terça-feira, 22 de abril de 2014

29/2014 - O Batismo

Introdução: Diferente de outras mensagens trazidas no culto de batismo, o Pastor Antonio trouxe uma reflexão baseada no texto abaixo. Muito interessante, o que enfatizou. Leiam o texto, e observem as palavras em negrito: 


"Não escrevo estas coisas para vos envergonhar; mas admoesto-vos como meus filhos amados. Porque ainda que tivésseis dez mil aios em Cristo, não teríeis, contudo, muitos pais; porque eu pelo evangelho vos gerei em Jesus Cristo". I Coríntios 4:14-16.


Mensagem: Paulo, homem de Deus foi muito transparente nas suas colocações. E nessa transparência, às vezes não nos damos conta de que, se foi mantido o texto, e aceito como inspirado por Deus, logo, todas suas colocações, não eram dele, mas vindo da parte de Deus. E Paulo na sua transparência revelou suas lutas, seus conflitos, suas reivindicações, e as doutrinas da Palavra de Deus. Mas, de cada colocação feita por Paulo, era o que realmente Deus, quis comunicar para todos nós. E uma das revelações que o Pastor alcançou foi, pois, a relação entre o pastor e as ovelhas. Quando ele diz que os crentes de Corinto poderiam ter muitos aios, ou seja, muitos tutores, ou responsáveis, contudo nenhum deles poderia assumir a paternidade espiritual. Na igreja todos somos responsáveis uns pelos outros, uns mais outros menos... As pessoas hoje costumam transitar de igreja a igreja; se desligam às vezes por coisas tão pequenas; por coisas que poderiam ser superadas pelo amor, pelo vínculo da paz. Mas, às pessoas, esquecem da paternidade espiritual. O pai espiritual é aquele que batiaa; é aquele que discipulou, ensinou a palavra e consequentemente batizou. Por isso, Paulo, em II Coríntios 11,2 escreve que ele tinha zelo pela a igreja, preparando-a para apresenta-la sem mácula ao marido, a saber, Cristo. Eis a relação entre aqueles que o pastor ensina e batiza. Há, pois, uma relação mútua entre ambos. Se todos levassem em conta essa verdade, ninguém abandonaria sua igreja e seus pastores, pois, nossos pais  biológicos sempre serão àqueles que geraram quer a gente goste deles ou não e do mesmo modo, o pastor, pai espiritual que nos gerou para o céu, merece tamanha honra.