terça-feira, 17 de julho de 2012

"Por que estamos de pé."


21a Mensagem: Para lidar com a dureza e rebeldia do povo, o próprio Deus se utilizou de alguns recursos, com o fim de convencê-lo da sua soberba e dureza, mas não adiantou nada. O cinto amarrado no lombo do profeta simbolizava o apego de Deus ao seu povo; depois o mesmo cinto foi posto numa fenda no rio Eufrates... O cinto após algum tempo apodreceu, o que simbolizava a resistência de um povo que fez pouco caso de Deus - Jeremias 13.
Jeremias ilustrou a mensagem com o vaso na mão do oleiro. O vaso quebrou! Deus não poderia ter feito o mesmo com o seu povo? O povo respondeu: Não - Jeremias 18.12. Mas o vaso não convenceu!
Jeremias usou da botija. Quebrou a botija... Assim o Senhor iria quebrar a soberba de Israel - Jeremias 19. 11. Mas a botija não convenceu!
Jeremias usou de um cesto de figos, bons e ruins. Bons os que eram tratáveis, os figos ruins simbolizavam os filhos de Israel resistentes. Jeremias 24.5-6. Mas o cesto de figo não convenceu!
Jeremias se decepcionou. Foi lançado numa cisterna. Levou uma tapa de Pasur; foi preso com as mãos e os pés no cepo...
Após isso Jeremias chora, lamenta, e chega à conclusão seguinte, se estamos de pé é por causa da misericórdia do Senhor que se renova a cada manhã, o contrário, diante de tanta dureza, Deus já teria desistido de nós. - Jeremias 3.22-24. Louvado seja Deus por essa misericórdia traduzida na pessoa de Jesus.