terça-feira, 17 de julho de 2012

"O Mundo Sob a Potestade Maligna"


46a Mensagem deste domingo dia 29 de janeiro de 2012.
Introdução: Meus amados eu tenho alguns textos no coração para dividir com os irmãos. Talvez eu use a todos. Mas vejamos. Hoje amados vivemos os piores momentos da vida humana, o diabo desde que foi condenado, já sabia que pouco tempo lhes restava, por isso, sua astúcia, seu intento desceu aos homens com toda a força e ira... O maior pecado do homem foi e é a desobediência. Adão e Eva desobedeceram a Deus; não quiseram se submeter a Deus, e livres, com o poder de decisão dado-lhes pelo próprio Criador foi usado em beneficio deles mesmos, sem ao menos saberem o prejuízo que estavam causando, entregaram nas mãos do inimigo todos os bens da criação; entregaram suas próprias vidas e a partir disso, o mundo não foi mais o mesmo. E cada vez mais vemos a atuação do inimigo nas áreas da sexualidade, do relacionamento familiar, na política, na economia, nos relacionamentos humanos; incrementando ódio, vingança, disputa, ausência de Deus. Há uma organização maligna operando no  mundo e sobre isso que quero falar com irmãos. 


Mensagem. O livro do Apocalipse fala a respeito de uma guerra espiritual. Não vamos ler o texto todo, mas alguns versos. Trata-se de uma guerra espiritual do diabo contra os crentes e o mundo. "O diabo  nos acusava diante de Deus". Essa expressão diz tratar-se da condenação que recaia sobre nós, neste mundo dominado pelo inimigo satanás. O diabo no passado também levantou uma acusação contra Jó alegando a Deus que sua fidelidade era por conta de que nenhum bem lhe faltava. Deus na sua soberania disse o contrário. Jó era um homem fiel independente  das circunstâncias que se encontrava. O livro de Jó mostra a guerra espiritual que existe e o quanto essa tem uma repercussão em todas as áreas da existência humana. O texto da Palavra de Deus no livro do Apocalipse 12.11  monstra que já vencemos esta guerra. Glória a Deus. Estávamos sob a mão mão do inimigo condenados a morte, mas a prouve a Deus morrer por nós através de Jesus, e vejam só pelo sangue do Cordeiro vencemos essa acusação e condenação eterna. Mas o texto não se esgota aí. O verso 12 exclama "ai da terra". Ou seja, a terra, os homens e o mundo de um modo geral, sem o sangue do Cordeiro estão entregues ao diabo que desceu com toda a fúria e ira para destruir a todos. O diabo atua e não é de se surpreender que uma das atuações  é quanto a mentira e engano. A Bíblia diz no cap. 16 verso 14 do mesmo livro que ele opera sinais e prodígios. Por isso nada nos deve surpreender nesses dias derradeiros da história humana. O diabo é simulador, um disfarçante, um enganador, um mentiroso, um ser do mal. Ele se apresentou a Jesus. Observem que ele afrontou a Jesus e tentou a Jesus em três áreas que mais o homem é vulnerável. 
Áreas que o inimigo atua. O diabo diante de Jesus tentou o Salvador na sua necessidade, quis que o caísse no pecado da auto-suficiência e no prestígio. Podemos dizer então que o inimigo opera nas áreas que mais afetam o homem. 
a) O diabo atua na sexualidade. A sexualidade é uma necessidade humana, mas deve ser vivida no leito sagrado - o casamento. O inimigo entrou e domina esta área levando ao homem a luxuria, à perversão e as paixões infames do prazer. Hoje a homossexualidade cada vez mais se impõe como um comportamento comum, natural, e podemos ver isso pelas teledramaturgias. Mas, o que Deus tem destinado para o homem é a família e o casamento heterossexual. Quer os homens gostem ou não. A sexualidade virou um lixo. É uma área na qual o homem se aprisiona. Temos alguns exemplos disso na Bíblia - Sansão era um homem de Deus, julgava quem sabe, que nunca iria cair, mas o diabo entrou na vida dele. O arrastou ao fundo do poço, levando-lhe a perder sua "força em Deus". Satanás usou de uma mulher para o afasta-lo de Deus e destruí-lo. Aquilo que aparentemente era um prazer momentâneo foi sua própria ruína moral e espiritual. 
b) O diabo atua no EGO de todos nós. A matriz do pecado é a desobediência. Dela vem os pecados. Existe uma tendência de emancipação; a busca pela própria autonomia é mortífero quando o homem com essa atitude cai no pecado da altivez e presunção. Ninguém quer ser cobrado, ninguém quer ser submisso a nada. A quem o homem deveria ser submisso que era o Criador o homem tentou se emancipar e se tornou escrava de si, de seus caprichos. Vivemos num mundo, no qual não há mais reverência, não existe a excelência da honra e da submissão. O homem é o deus de si mesmo. Essa é a maior façanha do diabo - levar o homem a ser o deus de si mesmo. A Bíblia no livro de II Coríntios 4.4 diz que o diabo é o deus deste século e como tal, ele domina cegando a todos os incrédulos para que não enxerguem a luz do evangelho e se convertam. O homem sem Jesus está cego; sem direção... Seu fim é cair no abismo da escuridão do vício, da perversão e da desobediência. 
c) O poder é outra área que o inimigo atua. Vejam só amados. A criação que inclui todos os bens da terra, após o deus deste século ter o domínio, passou a ser desfrutado por meio de uma moeda, de uma espécie. O homem por conta do dinheiro, destrói pessoas, relacionamentos. O dinheiro passou a ser uma arma da potestade maligna na qual o diabo atua. Deus quer nos abençoar, sim, materialmente para que sejamos prósperos, mas nunca podemos perder de vista que esse dinheiro que corremos atrás é uma potestade maligna 


Conclusão: Observem meus amados. No livro de II Coríntios 10.4 Paulo  nos adverte quanto a essa batalha que travamos com o inimigo. Como vencer? Como superar as barreiras que esse inimigo nos impõe? Como agir sabendo que os recursos humanos, como o diálogo a compreensão não tem sentido? Meus amados... O texto diz que que nossas armas são poderosas em Deus para destruição de fortalezas, de conhecimentos que se levantam contra Deus; contra toda altivez maligna. Portanto, o segredo está na força que buscamos por meio da oração. Já vencemos o inimigo quanto a incredulidade, hoje somos salvos, mas restam ainda áreas as quais só venceremos quando tivermos plena consciência de que nossa guerra não é contra as pessoas e circunstâncias, mas contra um adversário espiritual o qual vencemos por meio de Jesus e através de Jesus.