sexta-feira, 27 de julho de 2012

"A Casa do Senhor"

88a Mensagem: "Eu estava na minha intimidade com Deus e ele me agraciou com esta mensagem" aqui em Manaus, Amazonas no dia 27 de julho do ano do Senhor 2012.


Lendo o texto que relata a dedicação do Templo no dia de sua inauguração. Salomão fez uma oração comovente, se alegrou junto com todo o povo de Israel. Era um novo momento no qual o povo iria poder desfrutar da presença de Deus sempre por meio daquele Templo. Davi almejou essa dia, mas aprouve a Deus, apenas concedê-lo o início dessa tão laboriosa tarefa, o acabamento, a consolidação ficou por conta de Salomão seu filho. Ele sabia o que aquela casa representava, era mais que um templo, não poderia se igualar a nenhum um outro, pois, ali, era morada de Deus. Embora Salomão soubesse que Deus tão infinitamente grande não poderia habitar num templo feito por mãos humanos, isso seria limitá-lo, mas, ali estaria Deus quando o povo e os sacerdotes ali estivessem com a finalidade de reconhecer sua dependência e adoração a Deus. Mas, é interessante que se ressalte, quando Deus fez o homem, o fez visando uma relação de amizade, de comunhão... O homem poderia desfrutar de Deus andando com ele, conversando com ele, um Deus amigo. Mas, a presença santa de Deus não comunga com o pecado... Por isso que, ao pecar o homem cometeu uma tragédia. A tragédia da separação, do distanciamento, o lado sombrio e cruel da existência, a morte. Deus porém, mudou essa tragédia em glória. Foi na busca do homem, e quis estar presente junto com o homem, e a Casa de Deus no Antigo Testamento servia de sinal, era a referência mais plausível da presença gloriosa de Deus... Assim que Salomão acabou sua oração de dedicação o Senhor se manifestou e disse qual a finalidade específica da Casa de Deus:


1. "Escolhi para mim este lugar, para lugar de sacrifício" - II Crônicas 7,12. A casa de Deus não serviria de um lugar de entretenimento de natureza humana; não seria apenas uma casa, ou um templo de orgias e oferendas humanas, como eram os templos pagãos. A casa de Deus era o lugar de sacrifício, lugar de morte. "Morte" não no sentido físico da palavra, mas uma morte da alma; do reconhecimento do pecado. A casa de Deus é o lugar da consciência de que o homem é um mísero pecador e que precisa da misericórdia do Senhor. Quando o Senhor disse que sua casa é lugar de sacrifício, pois, é nela que o homem experimenta o perdão e recebe a graça de Deus. A casa que Salomão consagrou é uma 'casa' diferente, como sinal da morada de Deus, muito tempo depois, deixa de ser uma casa física para ser uma carne, uma pessoa. Àquela casa era apenas o sinal da pedra principal que é Cristo. Nele e por meio dele, que o nós podemos desfrutar do perdão, da graça e da misericórdia divina.


2. "Agora estão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração que se fizer neste lugar" - II Crônicas 7,16. Deus não habita em templos humanos. Mas, não há outro lugar para o homem do Antigo Testamento no qual Deus se revelava a não ser o templo. Ali os olhos do Senhor estavam voltados. Quanta honra! Por isso precisamos correr para lá, e lá que devemos estar. Os ouvidos de Deus estão atentos às orações feitas nesse lugar santo. Ter a certeza de que ali sabemos que Deus nos ouve nos motiva a mantermos acesa a reunião solene. Se Cristo é o verdadeiro templo de Deus e nós como disse Pedro somos 'casa espiritual', logo quando a igreja se reúne tem algo especial, tem algo que o mundo aqui fora não pode perceber... Não há como perceber. Ninguém se dá conta do que está acontecendo quando a igreja se reúne. Nesse momento tem um povo orando e um Deus nos céus ouvindo. Portanto, ali encontramos amparo como a andorinha encontrou o seu ninho...

3. "Porque agora escolhi e santifiquei esta casa, para que meu nome esteja nela perpetuamente" -II Crônicas 7,16. Coisa maravilhosa, a casa de Deus, nela o nome do Senhor está para sempre. O nome de Deus, é a única garantia e absoluta de que ninguém poderá deter àquilo para com o qual o Senhor está plenamente identificado. O 'nome' é tudo, é a identidade de Deus, a palavra de Deus, é o caráter de Deus. Por isso sabendo que a igreja nos dias de hoje, é a morada de Deus, logo ninguém poderá leva-la como se fosse um grupo de lazer e entretenimento, mas encarar como algo sagrado.

4. "E nela estão fixados os meus olhos e o meu coração todos os dias" - II Crônicas 7,16b. Vou concluir com o 'coração' de Deus. Maravilha! O coração numa linguagem antropomórfica significa muito mais que um órgão humano, significa o sentimento de Deus, a bondade de Deus. Não está presente o juízo ou o cetro, ou cajado, mas o 'coração', lá está Deus sentindo a nossa dor, a nossa luta. Lá encontramos Deus dizendo, 'nesta luta quem vai pelejar no seu lugar serei eu'.

Obs.: Terminei minha meditação e resolvi dividir com vocês.