quarta-feira, 18 de julho de 2012

"Onde Passar a Eternidade"


55a Mensagem deste Domingo dia 18 de março de 2012  - pelo Pr. Antonio.
Disseram-lhe, pois: Que faremos para executarmos as obras de Deus? Jesus respondeu, e disse-lhes: A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou. Disseram-lhe, pois: Que sinal, pois, fazes tu, para que o vejamos, e creiamos em ti? Que operas tu? Nossos pais comeram o maná no deserto, como está escrito: Deu-lhes a comer o pão do céu. Disse-lhes, pois, Jesus: Na verdade, na verdade vos digo: Moisés não vos deu o pão do céu; mas meu Pai vos dá o verdadeiro pão do céu. Porque o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo. Disseram-lhe, pois: Senhor, dá-nos sempre desse pão. E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede. Mas já vos disse que também vós me vistes, e contudo não credes. Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora. Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. E a vontade do Pai que me enviou é esta: Que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas que o ressuscite no último dia. Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.
Mensagem: Os judeus queriam provocar Jesus e lhe perguntam o que deveriam fazer para realizar a obra de Deus. Jesus lhes respondeu dizendo que a obra de Deus "era acreditar naquele que tinha sido enviado pelo Pai, ou seja, que acreditassem em Jesus". Os judeus insistem e perguntam o que Jesus tinha para oferecer, pois, Moisés deu-lhes o maná no deserto, e ele? O que Jesus tinha para oferecer? Para surpresa, Jesus contraria os judeus e lhes diz que, Moisés não lhes deu o pão do céu, mas o Pai daria o verdadeiro pão do céu, e o pão do céu era ele próprio...  Jesus se estende um pouco mais, e diz que aquele que comesse desse pão, o Pai o ressuscitaria no último dia e teria a vida eterna... 
Amados, três coisas nos chamam atenção aqui... 
  1. A primeira coisa é quanto a obra de Deus. O que é a obra de Deus? A obra de Deus é crer. Mas, esse crer não pode ser um crer do senso comum. Nem tão pouco crer por crer. O diabo também acredita e treme. Mas, o que é então crer?... Jesus responde, é crer nele! Por isso, é muito mais do que crer por crer. Trata-se de uma obra. Obra, porque exige uma tomada de posição da nossa parte em relação a sua pessoa. Jesus nesse discurso, elucida que esse crer é um relacionamento com ele quando acreditamos nele. Todo relacionamento exige uma dedicação e empenho... Em se tratando de Jesus, esse "crer", portanto,  é uma entrega total que o fazemos quando verdadeiramente o conhecemos. É o reconhecimento através do qual temos o perdão de Deus. E isso não é uma simples ideia, mas uma ação. Um disposição. 
  2. A segunda coisa. Jesus é o nosso verdadeiro pão do céu. Isso quer dizer que como alimento ele é capaz de saciar a fome da nossa existência; ele é capaz de nos manter espiritualmente de pé. E sem Jesus, assim como necessitamos  de alimento diariamente para mantermos o nosso corpo físico de pé, do mesmo modo necessitamos de Jesus para mantermos nossa vida espiritual de pé, e sem ele estamos mortos espiritualmente. 
  3. A terceira coisa é quanto à vida eterna. Parece-nos que esse tema não tem incomodado mais os cristãos. Nossas mensagens visam muito a terra e tudo o que ele tem para nos oferecer, mas esquecemos que a única certeza que temos, como cristãos é a vida eterna. Mas, qual a garantia disso? A nossa fé tão somente. A vida eterna é a única certeza, e é o que menos se pensa. Mas, não podemos jamais deixar de enfatizar que a missão da igreja aqui na terra é nos preparar para a vida eterna. E só há um caminho para a vida eterna - Jesus. Sem Jesus estaremos diante da condenação eterna. E a pergunta que fica diante desta certeza, é "onde passaremos a vida eterna?"... Você tem certeza de onde passar a vida eterna? Se isso não nos preocupa, talvez porque não nos diz nada. Mas, a nossa finalidade  nesta terra, quando abraçamos a Jesus deve ter como esperança a nossa vida eterna. Por isso o evangelho não é uma filosofia de vida, mas um projeto de vida que nos abre o caminho para uma vida eterna com Deus, mas para isso, é necessário que aceitemos a Jesus, e sejamos alimentados por sua pessoa.
A esperança, a imarcescível esperança, a nossa viva esperança... O maior sonho que um crente pode ter é a respeito de onde passar a sua vida eterna. O mundo nos fascina, e lutamos por nossa sobrevivência, mas nada nesse mundo pode nos atrair os olhos ao ponto de sufocar a única certeza que de fato existe, e que não é passageiro, trata-se da nossa vida eterna. E o único caminho para vida eterna é Jesus.