Eu estou certo que, a renúncia do Papa Bento XVI é rica de significados. Seria até mesmo uma ingenuidade pensar que não teria nenhum sentido, tanto para a Igreja Católica, quanto para nós que abraçamos a fé protestante. Não podemos deixar que isso passe despercebido, uma vez, que a figura do papa e o que ele representa tem um peso significativo em todas as esferas. É grande a influência do Pontífice no mundo, entre os reis e demais governantes, tendo em vista o seu papel religioso e político. Desde Gregório I (540 d.C a 604 d.C ) que estabeleceu as bases do papado não só como uma figura religiosa, mas também como um grande estadista, a influência do Papa é notável. Por isso, que sua queda também é rica de pormenores que o leigo comum não é capaz de perceber. Os anos se passaram, os pensamentos e ideias se avançaram e a igreja não deu conta desse avanço, até porque a ideia de que ela é a igreja de Cristo lhe garantiria uma certa tranquilidade. Debalde, porém, pois a igreja não acompanhou a evolução dos homens, poderia já no Concílio de Trento ter repensado sobre alguns dogmas cujo avanço dos que não aderiram ao cisma luterano clamava por uma reforma, não somente na liturgia, mas na reflexão teológica, e se o fizesse poderia ter colhido grandes frutos nesse momento em que embrenhamos num novo milênio, que nos desafia, protestantes e católicos a nos posicionar ante as mais diferentes demandas de cunho ético e humano. Questões, como, o celibato dos sacerdotes, a ordenança de mulheres, a infalibilidade do papa, e a iconoclastia. Mas nada avançou nesse sentido, ao contrário, com o Papa "moderno" João Paulo II a igreja retrocedeu. A própria "ala" esquerda da igreja usou tal expressão. O próprio Papa "moderno" tornou todas as aparições da Virgem Maria, que até então não tinha nenhum valor dogmático, por isso qualquer católico poderia crer ou não crer; mas, João Paulo II fez que isso se tornasse dogma, e aí atribuiu a Virgem pelo fato das mais diferentes aparições os mesmos atributos que só a Deus pertencem dentre esses o de onipresente. Os sinais de mudanças vistos no Papa João XXIII e na realização do Vaticano II não se evoluíram, pois a igreja insistia nas doutrinas estabelecidas no Concílio de Trento. No entanto, a igreja demonstrou certa vontade de aproximação com os protestantes quando então os chamou de "irmãos separados". Mas, cremos nas Escrituras e na metodologia da "Solo Scriptura" o que só inviabiliza qualquer aproximação. A teologia da libertação surgiu com uma "cara" nova. A Igreja estava diante de uma postura teológica que quebraria ao menos com essa liturgia mórbida; ela ganhou força na América Latina, pois surgiu numa época de ditadura militar na qual o povo continuava sendo massa de manobra, mas a TL surgiu para mudar esse quadro, ou fazer o povo acordar e lutar por igualdade tendo como castilha as ideias de Marx. Uma ala da igreja por meio da TL reconheceu que os direitos são iguais para todos; a igreja precisava sair do seu academicismo e ingressar junto do povo, fazer valer a direito do povo mas sob uma perspectiva social, histórica, e o aspecto religioso ficava alheio. O próprio ex-papa Bento XVI quando era o cardeal Ratzinger foi um combatente voraz contra essa linha ao ponto de influenciar João Paulo II a condenar um dos maiores teólogos dessa linha liberal da igreja ao "silêncio obsequioso", o Frei Leonardo Boff. No demais, João XXIII inaugurou no seu pontificado a "era" do Espírito Santo; a igreja se viu diante de um movimento, que embora não nascesse de uma escola teológica, mas que foi aceito de bom grado, sobretudo nos EUA (país cuja população é na maioria protestante), o que se convencionou chamar de "Renovação Carismática