domingo, 19 de agosto de 2012

"A Paralisia da Alma"

91a Mensagem deste domingo dia 19 de agosto de 2012. 
Pastor Antonio José na Igreja Batista de Sião.

"E aconteceu que, num daqueles dias, estava ensinando, e estavam ali assentados fariseus e doutores da lei, que tinham vindo de todas as aldeias da Galiléia, e da Judéia, e de Jerusalém. E a virtude do Senhor estava com ele para curar.
E eis que uns homens transportaram numa cama um homem que estava paralítico, e procuravam fazê-lo entrar e pô-lo diante dele.
E, não achando por onde o pudessem levar, por causa da multidão, subiram ao telhado, e por entre as telhas o baixaram com a cama, até ao meio, diante de Jesus.
E, vendo ele a fé deles, disse-lhe: Homem, os teus pecados te são perdoados.
E os escribas e os fariseus começaram a arrazoar, dizendo: Quem é este que diz blasfêmias? Quem pode perdoar pecados, senão só Deus?
Jesus, porém, conhecendo os seus pensamentos, respondeu, e disse-lhes: Que arrazoais em vossos corações?
Qual é mais fácil? dizer: Os teus pecados te são perdoados; ou dizer: Levanta-te, e anda?
Ora, para que saibais que o Filho do homem tem sobre a terra poder de perdoar pecados (disse ao paralítico), a ti te digo: Levanta-te, toma a tua cama, e vai para tua casa.
E, levantando-se logo diante deles, e tomando a cama em que estava deitado, foi para sua casa, glorificando a Deus.
E todos ficaram maravilhados, e glorificaram a Deus; e ficaram cheios de temor, dizendo: Hoje vimos prodígios".
Lucas 5:17-26.


Mensagem:
Este é um dos textos mais ricos em ensinamentos... Como lição de vida podemos falar de quatro grupos de pessoas que podem ser identificados nos personagens que aqui aparecem. 
Um grupo que está somente para observar e criticar, outro grupo de pessoas que se identifica com o paralítico e outro grupo que pode ser relacionado aos quatro homens que levaram o paralítico até onde estava Jesus, e outro grupo identificado com a pessoa de Jesus. 
  1. Grupo que imita Jesus. Esse grupo é aquele que é agente de paz e cura. Agente de perdão, que leva refrigério para as pessoas.... Não podemos ser presunçosos em querer ser como Jesus na sua divindade, é claro, mas ao menos imitá-lo, isso sim, podemos imitar a Jesus e levarmos a cura, sermos  instrumentos de saúde emocional e espiritual para as pessoas. Essa é a missão da igreja. Servimos de 'pontes' para que aquele que esteja perdido se encontre, àquele que esteja sem alegria, encontre paz e regozijo...
  2. Grupo dos críticos... A segunda lição é quanto ao grupo dos que observavam a Jesus. Este grupo formado pelos fariseus, hoje, não é muito diferente, é um grupo presente em todos os lugares e na igreja não é excessão. Lá está o grupo dos que só criticam, dos que só querem uma 'brecha' por menor que seja para falar e criticar. Me lembro de um irmão, se é que podemos chamá-lo de irmão... Era raramente que não me abordava para sempre fazer suas observações tacanhas. Tudo criticava... Ao fazê-lo uma leitura corporal, ele parecia ser um sujeito insuportável para conviver com os outros. Mas, lá se foi... Glória a Deus! Não façamos parte deste grupo. Mas se não do grupo de Jesus, como instrumento de cura.
  3. Grupo dos dispostos a ajudar.  Outra lição é o grupo dos que levavam o homem até Jesus. Que sejamos parte do grupo que carregava o paralítico até Jesus. Eis a obra para o qual fomos chamados... Chamados para ajudar àqueles que precisam de Jesus. Talvez estejamos rodeados de paralíticos, de homens engessados moralmente, que são incapazes de enxergar a luz do evangelho... Hoje cantamos essa canção 'abre os olhos do meu coração'. Os homens não são capazes de olhar para Jesus, não deixam suas 'zonas de confortos' para se renderem a Jesus, assim um dia estávamos nós. Mas, podemos muito e muito, quando nos dispormos a 'carregar' essas pessoas e irmãos até Jesus. Se você não sabe como fazer, peça do Espírito Santo estratégias, como aqueles homens o fizeram. Eles não voltaram pra trás; não! Eles não se intimidaram quando a multidão o impedia... Eles subiram no telhado, eis a estratégia. E de lá desceram o inválido. 
  4. O grupo do paralítico.  A pior paralisia é a paralisia moral. Esta engessa o homem para caminhar, é capaz de deprimir e até de  matar. A pessoa fica entravada no seu próprio pecado;  nutre uma vida de total depravação, escrava de sua volúpia e caprichos. Àquele paralítico do texto, embora o texto não deixe isso claro, mas pelas palavras de Jesus, concluímos que aquele homem fez sua confissão interior, reconhecendo sua paralisia  na alma. Se isso não fosse verdade, Jesus não teria antes de curá-lo tê-lo perdoado: os teus pecados são perdoados. No fundo, no fundo, aquele homem sabia que Jesus não era um curandeiro, nem algum mágico, mas sabia que aquele Jesus era muito mais que o homem de Nazaré, mas o filho do Homem, Deus que poderia sará-lo de sua paralisia na alma, causada pelo pecado. O pecado tira alegria, o pecado destrói e consome o interior e faz da pessoa uma pessoa vazia, pobre, muito pobre moralmente... Aquele paralítico talvez não estivesse preocupado com sua paralisia física... Precisamos ver o que Jesus falou assim que o viu... As palavras de Jesus são de acordo com o sentimento daquele homem, e o sentimento era de quebrantamento, arrependimento... Ali estava sua paralisia. O grupo de críticos assim que viram a Jesus perdoando o pecado logo o criticaram... Quem era Jesus para perdoar pecados se só Deus era que poderia perdoar? Jesus não deu importância o que os críticos disseram, mas com autoridade ele disse que não somente tinha poder para perdoar pecado, sarar a alma, assim como tinha poder para sarar fisicamente o homem.... Os homens são movidos a irem a Jesus sempre buscando uma solução para algum problema físico ou algum problema material. Não que isso esteja errado, não. Mas, o certo seria que os homens procurassem a Jesus por reconhecerem suas paralisias na alma, ou paralisia moral. O 'lindo' em Jesus é que ele como Deus não somente quer nos restaurar na nossa dignidade, nas nossa alma para termos comunhão com ele, bem como quer também resolver os nossos problemas físicos. 
Que Deus nos abençoe com essas palavras...