quarta-feira, 18 de julho de 2012

"A Mesa do Senhor"


53a Mensagem deste Domingo dia 04 de março de 2012  - Pr. Antonio.
Ora, irmãos, não quero que ignoreis que nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem, e todos passaram pelo mar. E todos foram batizados em Moisés, na nuvem e no mar, e todos comeram de uma mesma comida espiritual, e beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo. Mas Deus não se agradou da maior parte deles, por isso foram prostrados no deserto. E estas coisas foram-nos feitas em figura, para que não cobicemos as coisas más, como eles cobiçaram. Não vos façais, pois, idólatras, como alguns deles, conforme está escrito: O povo assentou-se a comer e a beber, e levantou-se para folgar. E não nos prostituamos, como alguns deles fizeram; e caíram num dia vinte e três mil. E não tentemos a Cristo, como alguns deles também tentaram, e pereceram pelas serpentes. E não murmureis, como também alguns deles murmuraram, e pereceram pelo destruidor. Ora, tudo isto lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos. Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia. Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar. Portanto, meus amados, fugi da idolatria. Falo como a entendidos; julgai vós mesmos o que digo. Porventura o cálice de bênção, que abençoamos, não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos não é porventura a comunhão do corpo de Cristo? Porque nós, sendo muitos, somos um só pão e um só corpo, porque todos participamos do mesmo pão. Vede a Israel segundo a carne; os que comem os sacrifícios não são porventura participantes do altar? Mas que digo? Que o ídolo é alguma coisa? Ou que o sacrificado ao ídolo é alguma coisa? Antes digo que as coisas que os gentios sacrificam, as sacrificam aos demônios, e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demônios. Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios. Ou irritaremos o Senhor? Somos nós mais fortes do que ele? Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam. Ninguém busque o proveito próprio; antes cada um o que é de outrem. 
1 Coríntios 10:1-24
Mensagem. Amados Deus quer que realmente haja uma diferença entre a sua igreja e o mundo. Como igreja de Jesus no mundo, no meio de uma sociedade pagã e com costumes e tradições pagãs, esta deve fazer a diferença seguindo os padrões e condutos santas, de acordo com a palavra de Deus. Isso deve ser levado com seriedade e responsabilidade. Devemo estar no mundo, mas não comungando com aquilo que o mundo oferece, com os seus prazeres e entretenimentos. Observem, que, Paulo cita a caminhada do povo no deserto. Lá no decurso da caminhada, o povo em Baal Peor, se acampou, e ali, os homens se contaminaram com as mulheres moabitas, o que Deus já havia proibido, pois, esta aliança poderia servir de laço, ao ponto de não se casarem e se unirem a elas bem como abraçar suas religiões e consequentemente adorar o seus deuses. Mas, o povo desobedeceu ao Senhor. Deus mandou uma praga sobre o seu povo e foram mortos 23 mil homens. Paulo lembra a igreja de outro fato - o povo já estava enfastiado com o maná do céu. Queriam carnes, comer carnes. Deus enviou cordonizes e os que pediam carnes morreram com com a comida na boca, num lugar que ficou conhecido como "quibrota atava" - pois, ali enterraram suas concupiscências. Paulo afirma que esses fatos aconteceram para nos servirem de exemplos, afim de que não sejamos como eles. Como assim? Que não cobicemos as coisa más. Que não sejamos escravos de nossos desejos. Que saibamos o que agrada e desagrada a Deus. Lá eles comiam de depois se divertiam. Isso quer dizer que aquele povo perdeu a consciência do que é o pecado, o é ofensa a Deus. Eles "comiam" ou seja, pecavam e depois "folgavam" - isto é, como se fosse normal. Paulo, então se refere aos cristãos de Corinto - uma cidade impregnada de idolatria, de festas pagãs, de festas que serviam oferendas aos deuses pagãos. E aí? Os cristãos poderiam participar? Paulo diz que não. Pois, ao fazer era tornar-se cúmplice - uma atitude que provocava a indignação de Deus. então Paulo é bem enfático quando afirma que essas práticas eram feitas a demônios... Portanto, a respeito do que é santo e profano, o apóstolo nos adverte e diz que, não podemos participar do Senhor e da mesa de demônios. Para finalizar, ele diz:
"Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam."
Paulo, com isso, quer nos ensinar, que em tudo devemos nos questionar se é conveniente ou não o que fazemos ou vamos fazer. Isso damos o nome de "consciência bíblica". Sabemos que somos tentados, isso é claro, mas veja, o que diz o texto, concomitante a tentação o Senhor nos dá o escape. Portanto, somos fortalecidos para resistirmos aos convites e festas mundanas... Mas, o árbitro que no ajuda é a nossa consciência que uma vez iluminada pelo o Espírito nos ajuda a reflexão: 
"É correta minha atitude?"
"É justo o que faço?"
"Eu agrado a Deus pelo estou fazendo?"
"Será que minha atitude não causa desconforto às pessoas?"
"Será que é conveniente agir assim?"
Quanto maior for a nossa intimidade com o Espírito Santo maior clareza teremos se o que fazemos agrada a Deus ou o ofende.