terça-feira, 17 de julho de 2012

"Igreja e igrejas"


7a Mensagem: A Bíblia é a Palavra de Deus que deveria nos levar a pensar e avaliar o processo da igreja, tendo em vista que esta é o plano de Deus para a humanidade. É nela que os homens ouvem falar de Jesus, pois, esta Igreja é a "embaixada" de Deus na terra. Mas, por falar em igreja, devemos sempre ficar em alerta quanto à igreja e "igrejas". Por exemplo, à luz de algumas passagens bíblicas podemos identificar algumas "igrejas" com as quais, eu pessoalmente não quero fazer parte. O tipo neologismo foi criado por este autor; se é que isso seja um neologismo.  
Primeira: igreja "Cainiana". (Quando Deus perguntou ao Caim sobre o seu irmão, este respodeu dizendo que não sabia; o fez de modo tão agressivo de onde se deduz que ele não tinha nenhum compormisso com o mesmo... Então, identificamos algumas pessoas hoje, que querem a Jesus e  dizem  ter a Jesus, mas são claros: "não quero compromisso com a Igreja) 
Segunda: A igreja "Simeniana". (Quando Jacó foi abençoar seus filhos, disse ao Simeão e Levi, suas espadas são instrumentos de violência. Lá no passado agiram de modo falso, matando na calada da noite os siquemitas, quando o trato que os filhos de Jacó fizeram era de poupá-los; mas, eles voltaram atrás e no memento no qual se recuperavam da circuncisão foram mortos. Fato que nos faz lembrar aquele grupo de pessoas, cuja espada, ou melhor, a língua é instrumento de violência capaz de matar e crticar a todos - Consultar Gênesis 49.5).
Terceira: A igreja "Micaniana". (A história muito conhecida, quando Davi trouxe a arca do Senhor para Jerusalém. Se alegrou e dançou, mas não esperava que na janela da sua casa havia uma crente, que o depreciava e criticava. Mical ficou estéril por ter criticado a Davi. Isso nos faz lembrar àqueles crentes da "janela" que só estão a espreita para criticar  quem quer que seja na igreja. São os "janeleiros". II Samuel 6.1-23).  
Quarta: A igreja "Coreniana". (A história também muito familiar conta o fato de uma conspiração liderada por Coré contra a autoridade de Moisés. Coré queria assumir a liderança do povo. Lembra muito aqueles que almejam o pastorado, pois se julgam capazes, ou porque algum profeta falou que Deus o estava separando. De repente, se conspira contra a autoridade para ficar no lugar dela. Este fato, pois, lembra muitos que se julgam pastores e querem assumir o suposto lugar de oraáculo divino sem ter sido chamado pra isso. Consultar Números 16).
Quinta: A igreja "Martaniana". O fato da  narrativa da ressurreição de Lázaro é interessante pelo fato de sua irmã. Pelo visto, lá estava Marta,  discipulada, sabia de todas as verdades sobre a ressurreição dos mortos inclusive, mas no momento de exercitar sua fé, fraquejou. Fato curioso, pois nos lembra sobre aqueles crentes intelectuais que julgam "milagres" coisas do passado; oração em línguas é para os incultos e fracos de espírito. A intelectualidade teológica sem espiritualidade é religiosidade vazia sem significado. 
Sexta: A igreja "Ananiana". Pobres Ananias e Safira julgavam que estavam enganando ao Pedro. Mentiram dizendo que o valor do terreno era "x" qaundo na verdade era "y". Fato que lembra aqueles crentes que não dizimam e quando o fazem  querem que o pastor preste conta do que faz com o dinheiro que a igreja arrecada. Não que não possa; mas a prestação de conta é ambígua numa relação de igreja quando não bem conduzida. 
Sétima: A igreja "Roboniana". (Essa última, lembra a igreja de Laodiceia. Roboão filho de Salomão foi cruel e idólatra; sua espiritualidade paganizada fez com que Sisaque se apossasse dos utensílios da casa do Senhor; os robou e no lugar dos mesmos, Roboão os mandou fazer, os escudo de bronze. Parece mas, não é ouro. Fato que nos lembra a igreja dos nossos dias... tem muita coisa que parece ouro, mas é puro bronze... Por que não dizer sobre aqueles que a vida inteira precisam de umcaol para continuarem brilhando, o contrário saem da igreja).
Com certeza você que é cristão e familiar à Palavra de Deus, talvez encontre outras e tantas "igrejas" baseadas em passagens bíblicas. Aos demais que ainda não conhecem o Senhor, mas que têm acesso a leitura desse blog, saibam, que a igreja de Jesus é Santa. É o "lugar" melhor do mundo. Constituída por homens falhos e limitados, mas confessos pecadores. Mas, no meio, não posso  deixar de reconhecer que existe o falso e o profano. (Meditação particular que fiz hoje ao fim da tarde. Antonio sênior de uma igreja local, que sem falsa humildade e presunção luta para manter-se na essência).