terça-feira, 23 de outubro de 2012

"Fé é Um Patrimônio"



Mensagem 101. São Paulo, 21 de outubro de 2012.
1 Pedro 1:3-7
Pregador: Antonio José.

"Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos. Para uma herança incorruptível, incontaminável, e que não se pode murchar, guardada nos céus para vós. Que mediante a fé estais guardados na virtude de Deus para a salvação, já prestes para se revelar no último tempo, em que vós grandemente vos alegrais, ainda que agora importa, sendo necessário, que estejais por um pouco contristados com várias tentações, para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo..."

Paulo escreveu ao seu discípulo Timóteo, "combati o bom combate, terminei a minha carreira e guardei a fé". A fé segundo essas palavras de Paulo, corre risco, sempre estará correndo o risco, o risco de se perder; de deixar de ser, de existir. Quando aceitamos a fé, estamos correndo o risco de perdê-la. O risco será muito maior se for vivido como um sentimento. Como uma emoção. A fé provoca um impacto em todo o nosso ser, inclusive mexe com os meus sentimentos, mas ela não é sentimento. Podemos dizer que, fé é uma atitude.... Sim, mas mesmo assim, uma atitude sofre variação, pode ser circunstancial, e por conseguinte efêmera... Pedro na sua carta não define a fé, como  faz o livro de Hebreus 11. Mas, vai além. Fé é um patrimônio. Um patrimônio não se despreza, não se menospreza, pois, deve estar acima de qualquer coisa. Um patrimônio, é uma posse, é um bem. É algo precioso, mais precioso que o ouro. Fé é tudo. Sem fé eu não me encontro, eu não me vejo, eu não sou nada. Sou viciado nela, pois, de manhã, durante o dia todo, à noite, quando vou dormir não consigo deixar de beber na sua fonte. É maravilhoso, ela não me deixa eufórico, ela não me deixa em transe, ela me transcende, me eleva a alma, ela me faz encontrar o meu sentido, o meu significado, minha essência. Ela não é um objeto que me religa, não. Ela é tudo que me liga em Cristo. Sem fé nesse Jesus maravilhoso eu não sou nada. 


(baseado na pregação de domingo).