terça-feira, 17 de julho de 2012

"Os discípulos de Emaús"


34a Mensagem: Lucas 24.13-35.
Introdução: Amados eu estava cantando esta canção "abre a porta do meu coração para que eu possa vê" e fiquei pensando quão profundo é isso. Abrir a porta do coração para eu ver... Não é para vê com os olhos humanos, então a visão não é uma visão humana, mas uma visão além dessa visão natural, uma visão sobrenatural...
Conteúdo: Meus amados. Os discípulos de Emaús  logo após a Páscoa, e depois da morte de Jesus, retornam para sua aldeia, tristes pela morte de Jesus. Vão conversando sobre o que havia acontecido, quando de repente se aproxima Jesus, mas eles não o reconheceram, Jesus já estava com o corpo glorioso. Jesus os indaga a respeito do que eles estavam conversando. Os discípulos ficam surpresos se admirando do porque ele sendo um peregrino não sabia o que tinha acontecido. Eles os discípulos relatam tudo. Falam de Jesus e até mesmo da sua ressurreição. Dizem até que algumas mulheres foram ao sepulcro e lá não encontram o corpo de Jesus. Logo após eles terem falado essas coisas,  Jesus os chamou de "néscios", pois não foram capazes de perceber que Jesus de fato já estava ressuscitado e ali perto deles, e por isso não havia razão de tanta tristeza. Eles não foram capazes de enxergar o que Deus tinha feito. Finalmente, os discípulos e Jesus chegaram e Jesus se despede para ir embora, e então os discípulos pediram que ficasse com eles aquela noite. Jesus ficou. E na hora da refeição Jesus tomou o pão e deu graças, nisso os discípulos perceberam que eles estavam diante do próprio Jesus. Mas em seguida assim que abriram os olhos, Jesus desapareceu do meio deles. Amados os discípulos sabiam que Jesus ia ressuscitar. Eles até mesmo relataram que as mulheres foram ao sepulcro e não estava mais lá o corpo de Jesus. Amados, já podemos tirar algumas lições dessa passagem. "Enxergar" o que Deus faz é bem diferente de saber o que Deus pode fazer. A cegueira espiritual é a arma mais poderosa para impedir que nós enxerguemos as maravilhas de Deus nas nossas vidas. Esquecemos que Jesus está ao nosso lado, mas, porque não o enxergamos pela fé. Há uma diferença sim, entre saber e ver. Enxergar é experimentar, é viver. Quanta coisa Deus nos tem dado e nos tem feito, mas nós não conseguimos enxergar, sabemos que ele pode todas as coisas, mas murmuramos e duvidamos, pois, não experimentamos. 
Conclusão: Agora é com você... De repente você que está neste recinto esteja como esses discípulos. Sabe de muita coisa sobre Deus, mas está cego para perceber do que esse Jesus é capaz de fazer por você. Talvez você tenha bons conhecimentos de Jesus. Mas, e aí? Faça do pedido dos discípulos de Emaús a sua oração: "Fica conosco Jesus" não apenas por essa noite é claro. Mas que fique pra sempre. E na medida que esse relacionamento vai se construindo, você vai ser capaz de desfrutar de um verdadeiro relacionamento; as vendas dos olhos caem pra você perceber o novo de cada dia. Se você se encontra nessa situação, como os discípulos de Emaús fique de pé no seu lugar, pois eu quero orar por você.