sábado, 23 de fevereiro de 2013

13. "DEVERES DO MINISTRO DE DEUS"

0013/2013. Pr. Antonio José no dia 23 de fevereiro de 2013. 
1o. Dever: O Ministro de Deus deve preservar a verdade da Palavra de Deus; ter zelo por ela. O engano existe, e se impõem com força para dissuadir a verdade de Deus. 1 - Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; 2 - Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência; 3 - Proibindo o casamento, e ordenando a abstinência dos alimentos que Deus criou para os fiéis, e para os que conhecem a verdade, a fim de usarem deles com ações de graças; 4 - Porque toda a criatura de Deus é boa, e não há nada que rejeitar, sendo recebido com ações de graças. 5 - Porque pela palavra de Deus e pela oração é santificada. 

2o. Dever: O Ministro de Deus tem o dever de ser sensato, sábio; não deve se envolver com palavras que não agregam nada; que não acrescentam; deve rejeitar tudo àquilo que só causa contenda e divisão. 6 - Propondo estas coisas aos irmãos, serás bom ministro de Jesus Cristo, criado com as palavras da fé e da boa doutrina que tens seguido. 7 - Mas rejeita as fábulas profanas e de velhas, e exercita-te a ti mesmo em piedade;

3o. Dever: Muitas coisas são importantes, mas o principal de todas elas são as virtudes do céu. Por isso, o ministro tem o dever de ser misericordioso; bom, amável.  8 - Porque o exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa, tendo a promessa da vida presente e da que há de vir. 9 - Esta palavra é fiel e digna de toda a aceitação; 

4o. Dever: Paulo, o apóstolo, no texto seguinte coloca o discípulo Timóteo como cúmplice da mesma causa e da mesma obra. Por isso, o ministro deve ser obediente aos seus líderes; dever de fidelidade nos ensinamentos e também o dever de ensinar aos outros. 10 - Porque para isto trabalhamos e lutamos, pois esperamos no Deus vivo, que é o Salvador de todos os homens, principalmente dos fiéis. 11 - Manda estas coisas e ensina-as. 

5o. Dever: Timóteo era jovem, e como jovem, Paulo o chama para uma missão - fazer com que ele fosse considerado por todos e não desprezado; mas para isso era preciso que ele servisse de exemplo. Por isso, fica estabelecido que o ministro deve fazer valer sua missão, por meio de bons exemplos em todas as áreas. 12 - Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza. 13 - Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá. 

6o. Dever: O ministério é um dom de Deus, dado por Deus, por meio da revelação; mas é confirmado pela Igreja por meio dos líderes que os separa. Por isso, o ministro tem o dever de zelar pelo seu chamado. Tem o dever de valorizar o chamado e não pode negligenciar o que Deus confiou em suas mãos.   14 - Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério. 

7o. Dever. O valor de um ministério se dá por meio do empenho e dedicação. Por isso o ministro tem o dever de investir no seu ministério, dedicar-se ao estudo da Palavra, na oração e no testemunho pessoal perante aos outros. 15 - Medita estas coisas; ocupa-te nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos. 16 - Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.