovem rei deveria açoitar o  povo com escorpiões. Esse conselho resultou num trágico acontecimento, do qual os judeus sofrem a consequência até os dias de hoje. O reino de Israel se dividiu e o povo despencou moralmente, e espiritualmente apostatou. (I Reis 12. 9-15). 
O que um conselho mau não é capaz de fazer!!. Um conselho pode ser um simples parecer, como uma ideia, ou um filosofia de vida, mas que destroem, pois são conselhos de ímpios. O que dizer do conselho secreto de Simeão e Levi, que juntos maquinaram matar os Siquemitas. Quando Jacó abençoou os filhos, declarou a estes que ele não entraria no seu "secreto conselho" pois , suas espadas eram espadas de violência. (Gênesis 49. 5).
Estes homens foram infelizes porque deram ouvidos aos amigos, ao seu coração. Feliz o homem que põe sua alegria na lei do Senhor. A lei do Senhor refrigera alma,  dá a direção certa. (salmo 19.7). O conselho do homem traz prejuízo pra alma, para o corpo, pra família e até para uma nação inteira. Ouça o Senhor e não os "jonadabes" que possam aparecer na sua vida.