segunda-feira, 5 de novembro de 2012

"O Cuidado de Deus"


Mensagem 102. Manaus, 05 de novembro de 2012.
Isaías 64,4. Pregador: Antonio José.
"Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti que trabalha em favor daquele que nele espera". Essas palavras de Isaías me fazem refletir sobre quatro coisas. A primeira, o profeta fala de uma convicção, mas de uma convicção baseado no conhecimento que ele tinha de Deus. Pelo visto ele chama os seus ouvintes a um desafio, quando diz com toda sua certeza, que não há outro Deus, desde a antiguidade...Uma experiência profunda  de um homem absolutamente certo de sua fé, capaz de  exaltar a grandeza e o poder de Deus desde a criação; ao longo dos séculos. Ele, é o único! É Senhor do universo, o Todo-Poderoso. Isso ia de encontro com as religiões de sua época que cultuavam diferentes deuses de madeira, de argila, de pedra. O Deus de Isaías era diferente. Era um Deus do "amparo" e do "cuidado". Um Deus da história;  presente ao longo de toda a história humana, ele é o Senhor da história, nada foge aos seus olhos; nada foge ao seu controle. A segunda coisa - Deus é um Deus pessoal, um Deus que trabalha; ele não é uma força impessoal, ou alguma energia, ele é uma pessoa que trabalha. Ele não é algo inerte, ou mórbido, não há como fazermos uma imagem dele, como faziam os pagãos com os seus deuses, e mais podemos falar de seus feitos, ele trabalha. E ele trabalha em favor daqueles que esperam nele. A terceira coisa aponta para o favor de Deus. Ele  trabalha em favor pelos que esperam nele; não trabalha por meio do mérito humano, mas por meio da sua misericórdia;   não são os méritos humanos que vão fazer Deus agir; Ele age e age por meio da sua misericórdia em prol daqueles que fazem dele sua única esperança. Quem espera nele jamais deixará de experimentar o seu favor. A quarta coisa - esperar no Senhor... Esperar no Senhor significa...
Fazer dele sua única esperança.É reconhecer sua grandeza, seu poder.É depositar nele a razão de sua existência.É confiar que ele está agindo, e agindo sempre em seu favor, por meio de sua bondade e de sua misericórdia. É declarar que, a única certeza é, que Deus não nos abandona, pois desde a antiguidade, ele nunca abandonou quem soube esperar nele. Quem esperou nele? Abraão esperou o filho da promessa; Davi experimentou o cuidado de Deus segundo o que escreveu no Salmo 23. Ana orou e Deus ouviu sua oração, fazendo da mulher estéril mãe de filhos; Elias esperou no Senhor ser alimentado no período da seca e da estiagem. Os jovens da fornalha esperaram em Deus o livramento do Senhor, não se renderam aos intentos do faraó e creram no livramento divino. Deus é Deus, e desde da antiguidade não há outro igual a ele. Amém