terça-feira, 17 de julho de 2012

"Dois Momentos"


48a Mensagem deste Domingo dia 05 de Fevereiro de 2012.
Introdução. Amados eu vou ficar nesta noite com o Salmo de abertura do nosso culto de hoje, que nossa irmã Mara nos trouxe. É o salmo do meu coração, pois fala de esperança, mas também, de um momento no qual poucos querem vivenciar. Mas vamos ao texto do Salmo 126. 
Conteúdo: Quando o Senhor restaurou a sorte de Sião, parecia como quem sonha, os nossos lábios se encheram de risos e nossas bocas de cânticos, então se dizia entre as nações, grandes coisas o Senhor fez por eles, sim, grandes coisas, e por isso eles estão alegres. Oh Senhor sim, os que com lágrimas semeiam com alegria ceifarão, os que vão chorando e plantando voltarão alegres com os seus molhos. Lindo! Pra entendermos o salmo, é preciso que nós saibamos sobre o momento em que o povo se encontrava... É certo meus amados, que o povo de Deus, passou 40 anos no deserto, numa  "faculdade" árdua, difícil, para aprenderem o elementar e o básico da vida, e o que? Que o homem não pode ser escravo de suas necessidades, quando o Senhor disse que não só de pão viverá o homem... E agora, observem, o povo de Deus levado para o cativeiro babilônico. No livro do profeta Jeremias, o Senhor ordena ao povo que parta para a  Babilônia e lá, que fixassem residência, que casassem os filhos, que plantassem e que fizessem a paz com a gente daquela terra, pois a paz da cidade seria a sua própria paz... O povo não estava entendendo, mas, era mais outra "faculdade" que, desta vez duraria 70 anos - para aprenderem resgatar o culto, para resgatarem a adoração, pois, longe de Jerusalém não se podia adorar a Deus. Uma "faculdade" para se aprender a ter esperança. E a esperança era - a volta à sua terra pelas mãos do Senhor. Mas, amados, vejam, era preciso que eles aprendessem algo. Mas, o que? 70 anos para aprenderem que o Senhor só restaura a sorte de quem?... De quem?... O Salmo responde, o Senhor só restaura a sorte de quem aprende, mesmo nos momentos difíceis plantar. Vejam o que diz o Salmo, os que com lágrimas semeiam, com alegria ceifarão. Mas, só ceifarão, amados, quem de fato souber plantar. Mas, plantar o que? Plantar a semente preciosa. Só que, tem algo que  a gente precisa ver - plantar não é tão fácil... As pessoas querem que o Senhor restaure suas sortes e às vezes usam isso até como se fosse um amuleto. Mas, o Senhor só restaura a sorte de quem plantar... Para plantar é preciso que se trabalhe o campo, prepare a terra, e esse preparo é árduo, pois, é preciso, para plantar, arrancar algumas coisas que possam atrapalhar o desenvolvimento da boa semente.... Fechem os olhos! Pensem no que precisa ser arrancado para depois, você plantar.... Nos momentos, não importa qual, lance a palavra, semeia a palavra, mas deixe o Senhor trabalhar no "terreno" de sua alma, de seu coração... Oh! meu Deus quanta coisa que precisa ser arrancada e às vezes nutrimos, nutrimos! Mas, eis o momento!  Depois disto, aí sim, o Senhor restaura a sorte quando tivermos aprendido que a sorte, a restauração só será possível após termos pago o preço de plantar.
Conclusão: Não podemos murmurar diante da situação pela qual passamos. Mas aprender fazer de cada uma delas, um momento de plantar, plantar não pensamentos positivos, não, mas a palavra de Deus. A Bíblia diz que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus. Não há uma folha de uma árvore que caia sem a permissão de Deus... Logo, cada situação por mais adversa que seja, é uma "faculdade" para nos motivar a continuar ter esperança que ao seu tempo Deus restaurará a nossa sorte. Oremos...