quarta-feira, 18 de julho de 2012

"Mantendo-se Fiel ao Convite de Jesus"


57a Mensagem deste Domingo dia 01 de abril  de 2012  - pelo Pr. Antonio José.
Texto: "Então Jesus, tomando a palavra, tornou a falar-lhes em parábolas, dizendo: O reino dos céus é semelhante a um certo rei que celebrou as bodas de seu filho; e enviou os seus servos a chamar os convidados para as bodas, e estes não quiseram vir. Depois, enviou outros servos, dizendo: Dizei aos convidados: Eis que tenho o meu jantar preparado, os meus bois e cevados já mortos, e tudo já pronto; vinde às bodas. Eles, porém, não fazendo caso, foram, um para o seu campo, outro para o seu tráfico; e os outros, apoderando-se dos servos, os ultrajaram e mataram. E o rei, tendo notícia disto, encolerizou-se e, enviando os seus exércitos, destruiu aqueles homicidas, e incendiou a sua cidade. Então diz aos servos: As bodas, na verdade, estão preparadas, mas os convidados não eram dignos. Ide, pois, às saídas dos caminhos, e convidai para as bodas a todos os que encontrardes. E os servos, saindo pelos caminhos, ajuntaram todos quantos encontraram, tanto maus como bons; e a festa nupcial foi cheia de convidados. E o rei, entrando para ver os convidados, viu ali um homem que não estava trajado com veste de núpcias. E disse-lhe: Amigo, como entraste aqui, não tendo veste nupcial? E ele emudeceu. Disse, então, o rei aos servos: Amarrai-o de pés e mãos, levai-o, e lançai-o nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes. Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos."  - Mateus 22:1-14. Mensagem: Meus amados! Jesus para ensinar verdades espirituais, se utilizou de alguns recursos com o fim de que seus ouvintes pudessem entender sua mensagem. Falar por meio de parábolas foi um desses meios. Jesus ensinou que o reino dos céus é semelhante... E aí ele contou uma história. Leiamos... Essa história nos ensina algumas verdades: Deus marcou um encontro, um convite a todos os homens, e os primeiros homens foram os judeus - o povo eleito e escolhido. Mas, todos recusaram... Por meio da história, Jesus revela as diferentes reações ao convite: se recusaram cada um tinha um interesse, um compromisso o que  os levou a preterirem o convite. Fizeram pouco caso. Uns foram para os seus campos, outros para os seus negócios e outros, não só recusaram, mas fizeram pior - mataram os porta-vozes dos convites.... Jesus estava se referindo inicialmente aos judeus, que constituíam o seu povo, para os quais a salvação - o encontro com Deus foi dirigido de modo bem particular. Ante a recusa o convite foi estendido a todos os homens, dos quais somos inclusos. E então, todos aceitaram o convite do rei. Fato que ilustra o convite de Deus aos homens para a salvação em Cristo - o banquete celestial. Jesus, porém, nos ensina, que não basta aceitar o convite. Era necessário, é necessário que àquele que atendeu ao convite ao "banquete das bodas" ou seja, à salvação em Cristo se comporte de acordo com os ditames desse encontro. O rei da história viu que, havia um homem que não estava vestido de modo digno da festa. A este o rei ordenou que fosse excluído do banquete e que o mesmo fosse colocado num lugar de suplício. Ora amados, fica claro que o "encontro com Deus" exige algo de nós, hoje, que atendemos o convite. Mas o que? ... Que nos portemos dignamente. Portanto, as vestes não são vestes externas, mas a nossa vida interior, a nossa vida de acordo com a santidade de Deus. Por isso, repito, não basta aceitar o convite. É preciso que nos vistamos dignamente. Portanto... Observem:
  • Todos são convidados ao banquete celestial, ou seja, a salvação em Cristo, através dela temos a redenção e a certeza da nossa vida eterna. Nossa morada celestial juntamente com Cristo.
  • Dos convidados nem todos são os escolhidos. Há pois aqui dois grupos. O grupo dos convidados de um modo geral, e o grupo dos escolhidos. Os convidados são os que de bom grado aceitam ao convite, mas não correspondem com a exigência da festa nupcial. Aplicando a nós - a santidade. Mas quais são essas exigências?
  • Vestes nupciais: Uma conduta de vida que retrate o caráter santo de Deus! O caráter santo de Deus é traduzido numa única palavra "Deus é amor!". Portanto, amor é tudo, resume tudo. Compromisso com o amor de Deus nos nossos relacionamentos, na nossa vida, no nosso dia-a-dia. Quando falhamos no amor, manchamos nossas vestes santas, com ira, ressentimento, com mentiras, invejas, com raiva, com sentimento de vingança. Esse tipo de veste não é absolutamente adequada para quem quer permanecer no banquete.
Conclusão: Eu não sei como estão suas vestes... Não faço a menor ideia de como você está ante ao Senhor. Não sei como está sua consciência em relação aos outros e a Deus. Mas se estás com as vestes sujas, eis o momento de você tomar sua decisão para deixar essas vestes sujas, e que Deus possa lhe dar uma nova veste, ou seja, sua identidade, seu caráter parecido ao caráter de Cristo. Oremos