quinta-feira, 19 de julho de 2012

"Igreja e a Evangelização"

82a Mensagem desta Quinta-Feira na igreja Tabernáculo de Davi no bairro Jardim do Zumbi - Manaus - Amazonas. 

Texto Romanos 10:17. Meus amados, a igreja de Jesus não é um espaço de entretenimento, nem tão pouco um grupo social apenas, ou um lugar onde nos sintamos bem... A igreja deve transpor todos os conceitos de qualquer entidade humana... Como entidade divina, a igreja é o espaço dos redimidos, é o lugar dos redimidos pelo sangue do Cordeiro. A Igreja é o próprio redimido não parte dele, ou o redimido é própria igreja e não parte dela... Mas, como começa e como nasce essa igreja? A igreja é, pois, uma comunidade dos homens de boa vontade que abraçam a fé em Cristo. E isso começa a partir do anúncio do evangelho. É por meio da mensagem do evangelho que o incrédulo tem o conhecimento da fé em Cristo. Observem que fé neste contexto, não é a fé do senso comum, nem tão pouco fé que passa de pai para  filho; estamos nos referindo a fé que nasce a partir da abertura ao anúncio do evangelho, portanto, é uma fé revelada, uma fé que transpõe o limite do comum. Portanto, o testemunho de uma pessoa, não serve de nutriente para a fé. A fé segundo o texto de Romanos nasce a partir de uma escuta, de um ouvir e ouvir a palavra de Jesus Cristo. Podemos citar alguns exemplos, Cornélio era um homem bom, dava esmolas e orava a Deus de contínuo, mas não tinha fé ao ponto de comover o coração de Deus, pois a fé que comove o coração de Deus é uma fé que abre os nossos olhos através dos quais reconhecemos que somos pecadores e que precisamos do Redentor, o Nosso Senhor Jesus Cristo. Então podemos com toda segurança afirmar que, a missão da igreja é gerar fé aos homens, fé que os leve a crer na pessoa de Jesus e o aceitem. Podemos ainda citar o caso do eunuco da Etiópia. Este lia um texto do profeta Isaías. Ele tinha fé. Ele lia o profeta Isaías, mas não tinha fé capaz de comover o coração de Deus. Foi, pois, quando o Felipe, evangelista se aproximou e o indagou. Àquele homem abriu o seu coração para crer. Creu em Jesus e fez o que todo crente faz assim que a braça a fé, pede o batismo como sinal visível de seu arrependimento. Meus amados. A verdadeira publicidade da fé em Jesus, é o anúncio do evangelho. Como poderão crer se não há quem pregue, e como crerão se não quem os envie a pregar. A igreja só é possível na medida em que investida de sua missão faça a obra de um evangelista. Nós que já abraçamos a fé precisamos ter em mente aqueles quatro itens da 'lei espiritual'. A saber:


1. Deus tem um plano maravilhoso para o pecador. Deus o ama.
2. Todo o homem é um pecador, pois se ainda não em a Jesus, está separado de Deus. De repente vamos pregar e perguntamos 'você já tem a Jesus?' E a pessoa com uma certa convicção diga ' sim já tenho Jesus, eu sou até benzedor'... Olhe para ele e não diga nada, mas saiba que se é um benzedor, é um mísero pecador que precisa de Jesus.
3. A única saída para o pecado está na pessoa de Jesus. No livro de Atos 4,12, a Bíblia diz que não há outro nome pelo qual devamos ser salvos a não ser o nome de Jesus. Ele é o caminho, a verdade e vida, e só podemos ir para o Pai, por meio dele. Nenhum outro, nenhuma outra entidade que se coloque no lugar divino pode nos reconciliar com Deus, a não por meio de Jesus.
4. Finalmente o homem precisa aceitá-lo. O homem precisa reconhecer que é um pecador, confesse sua condição e aceite a Jesus como o seu suficiente Salvador. Aceitar a Jesus tinha um significado todo especial para os cristãos de Roma, pois, lá os cidadãos romanos adoravam o imperador, o reverenciavam como se fosse uma divindade... Por isso que, ao aceitar a Jesus, os crentes precisavam abrir a boca e dizer que a partir daquele momento, Jesus era o Senhor de suas vidas.


Todos nós que somos cristãos e amantes da causa de Cristo precisamos ter esses quatro itens na mente e no coração. Mas, não podemos nos contentar só com isso, é preciso que esse novo crente se torne um discípulo do Senhor Jesus... Começa a segunda etapa, quando o novo crente vai estudar, procurar aprender mais sobre Jesus ao ponto de parecer com ele. Começa o discipulado... Amados para finalizar, saibam que todos nós somos evangelistas em potenciais, todos nós temos a tarefa de levar o evangelho para o incrédulo se não fizermos isso, é porque provavelmente a igreja está sendo apenas um espaço de entretenimento e não uma comunidade de redimidos. Oremos...