domingo, 10 de fevereiro de 2013

10. A PRIMEIRA IGREJA DO APOCALIPSE

0010/2013 Mensagem na Escola Bíblica Dominical: A Igreja de Éfeso. Apocalipse 1:1-7. pelo Pastor Antonio José.
1 - ESCREVE ao anjo da igreja que está em Éfeso: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro: 2 - Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos. 3 - E sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste. 4 - Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor. 5 - Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te 6 - Tens, porém, isto: que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio. 7 - Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus. 
Mensagem... O livro do Apocalipse não é medonho como muitas pessoas pensam... Também não é um livro difícil, mas agradável a todos aqueles que creem nessas palavras escritas por João. Na introdução do livro, o texto diz que feliz é aquele que lê as profecias e guardam as palavras do livro, pois o dia está próximo - Apocalipse 1:3. Àquilo que pode parecer medonho, para os crentes é refrigério. Antes de irmos ao texto, é interessante ressaltar que há pelo menos três correntes de interpretação do livro. Uma chamada de futurista, pois, julga que todas as profecias do livro serão aplicadas num período ainda longínquo, dizem inclusive que acontecerão logo após a volta de Cristo. Outra escola é chamada de preterista, pois entende que as profecias diziam a respeito ao período em que vivia o profeta João, e encerrou-se ali. Outra escola denominada de historicista, pois, entende que as profecias do livro se aplicam na própria história da igreja, no decurso de seu desenvolvimento. Eu creio que a escola historicista é a que mais se adéqua a uma visão coerente e consistente. Baseado nisso, as profecias das sete cartas, não só se aplicavam àquelas igrejas no tempo e no espaço, localizadas geograficamente numa região; bem como se aplicam à igreja no decurso de sua história. Logo, a carta de João à primeira de Éfeso segundo a visão historicista corresponde ao primeiro século da igreja cristã, que corresponde a data do Pentecostes até o ano 100 da era cristã. O primeiro século da igreja, fora marcado por perseguições, dentro e fora da igreja. As primeiras perseguições externas vieram dos judeus radicais que viam no grupo dos discípulos composto de judeus convertidos ao evangelho uma blasfêmia quando diziam que Cristo era o Messias. Nas primeiras linhas do livro de Atos, vemos os judeus tentando proibir que, os discípulos falassem no nome de Jesus; o contrário sofreriam danos; isso não intimidou os discípulos. Outra perseguição era dentro da igreja. Parece no primeiro momento que, para a igreja foi muito tranquilo as mensagens que eram pregadas. Não foi tão fácil assim. A mensagem do evangelho vai de encontro ao paganismo, as religiosidades politeístas e também contra o judaísmo, isso, pois foi o suficiente para que a igreja sofresse perseguições, tanto física como exemplo, o Estevão que fora apedrejado por defender sua fé, como também perseguições de caráter ideológico. Na carta Jesus é pessoa que envia sua mensagem ao "anjo da igreja" ao líder da igreja. Nela observamos que há elogios e também advertências. Elogios, pois era uma igreja zelosa quanto aos ensinamentos de Jesus, e ainda colocava em prova todos aqueles que se diziam "apóstolos". Isso é muito interessante, pois, todos aqueles que se diziam líderes, ou que almejavam a liderança precisavam ser provados e aprovados. Isso a igreja do primeiro século fez. Mas, passados já alguns anos desde que a igreja começou no pentecostes, vemos, pois, que o amor havia se esfriado. Talvez e isso pode ser provável, a igreja já caminhava para um certo ritualismo, para uma liturgia sem vida; isso pode ter ocorrido. Àquilo que era pra ser vivido com amor, parece que estava já virando um hábito. Jesus reprova isso, e chama o pastor da igreja, ou seja, o "anjo da igreja" que se convertesse. No final da carta há uma promessa àqueles que vencerem. Aqui há um dado muito importante. Isso quer dizer, pois, que a possibilidade de que alguns sejam derrotados é iminente. Diante da luta pela fé, alguns desistirão. Está implícito no texto que, a possibilidade de perder a fé é uma realidade. Ao que vencer comerá do fruto da árvore do paraíso, ou seja, o fruto da eternidade. O fruto da árvore do paraíso significa a vida eterna. Portanto, ao que vencer tem a garantia da vida eterna, aos que desistirem tem o contrário, a morte eterna. Como lição prática é interessante que saibamos que estamos numa luta assim como a igreja do primeiro século esteve. Lutas em todos os sentidos, que exigem a cada dia renovarmos nossas forças, nossos ânimos; a possibilidade de desistência é uma realidade. Finalmente, vamos observar que em todas as cartas há uma expressão, "quem tem ouvido para ouvir, ouça". Isso quer dizer que somos livres para escolher, continuar lutando ou desistir. Deus faz a parte dele, desde que façamos a nossa. E qual é a nossa parte? Guardarmos a nossa fé no meio das mais diferentes adversidades.