segunda-feira, 12 de agosto de 2013

28. "PROMESSA DE SALVAÇÃO PARA TODA À FAMÍLIA"

28/13 - Devocional Particular - Lucas 19:1-10
E, tendo Jesus entrado em Jericó, ia passando. E eis que havia ali um homem chamado Zaqueu; e era este um chefe dos publicanos, e era rico. E procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura. E, correndo adiante, subiu a uma figueira brava para o ver; porque havia de passar por ali. E quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa. E, apressando-se, desceu, e recebeu-o alegremente. E, vendo todos isto, murmuravam, dizendo que entrara para ser hóspede de um homem pecador. E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado. E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão. Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.
Mensagem: O texto do relato de Zaqueu é simples quanto profundo: 1) Ele queria ver a Jesus. Mas, sua vontade de querer ver a Jesus não era uma curiosidade; não era nenhuma especulação. Ele foi movido por algo mais. 2) Uma multidão estava seguindo a Jesus; Zaqueu não poderia satisfazer seu desejo, pois, era de pequena estatura, mas teve a ideia de subir numa árvore, e numa árvore brava. 3) Jesus que conhece o coração das pessoas, logo viu que, ali numa árvore brava, lá estava um homem, socialmente rico, mas moralmente pobre. Ele e toda sua casa, era uma família sem Deus. 4) Mas, de repente Jesus viu sua atitude e olhou para ele e disse que iria pousar na sua casa. Tamanha foi alegria daquele homem: ter Jesus na sua própria casa, ele e Jesus, Jesus e toda sua casa. Ali não haveria mais nenhum impedimento para ver a Jesus. Ele, o pobre Zaqueu, que antes subiu numa árvore para ver o Senhor. Talvez ele pensasse, "será que ele se importa comigo?" "Talvez não; eu sou pequeno, um baixinho no meio dessa multidão". "Bom, mas quem sabe mesmo de longe quero avistá-lo". Zaqueu não podia imaginar jamais que Jesus, do meio da multidão iria observa-lo. Iria notá-lo. 5) Finalmente, se confirma, que Zaqueu não subiu na árvore por curiosidade. havia algo que o motivou de tal modo que, quando recebeu Jesus em sua, logo viu o quanto ele era imerecedor de tão grande atenção. Isso provocou nele, um sentimento. Ele estava diante do filho de Deus; que manifestou tão grande amor e o que levou a se arrepender e dizer que devolveria tudo o que tinha tirado a mais das pessoas, pois ele era um cobrador de impostos.6) Quando Jesus viu arrependimento no coração daquele homem, logo lhe disse que a salvação entrou em sua casa. Jesus não veio apenas para o Zaqueu. A promessa do amor de Deus de salvar o homem é também para salvar toda sua família. 
Podemos tirar algumas lições deste texto. 
1) Deus veio ao seu encontro, na pessoa do seu filho. Você estava perdido no pecado. Mas, Jesus veio para lhe salvar. 
2) Para que a gente experimente o amor de Deus, é preciso que a gente tenha uma vontade, assim como a do Zaqueu. Não podemos vir à igreja, apenas por curiosidade, ou com aquele sentimento - vamos ver no que isso vai dar. É preciso que a gente venha com uma vontade na alma. 
3) Deus nos olha do céu. Não pense você que Deus está longe, ele está nos procurando. Ele quer ter um encontro com você. 
4) Quando você entender o amor de Deus, logo, você vai ao seu encontro. E ele que conhece o seu coração, logo, marca um encontro pessoal com você. Ele vai para sua intimidade; para sua casa, sua família. 
5) Quando Deus na pessoa de Jesus entrar na sua vida, ele também quer atingir toda sua família. Você faz um propósito, de reparar os danos que você causou aos outros. Quanto danos nós causamos à nossa família? Mas quando aceitamos o Senhor, confessamos, nos arrependemos e ele então completa sua obra em toda a nossa casa. 
Amém. Vamos Orar...