terça-feira, 17 de julho de 2012

"O Nascimento de Jesus"


38a Mensagem:  Lucas 2.1-7
Introdução: Eu estou muito inspirado nestes dias que antecedem o Natal. Um aluno me perguntou hoje pelo facebook, o porque das pessoas ficarem tristes no Natal. Respondi dizendo por tratar-se da festa da contradição, do rico e do pobre, do dinheiro e da falta... Depois, eu pensei sobre o que Jesus faria se estivesse no meu lugar em alguns situações da  vida, que exigem serenidade? E o texto de hoje nos faz pensar muito sobre isso. O que Jesus faria?
Desenvolvimento. O texto do nascimento de Jesus nos traz muitas reflexões, dentre tantas, a primeira diz da circunstância na qual nasceu Jesus. Um homem com sua esposa nos dias que antecediam o nascimento de sua criança fazem uma viagem até Belém em obediência a um decreto humano. O decreto humano também foi uma ação de Deus. Mas, se fosse eu o José talvez não levaria a sério esse senso, pois a esposa estava na iminência de ter o nosso bebê. Seria uma estupidez expor a esposa grávida, montar num jumento e ir até Belém. Mas, o importante nessa atitude de José, foi a obediência a um decreto humano, sem questionar, e sem mostrar nenhuma resistência... Poderia fazê-lo! Mas obedecer era melhor...  Jesus nasceu sob uma circunstância de obediência. Mostrando, já desde o seu nascimento aquilo que nos homens não é muito comum. Desde a Queda a resistência, a presunção e a obstinação são marcas do homem em relação a Deus, as pessoas e a própria vida. Um segundo ensinamento, é o nascimento de Jesus, ter sido numa estrabaria, um lugar não muito higiênico, simples e humilde. José poderia se opor. Poderia quem sabe exigir um lugar nalguma hospedaria, pois ele sabia que o que Maria trazia em seu seio era o Rei Jesus e Salvador do mundo. Mas, José resignado, não se opôs a tal circunstância, para nos fazer pensar o modo como devemos agir quando a situação não é muito favorável àquilo que o nosso bem estar, ou status exigem. Eu me lembro alguns momentos nos quais eu impus minha vontade. Momentos nos quais agi diferente de José e Maria, exigi, pois afinal de contas o "lugar" que ocupo merece o melhor e não um lugar simples de uma  "estrabaria". Humildade! Sim humildade, é a lição básica para nós agirmos em todos os momentos a maneira de como Jesus agiria. Se você quer ter um bom natal, pense nisso como você agiria nessa situação e como Jesus agiria. Pense!
Conclusão: Agora é para você meu irmão e irmã. Como você agiria nessa situação, no qual não há lugar na hospedagem e o que resta é um lugar pobre da manjedoura?  Saiba, Jesus não está dizendo que você tem se conformar com a vida, não é nada disso, mas sempre pensar naqueles momentos nos quais o seu eu quer imperar e se impor, pense como Jesus agiria?