terça-feira, 17 de julho de 2012

"A Igreja de Jesus"


35a Mensagem:
Introdução: Amados hoje vamos trabalhar alguns textos da Palavra de  Deus. O primeiro texto é o que se encontra no livro de Hebreus 12 a partir do verso de 18. O livro faz uma comparação entre dois montes, com o fim de dizer a respeito da igreja de Jesus. O primeiro, ele ressalta o monte "palpável" referindo-se ao monte Sinai. Este era um monte geograficamente, lá o Senhor se revelava ao Moisés. Ninguém poderia se aproximar do mesmo, até um animal, não poderia, por causa da presença de Deus. O segundo monte, que não é mais um monte físico, mas uma organização que se chama igreja. Eu gostaria de estender um pouco mais hoje, tendo em vista irmãos, a maneira do modo como hoje as pessoas encaram a questão da igreja. A igreja não é "casa Maria Joana" - desculpem-me as marias e as joanas, mas essa expressão é um modo de dizer que nessa casa as pessoas fazem o que bem entendem. Mas, na igreja, não é bem assim, é preciso que se moralize essa questão. 
Conteúdo. Os dois montes, um era um lugar, que aliás existe até hoje; era o lugar da revelação de Deus. O livro de Hebreus, ressalta que nós os cristãos os quais já fizemos nossas escolhas, também chegamos a um monte, que não é um monte físico, mas um monte diferente, pois, trata-se de uma organização de pessoas. A essa organização, o livro chama de igreja do Deus vivo, a morada dos anjos, a assembleia dos inscritos no céu. Lindo isso! Eis aqui o monte - a Igreja Universal de Jesus. Esta igreja é composta por todos os crentes do mundo inteiro, que professam os meus princípios, os mesmos valores de fé. Então é a igreja universal que compreende todos os cristãos. Mas unida sobre a mesma verdade. Para entendermos isso, precisamos ir para o livro de Efésios 4.1-5.  Lá o apóstolo Paulo diz que, formamos um só corpo. De novo se referindo a igreja. Esse corpo tem uma única esperança, um só batismo, um só Senhor, uma só fé. Isso quer dizer meus amados que, a igreja de Jesus no mundo inteiro deve comungar: 
a) Uma só esperança. A esperança do crente é a vida eterna com Deus. Nisso todas as igrejas do mundo devem professar, o contrário não seria igreja de Cristo. 
b) Um só Senhor.  Paulo está se referindo a Jesus. Nós temos um Senhor, o Salvador Jesus Cristo.
c) Um só batismo. O batismo como sinal de arrependimento. 
d) Um único Espírito. O Espírito Santo e suas atribuições. 
Eis a marca da igreja de Jesus, o que a unifica e faz da igreja de Jesus embora os mais diferentes credos, a igreja verdadeira. Mas, meus amados, esta igreja está diversificada em diferentes ministérios e igrejas. Isso é errado? Não! Pois, vejam! Agora vamos falar do aspecto local da igreja. A Igreja de Jesus tem outro aspecto, ela se ramifica em igrejas locais, com as mais diferentes denominações. A igreja universal de Jesus é um todo composto das igrejas locais. A igreja local é necessária, pois é nela, e somente nela que exercitamos a fé. A igreja universal não seria possível se não existissem as ramificações. Mas, o que exercitamos: 
1) Nela exercitamos a comunhão e o perdão. Ler Colossenses 3. 12-13.
2) Nela exercitamos a obediência. Ler Hebreus 13.17
3) Nela exercitamos a nossa responsabilidade material para sua manutenção na terra. II Corintios 9.5-15
4) Nela exercitamos a evangelização.  Mateus 28.19-19.
5) Nela exercitamos o culto a Deus. I Coríntios 14.26.
Não participar da Igreja "local" é pecar contra Deus, quando fomos chamados para isso. Para sermos uma comunidade de santos. NÃO PARTICIPAR DA REUNIÃO SOLENE É PECAR CONTRA DEUS, pois, é por meio da REUNIÃO SOLENE QUE TESTEMUNHAMOS A NOSSA UNIDADE. 
Conclusão: Algumas dúvidas precisam ser esclarecidas. "Pastor ir a uma outra igreja sem o consentimento do meu pastor local é errado?" A resposta é SIM, é o mesmo que PREVARICAR. Prevaricar é faltar com a responsabilidade em relação ao seu compromisso, é ser desonesto com sua função, é não corresponder com o estabelecido. Pois, uma vez que somos a igreja de Jesus, com ela celebramos nossa responsabilidade em relação a Deus na pessoa da igreja e do seu pastor. Portanto, ao comunicar sua ausência aos cultos ao dirigente da igreja é uma atitude NOBRE de quem entende o que é igreja. A igreja é a PESSOA de Jesus na terra....
E faltar aos cultos sequencialmente é errado? No que isso implica? A reposta é, ERRADO e isso implica após o devido esclarecimento do faltante, se a justificativa não for coerente, o seu desligamento. Mas, "no que o pastor se baseia para afirmar isso?" Jesus quanto ao pecado na igreja, ele ordenou que um irmão pode chamar a tenção do irmão que pecar; se este ouvir, tudo bem, o contrário, chame mais alguém para ser testemunha e  o advertir. Se não ouvir os dois irmãos, o irmão que pecou deverá ser levado à igreja, e se não ouvir a igreja deverá excluído da igreja". Ler Mateus 18.15-18. Só essa passagem é o suficiente para nos ensinar como devemos encarar  a igreja, com seriedade e responsabilidade. Se ausentar sequencialmente ao culto sem comunicar o pastor, e ainda que o pastor lhe procure, se o motivo não for coerente, o mesmo deverá ser desligado, em razão da cumplicidade que a igreja inteira passa a interagir se o erro não for corrigido. Igreja não é um lugar de conveniência;  é o lugar da autoridade de Deus, da soberana vontade de Deus se revelar.  É o lugar que merece toda a nossa consideração e repeito, não obstante seus erros. 
(Esta mensagem, teve duração de 50 minutos no dia 11 de dezembro de 2011)