quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

33. "NUNCA PARAR, MAS CONTINUAR SEMPRE..."

Lucas 2,35-38. 
E disse-lhes: Quando vos mandei sem bolsa, alforje, ou alparcas, faltou-vos porventura alguma coisa? Eles responderam: Nada. Disse-lhes pois: Mas agora, aquele que tiver bolsa, tome-a, como também o alforje; e, o que não tem espada, venda a sua capa e compre-a; porquanto vos digo que importa que em mim se cumpra aquilo que está escrito: E com os malfeitores foi contado. Porque o que está escrito de mim terá cumprimento.E eles disseram: Senhor, eis aqui duas espadas. E ele lhes disse: Basta.
Mensagem. Jesus estava muito próximo de ser entregue aos seus algozes; aos seus opressores para morrer e cumprir com a missão árdua de morrer pelo pecador. Os discípulos, não tinham o entendimento disso, tão claro como nós temos hoje. Mas, o sentimento lendo as primeiras palavras de Jesus, é um sentimento de apreensão e perspectiva - "e agora?". Jesus caminhou durante três anos junto desses homens, e fez milagres, multiplicou pães, andou sobre as águas, multiplicou os peixes, curou enfermos, etc. Mas, como ficariam os discípulos após a partida de Jesus?. Novamente percebo um sentimento de medo, como mais ou menos assim - o que faremos sem Jesus?. Com ele estávamos seguros; ele fazia tudo e agora? Como vamos ficar?. Eles que abandonaram famílias, casas e até mesmo profissão, o que iriam fazer sem Jesus, ao que o próprio Jesus os questionou: faltou-vos alguma coisa? A resposta foi "não", "nada" - então logo, Jesus queria dizer, e nem vai faltar, desde que vocês confiem, desde que vocês saibam esperar; era como Jesus estivesse dizendo "fiquem tranquilos", "não fiquem temerosos"; mas uma coisa era necessária, que eles se organizassem, que eles se posicionassem como guerreiros, homens de luta, agora era  a vez deles de continuarem a obra. E Jesus mostra que era uma guerra, a obra de Deus é uma guerra; não é nenhum lazer ou entretenimento, é algo sério que exige de algum modo empenho; por isso Jesus disse que eles precisavam comprar espadas. Ora é fato que Jesus sempre se utilizou de recursos humanos parta falar de coisas espirituais. Quando o discípulo disse que eles tinham duas espadas, a expressão de Jesus era como dissesse, não é  desta arma que eu estou falando, não são estas armas. "Basta" foi o que Jesus disse e há duas maneiras de interpretar essa expressão. Por um lado Jesus estava dizendo que eles não haviam entendido a "compra da espada" como por outro lado, ele estava dizendo, que "duas armas" são importantes para essa guerra que os crentes teriam que enfrentar após sua partida. Realmente á luz de um contexto, há pelos menos duas espadas que devem fazer parte das nossas munições: a primeira espada, a Palavra de Deus, com ela estamos protegidos; com ela nos defendemos, com ela derrotamos o inimigo que se levanta; com ela matamos os inimigos espirituais que estão na terra para matar os santos. Segunda espada, o louvor e adoração. Não importa a circunstâncias em que nos encontramos; não importa onde quer que nós estejamos. Não importa, o louvor deverá estar continuamente nos nossos lábios; quando louvamos ao nosso Deus, o diabo nosso adversário recua, pois o louvor ele queria para ele mesmo; portanto, se tem algo que o diabo se curva e se rende é diante do louvar da igreja, pois por meio dele enaltecemos o nome do nosso Deus, àquilo que o inimigo queria para ele. Bom diante do que aqui vimos nessas poucas palavras, a conclusão é, que, quando talvez achamos que é tempo de parar, quando nós achamos que é hora de aposentar nossas atividades, o Senhor nos manda continuar. É preciso que renovemos as "sandálias dos nossos pés", é preciso que avaliemos nossas "malas"; nossas "espadas", mas NUNCA parar, mas CONTINUAR sempre. 
Boas reflexões.