domingo, 24 de fevereiro de 2013

14. "A MISERICÓRDIA DO SENHOR"

0014/2013. Pastor Antonio José na Igreja Batista Betel - Jardim Ângela. Meus amados, hoje estive pregando na Igreja Batista Betel no Jardim Ângela dirigida pelo Pastor Jeremias. Agradeço à acolhida e postei a mensagem. 
"Alguns dizem que Jeremias é um profeta chorão, mas, ele foi um dos profetas que fora escolhido por Deus para um tarefa árdua. Seu choro e seu lamento tinham uma razão; era o choro de Deus diante de tanta dureza e rebeldia. Jeremias olha para a misericórdia de Deus e por meio dela, o seu povo, foi sempre poupado; o contrário, o povo teria já muito tempo se consumido. Jeremias foi um profeta lúdico, ou seja, usou de recursos didáticos para levar o povo a fixar, e entender o que Deus estava querendo lhes ensinar. Mas, debalde, o povo sempre se mostrou resistente, difícil de ser tratado, prepotente e obstinado.  O pecado estava instituído até mesmo no seio da família. Os filhos traziam a lenha e o os pais preparavam o fogo e as mães faziam o bolo para oferecerem à rainha do céu. Ninguém pontuava ninguém, todos eram cúmplices do mesmo pecado. Todos comungavam do mesmo pecado. O pecado estava instalado na estrutura familiar. E o profeta jeremias fora escolhido por Deus para quebrar com essa estrutura maligna. Fora chamado, para destruir e demolir   essa entidade perversa, que levava a família crente à apostasia.  Vejamos...
  1. O cinto amarrado no lombo do profeta simbolizava o apego de Deus ao seu povo; depois o mesmo cinto foi posto numa fenda no rio Eufrates... O cinto após algum tempo apodreceu, o que simbolizava a resistência de um povo que fez pouco caso de Deus - Jeremias 13. 
  2. Jeremias ilustrou a mensagem com o vaso na mão do oleiro. O vaso quebrou! Deus não poderia ter feito o mesmo com o seu povo? Jeremias disse que sim, mas o povo respondeu: Não - Jeremias 18.12. Mas o vaso não convenceu! 
  3. Jeremias usou da botija. Quebrou a botija... Assim o Senhor iria quebrar a soberba de Israel - Jeremias 19. 11. Mas a botija não convenceu! 
  4. Jeremias usou de um cesto de figos, bons e ruins. Bons os que eram tratáveis, os figos ruins simbolizavam os filhos de Israel resistentes. Jeremias 24.5-6. Mas o cesto de figo não convenceu!
  5. Jeremias se decepcionou. Foi lançado numa cisterna. Levou uma tapa de Pasur; foi preso com as mãos e os pés no cepo... Após isso Jeremias chora, lamenta, e chega à conclusão seguinte, se estamos de pé é por causa da misericórdia do Senhor que se renova a cada manhã, o contrário, diante de tanta dureza, Deus já teria desistido de nós. - Lamentações de Jeremias 3.22-24. Louvado seja Deus por essa misericórdia traduzida na pessoa de Jesus.
Para finalizar, esta mensagem, me veio ao coração neste momento a vida de homem o qual foi privilegiado, pois, foi a ele que o Senhor o arrebatou e deu-lhes as revelações sobre a Igreja. Ao voltar do seu arrebatamento afim de que não se gloriasse, foi lhe dado por Satanás um espinho na carne. Era uma fraqueza! Um espinho incomoda... O espinho tinha um fim, um objetivo, para que não se gloriasse. Paulo rogou ao Senhor; deveria ser sofrido para ele. Ele estava diante de uma fraqueza que o fazia se lembrar do quanto era humano. Diante de sua fraqueza o Senhor o conforta. Diz ao o homem de Deus que sua graça lhe bastaria. Isso nos leva a pensar que por mais que tentemos ser bons, nunca o seremos 100%. Precisamos da graça de Deus; da misericórdia de Deus; ela é a razão única da nossa existência; se não fosse sua graça traduzida na sua misericórdia, já há muito teríamos sido banidos da face da terra.