quarta-feira, 18 de julho de 2012

"A Mulher e o Dragão".


76a Mensagem deste domingo dia 24 de junho de 2012.
Introdução: Não podemos dizer "deste texto eu não entendo" e simplesmente deixa-lo de lado. Sabemos sim que, existem textos difíceis, mas não tão difíceis, que não possamos interpreta-los. É preciso que saibamos que, a  Bíblia não pode ser interpretada à luz de um único texto sobretudo quando este é um tanto rebuscado. É preciso que desafiemos a nós mesmos e pedirmos a direção do Espírito Santo... Saibam que o livro do Apocalipse já nos traz uma grande bênção. Na sua introdução ele diz que são bem-aventurados, os que leem as profecias do livro. Isso não é maravilhoso. O livro do Apocalipse fica mais completo e compreensivo quando lido sob os olhares de o livro do Daniel. Mas, o nosso objetivo aqui não é esse pelo menos neste momento. 
Vamos ao texto: Leitura do texto: Apocalipse 12. 

Mensagem: Cinco personagens aparecem no texto. Alguns têm algumas características. A mulher por exemplo, vestida de sol e tendo a  lua sob os pés. Está grávida e na iminência de gerar um filho. Outro personagem é  um dragão com características horrendas. Ele foi lançado por terra. Logo, este dragão estava em algum lugar. Ao descer na terra procurou com a fúria a mulher com o fim de devorar o menino que ia nascer. O dragão, é identificado no texto com a serpente que apareceu à Eva. Este dragão é satanás, o diabo, o homicida, mentiroso, o acusador. Pelo visto já temos aqui uma clareza do texto...  O dragão o texto o identifica, é o diabo, o enganador das nações, o acusador. Não há nenhuma dúvida disso. Mas, e a mulher? ... De acordo com Gênesis 3.15, essa mulher é a nação de Deus, o povo de Israel por meio da qual veio o Cristo ao mundo. Logo o menino, é o Messias, o Cristo de Deus. Mas, não é novidade para ninguém, que, hoje, à luz das cartas paulinas, nós somos o novo Israel. A igreja, pois, pode ser interpretada, sem sombra de dúvida também com a mulher que gera Jesus Cristo para o mundo. Aqui temos uma clareza do texto e sua aplicação. A mulher vestida de sol, na iminência de gerar o filho tratá-se da igreja de Jesus Cristo. O diabo quer devorar o filho, matar a Jesus, mas não vai poder fazê-lo, pois, o garoto é arrebatado para Deus. Isso quer dizer que o diabo não toca em Jesus. Impedido pelo próprio Deus, o diabo vai perseguir a mulher. Mas esta, também vai ser protegida por Deus, vai para o deserto. Observem que, a mulher não foi para um lugar paradisíaco. Foi para um lugar geograficamente falando,  sombrio e carente. A igreja desde que surgiu vive a realidade da fé. A realidade da fé é absolutamente paradoxal, pois, é no meio do "deserto" da existência humana que a igreja é desafiada a crer, crer contra todas as esperanças... A igreja está no deserto da existência humana sob os olhares e provisões de Deus. Satanás não pode tocá-la... Ele não tem poder para destruí-la. Isso nos faz lembrar as palavras de Jesus quando disse aos discípulos que as portas dos infernos não iam prevalecer contra ela. No entanto, satanás tem suas estratégias, vomita com o fim de que o seu vômito atinja a mulher.Eis o seu veneno. Não há como destruí-la, isso é fato, mas o fará de tudo para atrapalhar, para empatar a caminhada da igreja... Satanás fará tudo para roubar a paz da igreja... Isso o fará por meio de falsos pastores, falso profetismo, falsos movimentos, falsos irmãos... O diabo usa de todos os meios para contaminar a igreja, criando contendas e confusão. Essa é sua estratégia. O "vômito" tem várias conotações, o objetivo deste é contaminar usando... 
  1. Falsos pastores. Pastores que dizem falar no nome de Deus, mas são falsos. Não estão preocupados com o Reino de Deus, mas preocupados em querer se promover, promover seu ego, sua vontade. Criam contendas, divisões e disseções. São ervas daninhas, joio no meio do trigo.
  2. Falsas revelações, a fim de que os crente alimentem falsas esperanças. Sonhos que dizem ser de Deus e não são. Dizem fazer parte do conselho de Deus, mas Deus não está aí presente. Conferir Jeremias 23. 
  3. Irmãos que se dizem irmãos, mas são inimigos. Simulam, seduzem, são rebeldes e insolentes, altivos, e por que não dizer vulgarmente "caras de pau". 
  4. Pecados... Os mais diversos, prostituição, avareza, lascívia; tudo o que macula o caráter e a santidade de Deus. Paulo diz que com esses não ao menos nos devemos comunicar, pois, Paulo sabia perfeitamente o que um falso crente pode trazer de prejuízo. 
  5. etc... O "vômito" corre imitando as águas purificadores de Ezequiel. Por onde passa, as águas purificadores promovem a vida e as contaminadas do diabo promovem a morte. 
Conclusão: Precisamos entender que estamos numa guerra. Uma guerra não convencional, mas de natureza espiritual. O diabo não pode tocar no Messias, no Cristo, e nem tão pouco na igreja que somos nós... Há uma promessa dita pelo próprio Senhor em relação à igreja, cuja portas o inferno não há de prevalecer, mas que fiquemos atentos, satanás pode contaminar com o seu veneno, seu veneno é mortífero. Oremos...