terça-feira, 17 de julho de 2012

"Os vasos da Igreja".


24a. Mensagem no dia 23 de outubro de 2011 em Ribeirão Preto-SP.
Ontem à noite preguei para a Igreja Batista em Ribeirão Preto no Culto que reúne pastores da Convenção e suas respectivas igrejas. Meditei nos textos sagrados e pensei o que trazer para esses irmãos. Então me reportei à carta de Paulo ao Timóteo, pois alí na minha interpretação está o modelo que serve de referência para a relação "pastor e ovelha" em toda carta, mas especifiquei o capítulo 2 da II carta. Paulo convida o seu discípulo a "sofrer com ele as aflições, como soldado, as aflições de Cristo. Estabeleci uma relação entre "crente" e "discípulo". O crente é um religioso que professa sua fé nalguma coisa; haja vista que até o diabo, o é. Mas, o discípulo ao contrário, é um crente sim, mas diferente, pois, este não se nutre de uma crença, mas se empenha por ela; ele abraça uma causa, ele abraça uma ideia e luta para que esta se concretize na vida, é um seguidor de Cristo. A responsabilidade moral de um pastor é formar discípulos... O crente agrega problemas ao pastor, mas o discípulos os resolvem... Continuei o texto e me deparei com a conclusão no verso no qual Paulo escreve sobre os vasos numa grande casa. No contexto tudo o que foi escrito por ele, eis aqui uma comparação... Assim também é a igreja. constituída desses vasos, vasos pessoas que "decoram" a igreja de Jesus, mas alguns vasos são mais caros e especiais. Por exemplo o vaso de ouro. Este é para a honra, pois, assim como o ouro é provada ao fogo e permanece ouro, assim o discípulo quando provado, permanece sempre um bom discípulo, os demais, já não podemos dizer o mesmo, o de madeia, cria cupim com o tempo, o de prata, tem valor, mas não tanto quanto o ouro, e de barro quebra fácil. O que Deus espera dessa relação "pastor e ovelha" é que esta, seja uma relação em contínuo crescimento e amadurecimento, que estes sejam vasos de ouro, ou seja, que honrem a Deus, como? Sendo cúmplice da causa do evangelho, de levá-lo a cabo com dedicação e empenho. Se isso não nos motivar seremos apenas uma igreja de crentes e não uma igreja de discípulos...
(Mensagem inspirada em I Tim. 2.1-3 e 20 )