Católica". Com a eleição do Papa Bento XVI a igreja ficou surpresa, tanto a ala da esquerda (TL) e o lado pentecostal dos carismáticos ficaram temorosos, pois como conservador, sua Santidade era uma figura que estava à frente da Congregação da Doutrina da Fé, que na Idade Média funcionava como "Tribunal da Inquisição". O movimento carismático também era uma ameça ao catolicismo tradicional, bem como a TL. Um dado importante, na sua visita ao Brasil, Bento XVI se negou a se encontrar com um dos ícones do movimento carismático em São Paulo. Mas, a igreja não foi capaz de banir a RC, como baniu a TL - (A igreja ficou sem Dom Helder Câmara, sem Leonardo Boff, sem o cardeal Arns; sem dom Luciano) - no entanto, como os adeptos ao movimento carismático eram compostos de leigos católicos, o movimento se submeteu as cartilhas de orientação de como os grupos carismáticos deveriam atuar, segundo os critérios das Conferências Episcopais, no caso do Brasil, a CNBB. Concomitante, a isso, os escândalos começaram a surgir, dentro e fora do Vaticano. Só nos EUA, a Arquidiocese de Washington decretou falência de seus cofres por conta de pagar as somas milionárias aos jovens que foram abusados por padres pedófilos. Durante anos e anos, tal prática parecia comum no seio da igreja. Homossexualismo, padres adictos, mancharam para não dizer desmoralizaram a igreja que sempre se mostrou como guardiã da família. A "hemorragia" de fieis católicos no mundo é uma realidade que não se pode negar, por conta de duas linhas de ideias, as igrejas evangélicas com propostas mirabolantes e ou o ateísmo gritante, de cunho existencialista sartriano. A igreja diante de tudo isso perdeu o seu prestígio. Escândalos que vieram a tona por meio de um livro "Sua Santidade" de Gianluigi Nuzzi, e dos "documentos secretos" do Papa, nas mãos do seu mordomo, cujo teor não se sabe; mas o fato o levou à prisão; mas poucos meses depois foi liberto por um indulto do próprio Papa que o visitou e lhe concedeu perdão. Portanto, a igreja está sem moral num mundo tão carente de moralidade; a imoralidade fez parte e ainda quem sabe não está fazendo; uma igreja que embriagou os homens com o vinho da sua lascívia, homens grandes e pequenos. Não esqueçamos que adultério nas Escrituras se aplica à relação de Deus e seu povo no concerne à apostasia. O mundo, hoje, está diante de um teólogo bem sucedido, mas como "pastor" um fracassado, denota que a igreja também renuncia o seu posto; ela está caindo; começou sua ruína. Mas ainda há pessoas boas lá dentro que precisam sair, como diz João no livro do Apocalipse " E ouvi outra voz do céu, que dizia: Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados, e para que não incorras nas suas pragas" . Apocalipse 18:4. Estamos vendo a ruína da igreja católica. Bento XVI caiu, e o mundo lamenta, tal como a Bíblia já dizia no livro do Apocalipse 18. Ninguém poderia esperar por isso. A queda foi uma surpresa para todos. Nos chama atenção porém uma pergunta por que o papa renunciou se ele era um homem intelectualmente forte? Eu tenho uma hipótese pode ser que o Santo Padre seja realmente sério naquilo que ele pensa e acredita, e por conta dessa seriedade, ele se viu incapaz de lidar com o contraditório, ao mesmo tempo combater a homossexualidade que agora culturalmente já está sendo aceita nos países tido como católicos e ao mesmo tempo lidar com os escândalos de pedofilia embricado no alto e baixo clero. " E o fruto do desejo da tua alma foi-se de ti; e todas as coisas gostosas e excelentes se foram de ti, e não mais as acharás". Em outras palavras o papa está sem moral, não por conta dele talvez, mas de seus vocacionados; ele se sente envergonhado; e mais quando a própria igreja não é capaz de entregar os que se desviam aos tribunais para serem condenados. A igreja está tomando do vinho derramado. A queda do Papa é a queda de uma igreja arruinada... Hoje os noticiários dizem que o Papa renunciou pelo bem da igreja. Essa fala do Papa, quando diz que "vai sair para o bem da igreja" é absolutamente dúbia; o que dá margem para diversas interpretações: 1) Ele na igreja estaria dando prejuízo, mas nesse caso que prejuízo? 