segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

31. "SOMOS OS ATALAIAS DE DEUS NA TERRA"

31a. Mensagem no domingo dia  de dezembro  de 2013. 
Ezequiel 3:17-21

Filho do homem: Eu te dei por atalaia sobre a casa de Israel; e tu da minha boca ouvirás a palavra e avisá-los-ás da minha parte. Quando eu disser ao ímpio: Certamente morrerás; e tu não o avisares, nem falares para avisar o ímpio acerca do seu mau caminho, para salvar a sua vida, aquele ímpio morrerá na sua iniquidade, mas o seu sangue, da tua mão o requererei.Mas, se avisares ao ímpio, e ele não se converter da sua impiedade e do seu mau caminho, ele morrerá na sua iniquidade, mas tu livraste a tua alma. Semelhantemente, quando o justo se desviar da sua justiça, e cometer a iniquidade, e eu puser diante dele um tropeço, ele morrerá: porque tu não o avisaste, no seu pecado morrerá; e suas justiças, que tiver praticado, não serão lembradas, mas o seu sangue, da tua mão o requererei. Mas, avisando tu o justo, para que não peque, e ele não pecar, certamente viverá; porque foi avisado; e tu livraste a tua alma.
Síntese da mensagem: Qual  a mensagem que podemos tirar deste texto tão rico e tão profundo? A primeira coisa que vejo importante é definir o que é uma pessoa pessoa perversa; sem fazer uma análise profundo, logo vem em nossas mentes que uma pessoa perversa é uma pessoa que maldosa; uma pessoa que é vil, desonesta, cruel. Mas. no texto, quando olhamos para o plano de salvação a respeito do homem; o que Deus preparou para o homem, logo e isso é fato, que uma pessoa perversa é uma pessoa que não tem o Senhor, uma pessoa que não confessou ainda a Jesus como seu único e suficiente salvador. A maneira do profeta expressar isso, sem rodeio ele chamou de perverso. Talvez até porque a língua na qual o texto fora escrito não tem outra palavra para minimizar a intensidade e profundidade de uma pessoa, nos nossos dias que não tenha a Jesus. O profeta estava se referindo ao povo de Israel, mas em circunstâncias muito parecidas como a qual nós vivemos. A palavra de Deus é para todos os tempos, portanto, como aplicar esse texto nos nossos dias? Simples, uma pessoa só sai da categoria do perverso quando confessa Jesus, o contrário é perverso. Sem Jesus o homem não pode ter comunhão com Deus. Sem Jesus, o homem não pode se sentirá vontade em relação a Deus. Só há um meio pelo qual nos sentimos bem diante de Deus e esse meio foi dado pelo próprio Deus. Ser perverso é ser uma pessoa sem Jesus; e este estará sob a condenação, a qual o profeta diz, que a alma que pecar essa alma morrerá. Estar com Jesus é mudar, é converter, é mudar de direção, é caminhar sob a trilha do Senhor, é abandonar o pecado, é não ser mais dominado pelo seu instinto, pela sua volúpia. "Conversão" é ser parecido com Deus. Outra lição que, podemos extrair do texto, diz respeito a nossa responsabilidade em relação ao perverso - como crentes que somos, como crentes que já conhecem a Jesus. Como crentes que já entenderam essa mensagem, digeriram-na... Para pessoas que são convertidas, e lavada pelo sangue do Cordeiro, temos um a responsabilidade moral, de anunciar esta palavra. Considerando que você não é mais um perverso, você tem uma responsabilidade moral de anunciar aos perversos que estão em sua casa, no trabalho na escola; lá onde quer que você esteja, se há uma pessoa que ainda não tem o senhor essa pessoa é o perverso e você o "atalaia" de Deus para tirar tal pessoa da condição de perverso, para a condição de salvo. Esta vida se convertendo ou não Deus nbos pedirá conta.