0015/2013. São Paulo, 03 de março de 2013.
7 - E houve contenda entre os pastores do gado de Abrão e os pastores do gado de Ló; e os cananeus e os perizeus habitavam então na terra. 8 - E disse Abrão a Ló: Ora, não haja contenda entre mim e ti, e entre os meus pastores e os teus pastores, porque somos irmãos.
9 - Não está toda a terra diante de ti? Eia, pois, aparta-te de mim; e se escolheres a esquerda, irei para a direita; e se a direita escolheres, eu irei para a esquerda.
10 - E levantou Ló os seus olhos, e viu toda a campina do Jordão, que era toda bem regada, antes do SENHOR ter destruído Sodoma e Gomorra, e era como o jardim do SENHOR, como a terra do Egito, quando se entra em Zoar.
11 - Então Ló escolheu para si toda a campina do Jordão, e partiu Ló para o oriente, e apartaram-se um do outro.
12 - Habitou Abrão na terra de Canaã e Ló habitou nas cidades da campina, e armou as suas tendas até Sodoma.
13 - Ora, eram maus os homens de Sodoma, e grandes pecadores contra o SENHOR.
14 - E disse o SENHOR a Abrão, depois que Ló se apartou dele: Levanta agora os teus olhos, e olha desde o lugar onde estás, para o lado do norte, e do sul, e do oriente, e do ocidente...
Comentário: Abrão quando chegou em Canaã pareceu não ter confiado em Deus o suficiente, quando uma fome começou assolar a região dos cananeus, pois, foi para o Egito. Mas, lá passou por um constrangimento... Voltou para Canaã, junto com Lot e sua família. Os pastores de Abrão e Lot, começam a contender entre eles, o que obrigou Abrão a tomar uma atitude. Abrão poderia sim, escolher a terra da Planície do Jordão, mas pelo visto, não se sentiu a vontade por fazê-lo; talvez seja porque cometera já um erro indo para Egito, talvez com receio de ser reincidente deixou por conta do seu sobrinho escolher a terra para onde iria com os seus pastores. Lot, sagaz, escolheu a planície do Jordão e Abrão ficou com a terra árida, pedregosa quem sabe? Lot, julgou que fizera uma boa escolha, mas debalde, era uma terra de homens pecadores. Abrão não ficou com a Planície do Jordão, mas ele ficou com a promessa de Deus; e a promessa de Deus era fazê-lo uma grande nação. Ele deixou de ser Abrão, para ser Abraão, pois a promessa de Deus estava sobre ele. Lot não tinha a promessa de Deus; escolheu a melhor parte de terra, a Planície; rica e abundante, mas cheia de pecadores. Estava sem a promessa de Deus, ao contrário, embora, Abraão, ficasse, digamos assim, com a pior parte da terra, mas ficou com a promessa de Deus de fazê-lo herdar aquela terra que o próprio Deus iria abençoá-la.
Antonio José de Souza Pinto.