2) Ele enquanto o Sumo-Pontífice deveria estar cometendo algum ato incompatível ao posto de "santidade". 3) Ele sabe de tudo o que se passa no Vaticano, coisas boas e escusas, e se ficasse poderia colocar a "boca" no trombone. 4) O papa cansou das atitudes hipócritas de seus presbíteros, alguns pedófilos; se continuar no pontificado poderia entregar todos à justiça comum o que seria um caos para a igreja. 5) Esse pastor é um homem santo; de tal modo que ficar como o Sumo Pontífice o obrigaria a excomungar muita gente, tanto da ala liberal, quanto da ala carismática. Nisso, vejo que merece a minha admiração... Se os itens da minha interpretação forem verdadeiros, Ele fez o que muitos líderes deveriam fazer diante da corrupção; ou se vende o caráter ou então se mescla tornando-se uma erva daninha tanto quanto.
Apocalipse 18.
10 - Estando de longe pelo temor do seu tormento, dizendo: Ai! ai daquela grande Babilônia, aquela forte cidade! pois numa hora veio o seu juízo. 11 - E sobre ela choram e lamentam os mercadores da terra; porque ninguém mais compra as suas mercadorias: 12 - Mercadorias de ouro, e de prata, e de pedras preciosas, e de pérolas, e de linho fino, e de púrpura, e de seda, e de escarlata; e toda a madeira odorífera, e todo o vaso de marfim, e todo o vaso de madeira preciosíssima, de bronze e de ferro, e de mármore 13 - E canela, e perfume, e mirra, e incenso, e vinho, e azeite, e flor de farinha, e trigo, e gado, e ovelhas; e cavalos, e carros, e corpos e almas de homens. 14 - E o fruto do desejo da tua alma foi-se de ti; e todas as coisas gostosas e excelentes se foram de ti, e não mais as acharás. 15 - Os mercadores destas coisas, que com elas se enriqueceram, estarão de longe, pelo temor do seu tormento, chorando e lamentando, 16 - E dizendo: Ai, ai daquela grande cidade! que estava vestida de linho fino, de púrpura, de escarlata; e adornada com ouro e pedras preciosas e pérolas! porque numa hora foram assoladas tantas riquezas. 17 - E todo o piloto, e todo o que navega em naus, e todo o marinheiro, e todos os que negociam no mar se puseram de longe; 18 - E, vendo a fumaça do seu incêndio, clamaram, dizendo: Que cidade é semelhante a esta grande cidade? 19 - E lançaram pó sobre as suas cabeças, e clamaram, chorando, e lamentando, e dizendo: Ai, ai daquela grande cidade! na qual todos os que tinham naus no mar se enriqueceram em razão da sua opulência; porque numa hora foi assolada. 20 - Alegra-te sobre ela, ó céu, e vós, santos apóstolos e profetas; porque já Deus julgou a vossa causa quanto a ela. 21 - E um forte anjo levantou uma pedra como uma grande mó, e lançou-a no mar, dizendo: Com igual ímpeto será lançada Babilônia, aquela grande cidade, e não será jamais achada. 22 - E em ti não se ouvirá mais a voz de harpistas, e de músicos, e de flautistas, e de trombeteiros, e nenhum artífice de arte alguma se achará mais em ti; e ruído de mó em ti não se ouvirá mais;
23 - E luz de candeia não mais luzirá em ti, e voz de esposo e de esposa não mais em ti se ouvirá; porque os teus mercadores eram os grandes da terra; porque todas as nações foram enganadas pelas tuas feitiçarias. 24 - E nela se achou o sangue dos profetas, e dos santos, e de todos os que foram mortos na terra.