terça-feira, 17 de julho de 2012

O Ministério Pastoral


41a Mensagem: 
(aniversário da Pra. Nilda, hoje 26/12/2011)
Amados sempre é um prazer estar aqui, sobretudo no dia em que a Pastora completa mais um aniversário... Pensei no que compartilhar, então veio no meu coração alguns textos, mas serei breve. O primeiro texto se encontra no livro do Gênesis cap. 31.38-41. Não vejo em nenhum outro texto algo que retrate, que resuma o ministério pastoral, se não este no qual Jacó faz um relatório dos vinte anos nos quais trabalhou para Labão. O texto ilustra muito bem a o ministério de um verdadeiro pastor. 
a) Vinte anos Jacó trabalhou para Labão.
b) Nunca deixou que nenhuma ovelha abortasse.
c) Não comeu nenhum carneiro ou cabra.
d) Nunca trouxe nenhuma ovelha despedaçada.
c) E aquela que era despedaçada ele pagava.
d) Labão requereria as ovelhas perdidas.
e) De dia o calor lhe consumia, a noite a geada, e havia noite que não dormia para tomar conta das ovelhas.
f) O salário de Jacó foi mudado dez vezes. 
Eis aí o perfil do ministério. O verdadeiro ministro de Deus se abdica de si para viver em função de uma causa, zelar pelas almas que os Senhor as confiou em suas mãos. No dano, entre ele (o pastor) e a ovelha, o pastor sofre o dano e poupa a ovelha. Ele está disposto a estar sempre pronto, não importa as circunstâncias que o detenham na sua missão, nem calor e nem geada. As ovelhas com os seus mais diferentes problemas tiram o sono do pastor. Perder uma ovelha é deveras doloroso. Ele não visa nas ovelhas enriquecimento pessoal; tanto o pastor se relaciona com aquela ovelha "gorda" como com a ovelha "magra". O pastor não usa as ovelhas em benefício próprio. O pastor também não espera receber um salário fixo embora mereça, mas entre o aluguel do local do culto e seu salário, geralmente se paga o aluguel e o pastor fica por último. Agora quanto a isso é bom irmos a mais um Texto: Mateus 9.35-38. Neste texto, Jesus faz um apelo para o ingresso de novos obreiros, ele diz que a seara é grande mais poucos os trabalhadores. Observem que Jesus chamou de trabalhadores os que vão exercer o ministério. Não os chamou de ociosos. Por isso, é preciso que se diga que o trabalho de pregar o evangelho é um trabalho tanto quanto aos outros, não, não é, é muito mais, pois, qualquer atividade humana prepara o sujeito para viver aqui e morrer, os pastores preparam as pessoas para o céu. Não há preço que pague isso... Tem uma outra coisa, nos versos 9-10 do cap. 10 de Mateus, Jesus ordena aos trabalhadores da seara, que não levassem nada no caminho, portanto, o pastor deve ser uma pessoa totalmente desprendida de bens materiais, mas, vejam na última parte do verso 10 Jesus diz que "digno é o trabalhador do seu sustento". Ora então a esse trabalhador- o pastor precisa que alguém pague o seu salário. Sabemos que o ministério depende do suprimento de Deus. E, o pastor não tem um sindicato, se tivesse, seria possível que o sindicato promovesse greve pleiteando mais salário, aos pastores. Mas, o pastor não tem salário e secularmente seu trabalho não é reconhecido como profissão. Pois, não é apenas uma profissão como atividade humana, mas, é muito mais, pois enquanto as atividades humanas preparam para a terra, os pastores preparam os homens para o céu. Mas, se não temos sindicato, que lute por nós, quem deverá pagar o pastor, onde está o sindicato dos pastores? A resposta se encontra em outro texto... 
I Tess. 2.19-20. Paulo tinha com os cristãos de Tessalônica grande apreço, ele faz uma pergunta: Quem é a nossa esperança? Ou alegria e glória? E no mesmo texto ele responde, "não sois vós". E conclui, "na verdade vós sois a nossa glória e a nossa alegria.". O "sindicato" do pastor é própria igreja - esperança, alegria e honra. Quem deverá reconhecer, oficializar o trabalho pastoral com um salário digno são os irmãos. Isso é fato. 
Agora, é possível sim, que em algum momento a relação entre pastor e ovelha fique desgastada, o amor esfrie. Não haja mais alegria na relação. Mas, saibam de uma coisa, no livro de II Cor. 11. 1-1-2 Paulo faz um apelo, quisera que os cristãos de Tessalônica o suportasse... Irmão quando o amor acaba, é preciso apelar para o que existe de mais nobre numa relação - a suportabilidade. Paulo pedia que ele fosse suportado, pois a sua intenção, por meio de suas exortações, era tão somente preparar as ovelhas como uma virgem pura para a apresentar ao seu marido, a saber Cristo. Então tudo o que fazemos é pregar a palavra de Deus, de repente essa palavra nem sempre é aquela que gostaríamos de ouvir. Mas tudo que fazemos visa só um objetivo apresentar as ovelhas a Cristo, o verdadeiro pastor. 
Conclusão. Hoje no aniversário  de sua pastora, saibam de uma coisa, seu trabalho é árduo e o reconhecimento, só vem por meio de vocês. Nesta data especial de seu aniversário que possa consolidar a retaguarda que dão por ela, para que continue firme no exercício de sua laboriosa tarefa.