domingo, 3 de fevereiro de 2013

9. "POR QUE O JOVEM RICO NEGOU A JESUS"

009/2013-  - 03 de Fevereiro de 2013.
Lucas 18:18-30.
18 - E perguntou-lhe um certo príncipe, dizendo: Bom Mestre, que hei de fazer para herdar a vida eterna? 19 - Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom, senão um, que é Deus.  20 - Sabes os mandamentos: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, honra a teu pai e a tua mãe. 21 - E disse ele: Todas essas coisas tenho observado desde a minha mocidade. 22 - E quando Jesus ouviu isto, disse-lhe: Ainda te falta uma coisa; vende tudo quanto tens, reparte-o pelos pobres, e terás um tesouro no céu; vem, e segue-me. 23 - Mas, ouvindo ele isto, ficou muito triste, porque era muito rico. 24 - E, vendo Jesus que ele ficara muito triste, disse: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas! 25 - Porque é mais fácil entrar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus. 26 - E os que ouviram isto disseram: Logo quem pode salvar-se? 27 - Mas ele respondeu: As coisas que são impossíveis aos homens são possíveis a Deus. 28 - E disse Pedro: Eis que nós deixamos tudo e te seguimos. 29 - E ele lhes disse: Na verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou pais, ou irmãos, ou mulher, ou filhos, pelo reino de Deus, 30 - Que não haja de receber muito mais neste mundo, e na idade vindoura a vida eterna. 
Mensagem: O jovem rico tinha um conceito de bom... Ele mesmo talvez, se julgasse bom; pois quando Jesus fala dos mandamentos, ele se diz cumpridor de todos que foram mencionados. O jovem era um príncipe, era uma pessoa importante e ainda, judeu cumpridor  dos mandamentos. Ele pelo visto também já tinha uma visão, ou algum conceito sobre a vida eterna. Ele questiona a Jesus sobre a vida eterna e como possuí-la. Jesus, não responde diretamente sua pergunta, mas o levou a pensar sobre os mandamentos. O jovem se diz cumpridor, mas, Jesus logo em seguida diz que ainda lhe faltava uma coisa... Mas, o que lhe faltava? Deixar a riqueza e distribuir aos pobres... O jovem ficou triste, pois era muito rico... JESUS não está condenando a riqueza, mas o uso que se faz dela, é bem possível que as riquezas do jovem  se constituía um deus na vida dele; sua riqueza não era uma bênção, mas uma potestade maligna, isso porque, quando Jesus lhe questiona sobre os mandamentos, o Senhor Jesus não faz menção nos primeiros quatro mandamentos, e era, pois, estes que dizem respeito a Deus, que a riqueza do jovem estava assumindo. Os quatro primeiros mandamentos dizem...
2 - Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. 3 - Não terás outros deuses diante de mim. 4 - Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. 5 - Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. 6 - E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos. 7 - Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão; porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão. 8 - Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. 9 - Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. 10 - Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas.11 - Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou.
O jovem rico, era um moço bom; moralmente bom; não adulterava, não roubava, não levantava falso testemunho e ainda honrava os seus pais...O jovem esperava que Jesus lhe dissesse que ele já estava com o visto garantido para a eternidade. Mas, bondade não nos garante a entrada à eternidade. E sabem por que? Porque, por mais que sejamos bons, nunca o seremos. Não é bondade humana que nos garante o céu. O que nos garante a entrada no céu é o lugar que Deus ocupa nas nossas vidas. Deus não divide sua glória com ninguém; quem diz que cultua a Deus, mas acredita em outras entidades como se fosse um deus, e busca socorro dela é o mesmo que dizer que Deus não é suficiente. A isso chamamos de idolatria. O jovem não amava a Deus o suficiente; a riqueza era o seu "senhor". Jesus sabia disso de tal modo que não fez menção aos mandamentos que se referem a nossa relação com Deus. Os seis últimos mandamentos são resultados dos quatro primeiros; o contrário, seremos apenas pessoas moralmente integras, mas espiritualmente mortas... No final da passagem de Lucas os discípulos perguntaram a Jesus sobre o que seria deles se eles abandonaram tudo para segui-lo. Agora observem um detalhe... O mesmo Jesus que, disse que os ricos não entrarão nos céus é o mesmo Jesus que diz que, aqueles que abandonaram tudo terão o triplo do que deixaram e ainda no vindouro a vida eterna. Isso quer dizer que, aquele que não é apegado aos seus bens materiais, mas solícito ao chamado de Deus, tem a garantia de prosperidade e ainda a vida eterna. Isso é maravilhoso! Àquele que, que não faz de sua riqueza o seu deus, terá abundância e a provisão de Deus. Amém.