terça-feira, 17 de julho de 2012

"Louvor é a Arma da Nossa Guerra"


50a Mensagem deste Domingo dia 12 de Fevereiro de 2012 - Na Igreja Batista Brilho Celeste Pr. Antonio.
Introdução: Amados um dos textos comoventes da Bíblia conta um fato da vida do rei Jeosafá, rei de Judá quando este recebeu a notícia que vinha sobre ele, sobre Judá uma grande multidão. Foi nesta passagem que a Jordana Cantarelli se inspirou para fazer a canção II Crônicas 20. Vamos ao texto, e na medida em que, lemos, eu vou dividir aquilo que Deus tem colocado no meu coração. 
Conteúdo: Quando Jeosafá recebeu a notícia, seu coração ficou apreensivo, e o texto diz que ele teve medo. Mas o medo não o paralisou, ao contrário, o motivou a buscar o Senhor. Antes convocou toda a nação para jejuar e buscar o Senhor. O jejum já era uma prática antiga. Sempre que feito visava um objetivo. Não era uma prática vazia, mas uma atitude na qual a pessoa estaria se despojando de si, da sua força física para receber a força e o poder de Deus. O jejum é uma prática para se receber o poder de Deus ante a um objetivo que se queira alcançar. Observem... No dia seguinte, o povo estava todo reunido e diante dele, o rei começou sua oração. A oração obedece o seguinte perfil:
1o. Momento - Jeosafá não pede nada. Não fala de sua queixa. Jeosafá apenas declara aquilo que Deus é. Ele diz que ao Senhor pertence o poder e força, que o Senhor domina todas as gentes. Ninguém pode resisti-lo. Jeosafá sabia quem era Deus e o que Deus representava em sua vida. 
2o Momento - Jeosafá vai aos textos sagrados e menciona algo... Ele faz menção da consagração do templo quando Salomão dirigiu a Deus uma oração, dizendo que toda a oração feita naquele lugar... Se o povo se humilhasse, o Senhor viria dos céus e não só sarava ao povo, como o livraria de todos os inimigos. 
3o Momento - Finalmente, Jeosafá faz o seu pedido. Coloca diante do Senhor sua queixa. 
Quando Jeosafá terminou sua oração surgiu um profeta do meio dos levitas que profetiza a palavra do Senhor. Diz ao Jeosafá que ele não temesse, pois, aquela batalha não era dele, mas era do Senhor. Desta passagem tiramos muitas lições, dentre essas, o homem que teme a Deus... 
  • Diante da luta não se desespera, busca a Deus.
  • Busca sua força em Deus - jejua - com o fim de que a força do homem se desfaça para que a força de Deus prevaleça.
  • O homem que teme a Deus quando ora, não pede nada, mas declara aquilo que Deus é. 
  • O homem que teme a Deus quando coloca sua esperança nele, o próprio Deus assume a luta, a causa, e a queixa do seu servo. Deus se identifica com a dor do crente.
profeta diz ao Jeosafá que ficasse quieto, pois Deus iria agir. Jeosafá não iria lutar, mas que deveria fazer algo, ficar na posição. "Ficar na posição" - é o mesmo que permanecer firme e constante - confiar e esperar. A posição é a âncora do crente. É sua convicção que vai além da emoção, ou qualquer outra coisa. É a certeza absoluta que Deus estaria agindo. Ficar na posição é ter a certeza de que a vitória era certa.
Conclusão. Amados o nosso tempo está chegando ao fim. Esta mensagem deverá continuar na medida em que você leia o texto. Mas, Jeosafá convoca a todo o povo, inclusive as crianças a irem marchando, para a frente da batalha. Mas, à frente da multidão Jeosafá ordenou que os filhos de Asafe, os músicos que fossem à frente bendizendo ao Senhor. Bendizendo ao Senhor, cantando, declarando que sua misericórdia dura para sempre. E foi assim, na medida em que os levitas cantavam, o povo ia alcançando a vitória... O inimigo foi sofrendo a derrota quando os levitas cantavam a adorando a Deus. Quando adoramos a Deus independente da circunstância, o Senhor se encarrega de assumir a nossa luta e a vitória é certa, é absolutamente certa.