terça-feira, 17 de julho de 2012

"Aprendendo Descansar"


42a Mensagem:
(Mensagem em 13 de Janeiro de 2012)
Amados, hoje a Palavra foi dividida pelo nosso aspirante ao diaconato, Bruno. Com alegria e acolhimento traduziu assim: 
Introdução: Amados, tudo bem? Bom, eu sei que hoje fechar a porta da igreja, é fácil o difícil é abrir, pois sempre chego atrasado. Mas saibam eu venho tão pouco no culto de sexta, mas porque eu estudo e trabalho, mas na medida do possível eu estarei aqui, sim. Sabe, irmãos, hoje, eu vou ser breve... Irmãos quem descansa, hoje, na correria que vivemos? Levamos duas horas para chegar ao  trabalho e mais duas pra voltar, e "ainda" dar um tempo pra Deus? Quem descansa nesse mundo pós-moderno que exige tanto...? Todo mundo está correndo! A vida é assim... Como descansar? E é sobre esse descanso que quero falar. 
Conteúdo: No livro de Hebreus 4. Deus nos convida para o descanso, mas fica uma pergunta... Descansar?... Vivemos realmente cansados, mas cansados do que? Cansaço físico? mental? Espiritual? Qual o cansaço? Estamos cansados... Deus descansou no sétimo dia... E o povo mencionado no texto é o povo judeu, a este foi-lhe dado o convite ao descanso de Deus... Era o povo judeu quando saiu do Egito, e no deserto, o Senhor deu-lhes os dez mandamentos. E então lá estava uma ordem, a ordem para o descanso... Mas eles não descansaram! Eles apenas foram cumpridores dos mandamentos, mas não descansarem, mesmo; eles não descansaram, pois o descanso era outro. Eles, eram cumpridores das leis, mas não viveram a graça de Deus.  Há uma diferença aí... Estavam sob o juízo, condenações, mas, longe da graça, da bondade de Deus. Na graça de Deus nós descansamos. O texto fala de Davi, do salmo que nos convida ao descanso e nos adverte para não sermos como aquele povo no deserto que tinha tudo para descansar em Deus, mas, estava longe de Deus. Deus nos convida por meio deste texto a "desfrutar da presença e da alegria em Deus." Eis, o descanso! É muito bom... E às vezes não sabemos, não desfrutamos. Vejam! No livro de Mateus 11.28 Jesus se refere ao cansaço e nos convida a descansarmos nele. Ele é o nosso descanso, ele nos convida a descansar, mas, vejam, ele diz - "aprendei de mim". É preciso que a gente aprenda de Deus. Aprender para depois descansar... Que bom! As pessoas não querem aprender com Jesus. Mas, saibam é muito bom, somente assim aprendendo com Jesus, você poderá experimentar essa maravilhoso descanso. 
Conclusão. Estamos iniciando um novo ano - 2012. Por que não fazer o propósito de descansar em Deus? Mas antes aprender com ele. Isso é sempre. Eu tenho vinte anos de evangelho, mas isso, não é nada, ainda estou aprendendo com Jesus. Quando aprendemos, somos fortalecidos na sua palavra, por isso que, no mesmo livro de Hebreus 4.12 - o Senhor fala a respeito da sua palavra, ela penetra na alma. Quando meditamos nela, como diz o salmista "em paz me deito e logo pego no sono". Eu não tenho muito esse problema, pois, só em pensar em dormir, já estou dormindo, mas, dormir, descansar em Deus é diferente. Em 2012, descanse no Senhor, descanse na sua palavra.