domingo, 11 de novembro de 2012

"Sê Forte"


Mensagem 103. São Paulo, 11 de novembro de 2012.
I Timóteo 2,1-26. Pregador: Antonio José.

Meus amados louvado seja Deus pela sua bondade e misericórdia nos alegra. O louvor foi lindo... Muito lindo, creio e estou certo disso que agradou aos ouvidos de Deus. Abramos nossas bíblias no livro de I Timóteo 2,1-26. Paulo, ao dirigir-se ao seu discípulo Timóteo, o encorajou, e fez isso da seguinte maneira: 
1. Sê forte na graça de Deus. A obra de Deus é árdua, e exige de nós, uma força, não humana. Não é uma força humana. Para que possamos levar a obra de Deus ao seu desfecho final, é preciso que sejamos revestidos da graça de Deus. Sem a graça de Deus podemos desistir no meio do caminho; portanto, é uma obra de amor, de misericórdia. Muitos não suportam e desistem na metade do caminho ou talvez nem comecem a trilhar, pois, não suportam as adversidades que estão por vir. Somente por meio da graça podemos entender a fraqueza e a dificuldade dos outros. Paulo adverte seu discípulo a se fortalecer na graça. 
2. O compromisso moral de continuar ensinando o que aprendeu. Discípulo é aquele que dá continuidade a obra de seu professor. Ei pois, a obra de Deus... Não é uma obra parada e estática, mas uma continuação, um processo contínuo e assim as pessoas são agregadas ao Corpo de Cristo quando ouvirem a palavra e estes por sua vez, vão fazendo novos discípulos. 
3. A obra de Deus é árdua. O "sofrimento" de fazer Cristo formado nos corações dos homens. Paulo numa outro passagem ele fala a respeito de contrações. Assim como o mulher sente dores para gerar o filho do mesmo modo o mestre é aquele que sente essas "contrações" na alma até ver Cristo formado nos corações dos homens. Paulo convida a Timóteo a ser cúmplice com ele, a ser um com ele nessa empreitada. 
4. A causa de Deus deve estar acima de qualquer coisa. O soldado, não pode se preocupar com os seus interesses; acima de tudo está o interesse do Estado, que arregimentou. O soldado foi posto para defender a sociedade, portanto este é o interesse principal. Assim nós como soldados de Jesus Cristo, precisamos colocar a obra de Deus acima dos nossos interesses. É isso que Paulo queria dizer. 
5. Abraçar a obra de Deus tem um preço. Paulo abraçou a causa de Jesus ao ponto de ser preso e sofrer humilhações por causa dela. Paulo se preocupa e adverte o seu discípulo... É maravilhoso fazer a obra de Jesus, mas um preço deve ser pago, o preço até mesmo da humilhação. 
6. O sustento pastoral. Outro coisa embora Paulo não fale disso diretamente; mas esse verso é para aqueles que estão em frente da obra em tempo integral. Antes que, Timóteo se questionasse sobre como ele iria sobreviver materialmente, Paulo diz que o lavrador planta e ele deve ser o primeiro a gozar de seus frutos, portanto, é lógico que àqueles que se dedicam em tempo integral à obra de Deus, devem estar tranquilos, com suas consciências tranquilas de que, estes devem viver daquilo que pregam. 
Que Deus nos abençoe...