domingo, 1 de junho de 2014

33/2014 - "E a porca lavada ao espojadouro de lama"

Lucas 8:27. - Pregação deste domingo 01 de junho de 2014. (Pr. Antonio José)
O diabo oprime as pessoas; as escravizam, as cegam. Às vezes fazemos uma ideia errada sobre possessão. Achamos que as pessoas possessas são aquelas que caem, se batem, ficam inconscientes. Nós estereotipamos as possessões. Mas, se olharmos no texto, esse possesso sabia quem era Jesus; sabia que Jesus o incomodava. Esse possesso adorava a Deus; por isso, possesso não é aquele que perde a consciência e cai; mas todo aquele que se sente incomodado quando ouve falar de Jesus. Possesso é aquele que sabe quem é Jesus, mas está preso, amarrado em cadeias;  é aquele que resiste a Jesus e vê em Jesus um incômodo. O diabo arrastou aquele homem para o lugar onde ele quer que todos os homens estejam, no sepulcro, no cemitério, no lugar de morte. No lugar de opressão. O texto diz que o diabo arrebatava o homem para o deserto. Arrebatar significa sequestrar, roubar, subtrair. O diabo rouba a consciência das pessoas, rouba a liberdade, o poder de decisão das pessoas. E as leva para o lugar deserto. O deserto é lugar de morte, lugar sem esperança, lugar sombrio, lugar sem saída, lugar sem água. O apóstolo chama isso de mente entenebrecida: Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração.(Efésios 4:18). Uma mente que não assimila mais nada de Deus, mas resite a Deus. O apóstolo diz que o diabo cegou o entendimento dos incrédulos afim de que não vem a luz do evangelho:"Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.(2 Coríntios 4:4). Satanás existe e está aí. Quando o crente, se converte o mesmo rompe com o diabo e seus apetrechos, mas o diabo não o deixa em paz; ele faz com que o crente volte atrás e quando este volta atrás cumpre-se a aquilo que o apóstolo Pedro escreveu: 
"Deste modo sobreveio-lhes o que por um verdadeiro provérbio se diz: O cão voltou ao seu próprio vômito, e a porca lavada ao espojadouro de lama". 2 Pedro 2:22