quarta-feira, 18 de julho de 2012

"Muralhas que Obstruem a Família"


63a Mensagem para Líderes dia 15 de abril  de 2012  - pelo Pr. Antonio José na IDPB na cidade de Manaus-Amazonas.
Nesta mensagem o pastor ressaltou o tema família. De modo específico tratou dos obstáculos que emperram a família como uma comunidade de Deus. A família faz parte do plano Deus, já estabelecida desde a criação. Um lugar de encontro, de troca, de cumplicidade, de diálogo. Sem estes nutrientes a família perde o seu sentido e passa a ser um grupo social como tantos os outros. Família é o lugar de Deus para atender duas necessidades básicas para o ajustamento do sujeito na sociedade. Afeto e segurança, são pois os nutrientes. No entanto alguns obstáculos obstruem o processo da família como comunidade de Deus, a saber:
1. Cumplicidade com os erros! O casal se identifica nas coisas boas e más. O poder de influência para o mal. Marido ou mulher exerce o poder de um sobre o outro, tanto para o bem quanto para o mal. Nenhum é capaz de pontar o erro do outro, mas compactua com o mesmo. 
2. A indiferença distancia os membros da família. Uma família sem manifestação de afeto, de preocupação pelo outro. Não há compromisso com o outro. Não há cumplicidade, logo não há troca. "A caso sou guardador do meu irmão?" - Gênesis 4. 9. Nutrem um distanciamento, no qual cada um é por si. 
3. Os pais não assumem um papel de firmeza, de autoridade, não passa convicção.Falta de firmeza e convicção quando a situação exige uma tomada de posição firme. "Achava que ele gracejava com eles" - Gênesis 19. 14. 
4. Marasmo no exercício de autoridade. Não há disciplina. O amor é confundido com ausência de limite. "E, tu, por que honras aos teus filhos mais do que a mim?" - I Samuel 2:29. 
5. Inveja e ausência de continente. Não permite enxergar as coisas boas. Ninguém elogia ninguém. Quando se tem inveja uns dos outros. "Ele se indignou e não queria entrar" - Lucas 15. 28. 
6. Pais dominadores. Passam assumir decisões pelos filhos, se tornam dono deles. - Efésios 6. 4.
7. Submissão confundido com anulação. Submissão é confundido com humilhação e vergonha.
Esses obstáculos emperram a relação. Esta fica truncada, de tal modo que a família deixa de ser um lugar de Deus, para assumir o pepel de "fábricas de loucuras e neuroses". Quais os resultados...Medo.
Insegurança.
Dependências: amor e sexo, drogas, etc
Angustia.
Solidão.
Morte
Psicossomatização.