terça-feira, 17 de julho de 2012

"A Salvação é para todos os Homens"


80a Mensagem deste domingo dia 08 de julho de 2012 na Igreja de Deus Pentecostal do Brasil na cidade de Manaus  no Amazonas. 
"Meus amados. A salvação é para todos os homens. Independente de raça, nacionalidade. E o único meio estabelecido por Deus para redimir a humanidade está na pessoa do Senhor Jesus Cristo. Na leitura de hoje, observamos, um homem e sua família. Este era romano, um centurião. Uma pessoa importante na sociedade romano; mas o que nos chama atenção é o fato de que este homem, junto com sua família, era bom, justo, orava a Deus de contínuo, dava esmolas... Era um homem de honra. Mas, lhes faltava uma coisa, o principal. Lhes faltava Jesus. Ele não conhecia a Jesus. Não obstante fosse um homem de honra. Mas, honra não leva ninguém para o céu. Posição social, ou moralidade exemplar não leva ninguém para o céu... A não ser Jesus. Por outro lado o texto apresenta outro homem. Diferente de Cornélio, Pedro já era um crente. Foi discípulo de Jesus. Esteve ao lado de Jesus, mas como judeu, ainda estava preso a sua religião. Era de nacionalidade judaica, como Jesus e o seguia, não tinha ainda uma visão geral da obra de Deus, quando, Deus age de modo radical por meio de uma visão... Um lençol que descia do céu com animais impuros, (coisa imunda para os judeus) e uma voz que dizia come. Isso era absurdo para um homem que conhecia os preceitos da lei. Comer algo que lhe era imundo... Concomitante a esse fato, Cornélio também teve uma experiência inusitada. Teve uma visão de anjos e estes lhes orientavam que tinha que chamar Pedro na cidade de Jope, pois Deus tinha algo a lhe dizer por meio deste. Pedro também foi orientado a isso. Cornélio envia mensageiros a Jope para chamar a Pedro. Pedro ao recebê-los, entendeu que aquilo era de Deus e os acompanha. Lá Pedro, não hesitou em dizer que era judeu e como tal não poderia entrar na casa de um gentio. Esta narrativa tem vários ensinamentos, a saber: 
  1. A Salvação moral do homem só é possível em Jesus. Não é condição social, ou tão pouco boas intenções que levam o homem a Deus. Cornélio tinha todos os atributos que merecem honra, mas isso não lhes era o suficiente. Ele precisava de Jesus.
  2. Pedro era um crente, mas ainda sem visão da obra de Deus no meio dos gentios (não judeus). Pedro estava preso a uma tradição. E para convencê-lo para sair desta zona de conforto, Deus foi radical, lhe deu uma visão através do qual, ele precisava compreender e aceitar que a salvação veio para todos, independentes de serem judeus ou não. 
  3. A mensagem da Salvação não foi dada aos anjos. O contrário estes teriam pregados a Cornélio. A Salvação é tarefa dos homens, é um privilégio dos homens. Não obstante nossas fraquezas, Deus nos chamou para leva-los a todas as gentes. 
  4. Cornélio solícito à voz de Deus, sensível a mensagem do evangelho se rende a Jesus, aceita a fé junto com sua família. A partir disso a obra estaria completa na sua vida. Sua bondade, suas orações, sua dedicação agora passa ter um novo sentido, pois ele a partir da pregação de Pedro passou a ser um crente em Jesus. 
Meus amados, ao finalizar essa mensagem, é interessante que pensemos qual a nossa posição em relação a esta. Onde estamos? Fazemos parte de qual grupo. Pode ser que alguns estejam como Cornélio... São bons, são pessoas integras, mas ainda lhes falta Jesus. Pode ser que sejamos como Pedro, embora crentes, mas que perdemos a visão da missão da igreja..E qual é? A missão de evangelização. Não podemos confundir espiritualidade com religiosidade. A religiosidade se fecha em si mesma, a espiritualidade nos conduz a Deus e nos comove a fazer sua vontade e pra isso precisamos quebrar com todos os sistemas que impedem a ação de Deus. Oremos..."