quarta-feira, 18 de julho de 2012

" Doze Obstáculos da Fé"


64a Mensagem no Culto de Sexta dia 03 de março de 2012  - Pr. Antonio.
A passagem da ressurreição de Lázaro nos mostra alguns obstáculos da fé... Antes é preciso que saibamos duas coisas importantes desta narrativa... Primeiro a família de Lázaro era uma família que fora discipulada pelo próprio Jesus, e era amiga de Jesus. Segundo, vejamos o que disse Jesus: "Esta enfermidade não é para morte, mas para glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela". (v.4). Jesus era amigo íntimo da família. Por que se preocupar? Mas, não se deram conta dessa amizade, e colocaram os obstáculos acima de tudo. Até o milagre da ressurreição de Lázaro, Jesus não fez outra coisa senão quebrar com as dificuldades que obstruíam e obstruem a fé...

  1. "Jesus ficou ainda dois dias no lugar onde estava" - (v.6). Se houvesse fé nem haveria necessidade de Jesus ir até a aldeia. Mas, Jesus se prolongou dois dias - isso foi um teste de fé e nisso, seus seguidores foram reprovados. 
  2. "Rabi, ainda agora os judeus procuravam apedrejar-te, e tornas para lá?" (v.8). Não tinham a visão da divindade de Cristo. Ainda não haviam de fato crido que Jesus era Deus e como Deus era o suficiente em todas as coisas. Subestimaram a Jesus. 
  3. "Não há doze horas no dia? Se alguém andar de dia, não tropeça, porque vê a luz deste mundo" (v.9) - Com essas palavras Jesus estava dizendo da importância de se fazer a obra de dia. De dia se enxerga... De noite a visão fica ofuscada pela a escuridão... Assim pelo visto era a fé daquela gente - uma fé "noturna" que não contemplava o impossível, mas o obstáculo. 
  4. "Lázaro, o nosso amigo, dorme, mas vou despertá-lo do sono. Disseram, pois, os seus discípulos: Senhor, se dorme, estará salvo" - (v.12). A expressão denota uma total falta de visão da realidade de fato, da realidade das coisas espirituais. Não entenderem. Tiveram uma visão equivocada. 
  5. "Lázaro está morto" (v.14) - Jesus teve que ser claro, objetivo. Mas mesmo assim não entenderam e continuaram na sua visão distorcida. Observem o que Tomé vai dizer "Vamos nós também, para morrermos com ele" (v.16) 
  6. "Maria, porém, ficou assentada em casa" - (v.20) O pior obstáculo à fé é a zona de conforto que muitos nutrem de ficar dentro de casa, sem uma tomada de posição. 
  7. "Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido" (v.21 ). A ideia da condição - "se". Isso não existe pra Deus. Deus não olha para o passado, mas para o presente. 
  8. "Eu sei que há de ressuscitar na ressurreição do último dia" (v.24) - Fé intelectualizada, sem alma, sem vida. Uma fé que professa a verdade, mas sem experiência na alma... "Sim, Senhor, creio que tu és o Cristo, o Filho de Deus, que havia de vir ao mundo". Uma fé acadêmica, mas que não contempla a grandeza de Jesus como Deus. 
  9. "Vendo, pois, os judeus, que estavam com ela em casa e a consolavam" (v.31). Ás vezes assumimos o lugar de consoladores, quando o verdadeiro consolador é o próprio Jesus, e isso ninguém foi capaz de observar. 
  10. "Não podia ele, que abriu os olhos ao cego, fazer também com que este não morresse?" (v. 37). A incredulidade neste momento constitui-se numa potestade maligna. 
  11. "E era uma caverna, e tinha uma pedra posta sobre ela" (v. 38) - Eis aqui o que mais tipifica a incredulidade, a caverna. A caverna do medo, da indiferença, da intelectualidade, a caverna da ignorância das coisas de Deus. 
  12. "Senhor, já cheira mal, porque é já de quatro dias" (v. 39). O cheiro do impossível, do pecado. O cheiro da impossibilidade total e plena. Eis o absurdo da falta da saída. 
Então, Jesus - mediante os passos da incredulidade, fez a seguinte oração: "Pai, graças te dou, por me haveres ouvido. Eu bem sei que sempre me ouves, mas eu disse isto por causa da multidão que está em redor, para que creiam que tu me enviaste. E, tendo dito isto, clamou com grande voz: Lázaro, sai para fora." (v. 41-42) 
(Mensagem desta sexta-feira dia 3 de março de 2012 inspirada em João 11:1-57 pelo Pr. Antonio José)