sexta-feira, 10 de agosto de 2012

"É Bom Estar Com Jesus"

89a Mensagem. Dia 10 de Agosto de 2012 - Ano do Senhor - ministrada pelo Pr. Antonio


E logo ordenou Jesus que os seus discípulos entrassem no barco, e fossem adiante para o outro lado, enquanto despedia a multidão. E, despedida a multidão, subiu ao monte para orar, à parte. E, chegada já a tarde, estava ali só. E o barco estava já no meio do mar, açoitado pelas ondas; porque o vento era contrário; mas, à quarta vigília da noite, dirigiu-se Jesus para eles, andando por cima do mar. E os discípulos, vendo-o andando sobre o mar, assustaram-se, dizendo: É um fantasma. E gritaram com medo. Jesus, porém, lhes falou logo, dizendo: Tende bom ânimo, sou eu, não temais. E respondeu-lhe Pedro, e disse: Senhor, se és tu, manda-me ir ter contigo por cima das águas. E ele disse: Vem. E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas para ir ter com Jesus. Mas, sentindo o vento forte, teve medo; e, começando a ir para o fundo, clamou, dizendo: Senhor, salva-me! E logo Jesus, estendendo a mão, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste? E, quando subiram para o barco, acalmou o vento. 
Mateus 14:22-32.

Mensagem: Meus amados alguns textos dizem que, Jesus obrigou, ou insistiu que os discípulos atravessassem o lago e fossem aguardá-lo de outro lado. Na verdade, o fato de Jesus obriga-lo atravessar o lago, é porque esses discípulos não qeriam deixar a Jesus, o que era a melhor coisa... Estar perto de Jesus ou estar longe dele? Com certeza 'estar ao lado de Jesus' era a melhor coisa. Me faz lembrar a Transfiguração de Jesus no Monte Tabor. Pedro ficou maravilhado, petrificado de tal modo que quis fazer tendas, pois era bem melhor estar ali. Estar perto de Jesus me faz pensar outros textos nos quais, nos dizem como é bom estar ao lado de Deus junto dele... O salmista dizia, 'meus pés estão plantados junto à porta de Jerusalém'... 'Vale mais um dia na casa do Senhor que em outra parte mil'... Me faz lembrar o que salmista diz que,  'uma coisa ele pediu ao Senhor e a buscou, morar na casa de Deus'. Tudo isso mostra o que aqueles discípulos queriam, 'estar junto de Jesus'. Mas Jesus os obrigou a deixa-lo e por que? Para que eles aprendessem que... 
  1. Estar longe de Jesus é estar à deriva. 
  2. Estar longe de Jesus é estar perdido.
  3. Estar longe de Jesus é estar sem perspectiva.
  4. Estar longe de Jesus é estar sob o perigo do 'mar' da existência, das ondas impetuosas. 
  5. Estar longe de Jesus é estar com medo.
  6. Estar longe de Jesus é estar sem direção e experimentar os ventos contrários. 
Mas, lá no monte, no seu silêncio Jesus estava intercedendo, orando e ele vem na direção e sob sua presença a impetuosidade do mar se amaina, tudo se tranquiliza, tudo volta à calmaria. 

  1. Estar com Jesus é estar seguro.
  2. Estar com Jesus é estar calmo, tranquilo.
  3. Estar com Jesus é estar protegido.
  4. Estar com Jesus é estar sossegado e confiante. 
  5. Estar com Jesus é estar firme.
  6. Estar com Jesus é estar na direção certa.
Quando Pedro se lança ao mar na certeza de que iria caminhar sem afundar nas águas revoltas, me faz lembrar às vezes que saímos certos de que estamos na direção certa quando de repente do nada, tudo se sucumbe... Meu Deus quantas vezes eu agi, ousei passar por cima das águas certo de que o Senhor me dissera 'vem!'... E de repente, lá estava eu mergulhando, me afogando naquilo que tanto acreditei... Mas, mesmo assim, Jesus me segurou... Sem se  importar se eu dei o passo em falso, ele me segurou. Eu tentei acertar, eu tentei porque achava que era Jesus e de repente lá estava eu mergulhando, sendo levado... Mas foi aí que Jesus estendeu suas mãos e tocou nas minhas e me encorajou e então lembrei-me: o justo viverá pela Fé.