domingo, 7 de outubro de 2012

"Qual a Sandália Que Você Calça?

Mensagem 99. Texto de Apoio: Êxodo 3,1-6 e Apocalipse 21 Antonio José - Pastor em 07 de Outubro de 2012 na Igreja Batista de Sião.

"Ora, Moisés estava apascentando o rebanho de seu sogro, Jetro, o sacerdote de Midiã, e ele levou seu rebanho para o lado ocidental do deserto e chegou a Horebe, o monte de Deus. 2 E o anjo do Senhor apareceu-lhe numa chama de fogo do meio de uma sarça. Ele olhou, e eis que a sarça ardia, mas não se consumia. 3 E Moisés disse: "Eu vou voltar para o lado para ver esta grande visão, porque a sarça não se queima." 4 Quando o Senhor viu que ele se virara para ver, chamou-o do meio da sarça: "Moisés, Moisés!" E ele disse: "Aqui estou". 5 Então ele disse: "Não se aproxime, tire as sandálias de seus pés, porque o lugar em que estás é uma terra santa ". 6 E ele disse: "Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacob." E Moisés escondeu o rosto, porque temeu de olhar para Deus".

Moisés, nasceu e cresceu na cultura egípcia,  mas era um hebreu. Sua história começa quando a sua mãe o coloca num cesto ainda bebê, e deixa-o nas águas do Nilo pra proteger da fúria da Faraó que ordenou a morte de todos os filhos dos hebreus para conter o  crescimento populacional. Mas, foi aí que sua irmã, o acompanhou de longe, até que este cestinho, vai para no lugar onde a filha do faraó se banhava, que logo ficou comovida vendo o menino. De imediato a irmã do Moisés se apresentou, sugeriu que se chamesse uma mulher hebreia para cuidar do menino. Isso feito o menino foi cuidado pela própria mãe e com certeza ensinou-o nos caminhos do Senhor. E hoje vemos o texto que relata o momento em que Moisés se encontrou com o Senhor, e aí ele aprende...
  1. O Deus  Jeová diferente de todos os deuses dos egípcios, tem um nome! É um Deus Pessoal; um Deus que se comunica.
  2. Aprende   que Jeová diferente dos deuses egípcios, é um Deus Santo. E o lugar  no qual este Deus está é santo tanto quanto. 
  3. Moisés aprende que diante desse Deus, ele, enquanto homem deveria estar totalmente despido... Despido de si, despido de qualquer coisa que profane a santidade de Deus.
  4. Embora o texto não diga isso, mas na medida em que a história se desenrola, fica claro que a vida do povo de Deus deve estar fundamentada na santidade de Deus. 
Qual a lição prática de tudo isso? Deus quer que nós honremos o nome dele Santo em todas as nossas ações. E é esta santidade que marca a verdadeira identidade daqueles que vão morar no céu. Observem o que diz o texto do Apocalipse 21,8... 
"Mas, quanto aos medrosos, e os infiéis, o detestável, como para os assassinos, os sexualmente imorais, feiticeiros, idólatras, e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre, que é a segunda morte. "
Quando o Senhor disse a Moisés, que o lugar onde ele estava era santo... Quando o Senhor mandou que ele tirasse as sandálias dos pés, ele estava dizendo que para nós estarmos na presença de Deus em paz é necessário que, tiremos as sandálias...
Dos nossos medos!
Sandália dos nossos ódios!
Sandália dos nossos desejos insanos!
Sandália das nossas magias!
Sandália das nossas idolatrias!
Sandália das nossas mentiras...
Somente os puros, os santos herdarão os céus.
A igreja não é uma brincadeira, um grupo qualquer, mas preferencialmente um lugar de santos, e sinceros. 
Qual a sandália que você calça?
Moisés calçava uma sandália...
Uma "sandália" que não era santa. E qual sandália? Não é uma sandália nos pés que vão sujar a nossa presença diante de Deus; mas sim, alguns caminhos, algumas ideias, alguns desejos, que precisamos deixar, pois, o lugar que ocupamos em Deus é um lugar santo; ou pelo menos deve ser santo.

(Mensagem do Pastor Antonio que usou o método  ilustrativo e não alegórico).