segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

23/2014 - Deus nos conhece...

Deus conhece o mais profundo de nosso ser - Salmo 139,2-7.
"Tu conheces o meu sentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. Esquadrinhas o meu andar, e o meu deitar, e conheces todos os meus caminhos. Sem que haja uma palavra na minha língua, eis que, ó Senhor, tudo conheces. (5) Tu me cercaste em volta, e puseste sobre mim a tua mão. Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim; elevado é, não o posso atingir. Para onde me irei do teu Espírito, ou para onde fugirei da tua presença?" Mensagem: Senhor tu conheces o mais profundo do nosso ser, tu que conheces o nosso sentar e o nosso deitar. Isso quer dizer que, nada, nada mesmo passa despercebido diante dos teus olhos. Os teus olhos estão constantemente fixados em nós. Teu conhecimento é infinito, até mesmo, antes que cheguemos para te pedir alguma coisa, o Senhor já conhece. É confortante saber que os teus olhos nos acompanham todos os dias. Que estejamos dormindo ou acordando, quer nos sentemos e andemos. Lá onde quer que eu esteja teus olhos nos acompanham. O Senhor é o nosso pai amoroso, que não nos abandona nunca; que não nos rejeita, ao contrário, sua presença nos livra do mal e nos dá segurança. Podemos dormir tranquilos, viajar tranquilos na certeza de que o Senhor nos acompanha. Obrigado por esse teu cuidado, que embora não mereçamos, mas, o Senho aprouve nos amar. 


domingo, 9 de fevereiro de 2014

22/2014 - Nada pode abalar a estrutura do crente...

I Samuel 25:28
"Perdoa a transgressão da tua serva; pois, de fato, o SENHOR te fará casa firme, porque pelejas as batalhas do SENHOR, e não se ache mal em ti por todos os teus dias". Mensagem: O Davi, servo de Deus, escreveu oitenta por cento de quase todos os salmos; era um homem de fé, era um guerreiro. Ele compôs lindos salmos, por exemplo o Salmo 18, mas algures se viu em situação difícil, situação de fome. Numa dessas ocasiões, Davi com quatrocentos homens talvez famintos, procura ajuda ao Nabal. Davi manda uma mensagem por meio de seus servos e lhe faz lembrar que no passado, Davi poupou a vida dele e de seus homens, por isso, Davi se sentiu bem à vontade para pedir sua ajuda. Nabal tinha uma fazendo com quatro mil cabeças entre ovelhas e cabras. A mensagem inicial era que os mensageiros de Davi levassem a Paz: "paz seja contigo". Mas, Nabal desprezou o servo de Deus e não lhes estendeu as mãos. Davi enfurecido organizou seus homens para destruir a família de Nabal. Mas, Abigail esposa de Nabal se adiantou; foi ao encontro de Davi com alimento com o fim de atenuar a fúria de Davi. Então chegamos ao nosso texto acima. Abigail mostrou ao Davi que ele sempre lutou as lutas do Senhor; ele era um guerreiro de Deus e mais, a promessa de Deus era-lhe fazer uma casa firme. Logo, e isso é muito importante, na hora da afronta Davi impulsionado pelo instinto de vingança esqueceu que o próprio Deus tinha uma promessa para ele; bastaria ele confiar e esperar  em Deus, pois ele agiria em favor dele. Ao contrário agindo com as próprias mão poderia colocar em risco todas as promessas que Deus havia feito pra ele. É melhor esperar Deus agir. A raiva provoca vingança. A ira promove destruição; mas a reflexão, uma parada para "respirar" provoca sensatez e equilíbrio. Abigail levou Davi a pensar, o fez e sua raiva foi finalmente aplacada. 

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

21/2014 - Deus tem prazer em perdoar.

