domingo, 12 de agosto de 2012

"Jesus Nos Ensina Chamar a Deus de Pai"

90a Mensagem do dia 12  de agosto de 2012. Igreja Batista de Sião Moóca. Ministrada pelo Pastor Antonio José no dia dos pais.

"Meus amados, quando a Carol começou ministrar a canção 'He is Lord', Deus me deu a seguinte mensagem que agora dividido com vocês. Jesus veio nos ensinar por meio da oração do Pai Nosso que Deus é o nosso Pai... Antes a visão que muitos tinham de Deus era de um legislador. Um Deus que dá normas e espera que nós as sigamos, o contrário, somos penalizados. Mas, Jesus  por meio da oração que nos ensinou nos mostra que Deus é Pai e ele quer ter um relacionamento conosco. A oração não é uma liturgia, não é uma repetição de palavras, mas algo espontâneo que traduza um relacionamento; é uma conversa amigável, amorosa entre duas pessoas que se amam. Ele diz antes da oração que, não devemos orar como os gentios... Os gentios eram aqueles que não conheciam o Senhor, seguiam uma religião e oravam com palavra repetitivas e julgavam que pelo muito falar seu deus os ouviria. Jesus diz que não é pelo muito falar que Deus vai nos ouvir, pois, quando oramos a Deus estamos falando com o nosso Pai Celestial e como Pai amoroso, ele cuida e conhece a necessidade dos filhos antes mesmo que esses filhos façam algum pedido. Portanto oração é uma cumplicidade, de um lado estamos nós os filhos cheios de tantas necessidades e por outro lado temos o nosso Deus, pronto para responder a cada uma delas. Por conta dessas necessidades  nós precismos saber que há pelo menos quatro abismos nos quais podemos cair, se estivermos distante de Deus. Antes de falarmos desses abismos, é preciso que saibamos que, a oração do Pai Nosso nos ensina ainda do quanto precisamos ser dependentes de Deus... No Paraíso, Adão e Eva se emanciparam de Deus e caíram nesses abismos, os quais vamos declinar. Do mesmo modo o jovem da parábola do filho pródigo também pediu sua emancipação. O pai lho atendeu e este se foi, depois de gastar toda sua herança se viu numa situação de miséria... Assim acontece ao homem que se emancipa de Deus. Longe de Deus o homem caiu nos abismos, a saber...



  1. O abismo da vontade humana. 'Venha nós o teu Reino, seja feita a tua vontade assim na terra como no céu'. Quando nós nos emancipamos de Deus, caímos no laço das nossas vontades. Ficamos escravos dos nosso caprichos e desejos insanos, da volúpia, da libido desenfreada, do nosso orgulho e da nossa prepotência. Jesus por meio da oração, ele quer que, nós peçamos que sua vontade prevaleça e com isso nossa vontade ficará em segundo plano ou talvez até sem força alguma. Pedir o reino de Deus é o mesmo que pedir que Deus domine nossas míseras vontades as quais nos levam as frustrações e desgastes.
  2. O abismo da sobrevivência. 'O pão nosso de cada dia nos dai hoje'. Quando somos independentes de Deus caímos no abismo da nossa sobrevivência e por conta dela não nos importamos se esta nos afaste de Deus, desde que, o pão nunca falte, pois na nossa suposta liberdade achamos que o pão só será possível por meio das nossas habilidades. Então nos tornamos escravos da própria sobrevivência e por conta dela sacrificamos pessoas e a nossa família, em nome do pão de cada dia, quando na verdade, é Deus que nos supre.
  3. O abismo das mágoas. 'Perdoa as nossas dívidas assim como nós perdoamos aos nossos devedores'. Quando somos dependentes caímos no abismo dos relacionamentos doentios, caímos nos abismo dos relacionamentos recheados de mágoas e ressentimentos... Viver nesta vida é viver se relacionando; vivemos em função dos outros, e se não temos a Deus presente nos nossos relacionamentos estes serão marcados por falta de perdão e nutrido de mágoas... Se não fosse Deus como vocês me aguentariam? Se não fosse Deus como iríamos conviver. Talvez estivéssemos caídos no abismo do distanciamento, do isolamento, da inércia. 
  4. O abismo do mal caratismo. "Mas livrai-nos do mal'. Longe de Deus caímos no abismo do mal, nos laços do mal e o pior de todos eles do mal caratismo. O abismo do mal caráter. Quando dependemos de Deus, o nosso caráter é pautado nele. Quando dependemos de Deus estamos certos, absolutamente certos do cuidado de Deus e de sua proteção contra todo o tipo de maldade. 
Meus amados, agora, sim convido a todos a ficarem de pé e façamos juntos de mãos dadas a oração que o Senhor nos ensinou: 

E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos
Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes.
Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;
Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;
O pão nosso de cada dia nos dá hoje;
E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores;
E não nos induzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém.

Mateus 6:7-13