quarta-feira, 18 de julho de 2012

"Casar ou permanecer solteiro"

72a Mensagem no Culto de Solteiros no dia 02 de junho de 2012. Texto: Mateus 19,1-12. "Jesus foi abordado por uma pergunta, se era lícito, o homem repudiar sua mulher, ou seja rejeitar, ao que Jesus respondeu com uma passagem da própria Bíblia. O que acontece? Desde o princípio, Deus estabeleceu o seguinte o homem deixará o pai e sua mãe e unir-se-á com uma mulher e ambos serão uma só carne. Portanto, conclui Jesus, àquilo que Deus uniu, o homem não pode separar. Os ouvintes fazem uma outra indagação sobre o porquê então Moisés ordenou que fosse dada carta de divórcio? Foi então que, Jesus respondeu que, Moisés ordenou isso por causa da dureza do coração dos homens. Mas, Jesus é enfático ao dizer que, a carta só será dada em caso de adultério. Os discípulos julgaram que o casamento nesse caso é muito difícil, ao que Jesus respondeu sobre os eunucos. Alguns nasceram eunucos, por conta da própria natureza, outros os homens os fizeram eunucos, e aos alguns se fizeram eunucos por amor do reino. Este texto aponta para as seguintes verdades: 1) O casamento é um dom divino, é uma vocação. É um chamado de Deus e uma escolha do homem. A união, pois celebrada entre um homem e uma mulher é um mistério de Deus, pois duas culturas, duas vidas, cada uma com um histórico e hábitos diferentes: duas identidades que, a partir do casamento se tornam uma só identidade. Isso, é um milagre. Um milagre que se faz no dia-a-dia. Essa união implica em cumplicidade para o bem e nunca para o mal. É uma troca, é uma relação de troca. Uma relação de empatia, uma relação responsabilidade de um para com o outro; uma relação de sentimentos, logo isso se não for milagre, não pode ser algo tão natural. Encarar o casamento como algo natural, é pois, minimizar a grandeza de todas esses atributos que lhes são inerentes. Portanto, transpõe o natural, por isso, a presença de Deus nessa relação intrigada e ao mesmo tempo fascinada, é imprescindível. Não podemos falar de casamento sem o toque, sem a intervenção divina. Diante dessas verdades, não podemos jamais de subestimar as forças contrárias que estarão presentes para de que de algum modo comprometa a harmonia dessa unidade. 2) Um segunda verdade é quanto estar ou permanecer solteiro. Também esta condição é sem dúvida uma dádiva e vocação de Deus. Alguns homens abdicam do próprio casamento por amor ao reino de Deus. Isso não quer dizer que, os mesmos são assexuados, pois, ao contrário. É uma abdicação de viver a sexualidade com uma parceira, ou parceiro e viver intensamente somente em prol do reino de Deus. Mas, considerando que, hoje é o primeiro encontro de solteiros da igreja de Sião é importante que se diga, que tanto o casamento quanto ficar solteiro ambos são dádivas de Deus. O casamento tem suas implicações, o que já vimos, mas o estar solteiro, ou optar por ser solteiro também tem outras implicações. A princípio eu diria que é interessante que vocês reconheçam isso e identifiquem. Se Deus chamou vocês para o casamento e até o momento a pessoa amada não apareceu, pleitei isso diante de Deus. Lute por isso, se autorize a isso. Não pecado o desejo de estar ao lado da pessoa amada. Ter desejo sexual não é pecado. É um presente de Deus. Mas, cabe a vocês começarem a se autorizar, a observar, a lutar em oração, e nela se derramar: 'Senhor, eu não sai pra ficar solteiro! Por isso eu te peço que me ajude a encontrar a pessoa com quem eu estou disposto a construir esse milagre de Deus, milagre da troca, milagre da cumplicidade, milagre da empatia, milagre da responsabilidade. Livra-me de relacionamentos escusos, de relacionamentos contraproducentes, e me leve às águas tranquilas do amor, da pessoa amada. Eu tenho certeza que foi o Senhor que me chamou, por isso, eis a qui ao teu chamado. Me ajude, pois, a encontrar a pessoas amada'.