Miqueias 7:18. 
"Quem é comparável a ti, ó Deus, que perdoas o pecado e esqueces a transgressão do remanescente da sua herança? Tu, que não permaneces irado para sempre, mas tens prazer em mostrar amor". 
Reflexão: A ira do Senhor não permanece para sempre, como um bom pai, ele corrige aos filhos que ama. Desde o Antigo Testamento vemos isso; mas antes de indignar-se com o seu povo, o Senhor sempre o adverte, no decurso do deserto, o Senhor usou o seu servo Moisés, período dos reis, o Senhor os seus profetas, sempre com o fim de levar os seus filhos a refletir e pensar sobre seus atos. A correção nem sempre é boa, mas necessária. O bom é saber que mesmo que Deus nos corrija ou venha irar-se contra nós, sua correção não dura e nem pode adorar, pois o prazer de Deus é perdoar e nunca corrigir. Há inúmeras passagens no Antigo Testamento nas quais Deus revela seu amor, sua bondade e sua misericórdia; ele tem prazer em perdoar. Pois, é nesta palavra que sempre me seguro quando vejo o quanto sou limitado, cheio de falhas e pecados. No Antigo Testamento vemos a justiça de Deus e esta condena o pecado e junto com o pecador. O profeta Ezequiel já dizia, a alma que pecar esta morrerá. Quão triste é isso, mas junto com sua justiça, Deus revela o seu amor, e esse amor suaviza o peso de sua justiça; por isso dizemos que a justiça de Deus é irrigado de um amor sublime e eterno; por isso mesmo aprouve a ele nos dá a Jesus, e por meio de Jesus experimentamos àquilo que ele é, àquilo que é dele, o prazer em nos perdoar. A mãe pode até esquecer o filho que gerou, a mãe pode até negar o seu amor, e seu perdão ao filho que lhe ofendeu, mas Deus nos ama com o amor superior ao amor de uma mulher pelo seu filho: "Por acaso uma mulher se esquecerá da sua criancinha de peito? Não se compadecerá ela do filho do seu venre? Ainda que as mulheres se esquecessem eu não me esqueceria de ti. Eis que te gravei nas palmas da minha mão, os teus muros estão continuamente diante de mim" Isaías 49:15-16. 

20/2014 - "Deus nos prepara para luta"

Provérbios 31:21. "Prepara-se o cavalo para o dia da batalha, mas o Senhor é que dá a vitória." 

Reflexão: Um verso tão pequeno, mas tão profundo. O cavalo era uma animal muito usado nas guerras; sua força, sua velocidade, sua capacidade de ser domado pelo homem o qualificava para a guerra. Por meio desse animal os homens saiam a guerrear. Mas, o povo de Deus embora tivesse no cavalo um grande aliado, todavia não era suficiente; a força e vitória na batalha não estava no cavalo, mas tão somente em Deus. O povos pagãos que lutavam contra o povo de Deus confiavam nos cavalos e quanto maior era o número de homens e de cavalos maior era certeza da vitórias. A força do guerreiro, do exército estava no cavalo. Mas o que é um cavalo nas mãos de Deus? E qual é a força de um cavalo diante da força de Deus? Eis a diferença do povo de Deus e outros povos, enquanto estes confiavam na força do cavalo Israel confiava na força do Senhor: "Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do Senhor nosso Deus.Uns encurvam-se e caem, mas nós nos levantamos e estamos de pé. Salva-nos, Senhor; ouça-nos o rei quando clamarmos" - Salmo 20:7-9. Não pensemos que é na nossa força que alcançamos nossos sonhos e objetivos. Não pensemos que é na nossas capacidades que nossos anseios se realizarão... Todas as nossas vitórias devem ser atribuídas ao Senhor, somente ao Senhor. Muitos na guerra como diz o Salmo 20 encurvam-se e caiem... Muitos caiem confiando nos seus cavalos, mas nós somos diferente, mesmo que sejamos encurvados não cairemos: "Ele é o Deus que me reveste de força e torna perfeito o meu caminho.Torna os meus pés ágeis como os da corça, sustenta-me firme nas alturas. Ele treina as minhas mãos para a batalha e os meus braços para vergar um arco de bronze." - Salmo 18:32-34. Torna os nossos pés ágeis! Que maravilha! Deus nos prepara para a guerra, nos prepara para correr e nunca se cansar; prepara nossas mãos para a batalha. Pensem nisso e se fortaleçam.