quarta-feira, 23 de abril de 2014

30/2014 - Palavra da Ordenação

Introdução: No celebração solene de ordenação pastoral e diaconal a Presidente do Corpo de Presbítero nos trouxe algumas palavras antes da abertura oficial da celebração. Citou alguns textos, dentre esses o texto no qual, Josué é advertido não virar nem para esquerda e nem para direito, mas permanecer no mesmo, e depois a pastora nos levou até a passagem do jovem rico, no qual, este não poderia ser digno do chamado ao pastorado, tendo em vista o seu apego ao dinheiro. 

Mensagem: No texto de Josué, capítulo primeiro o Senhor advertiu o sucessor de Moisés a ser forte e corajoso. Ele era o homem de Deus que levaria o povo a tomar posse da terra que o Senhor Deus havia prometido ao seu povo. Com certeza, o encorajamento do Senhor, apontava para uma tarefa árdua que exigiria confiança, e fé na Palavra de Deus ante aos desafios que estavam por vir. Antes a pastora relatou, o fato que ocorreu, quando Moisés ordenou que os espias fossem verificar a terra que o Senhor lhes dava a possuir. Mas, os espias trouxeram dois relatórios, um negativo e outro positivo. Dez do espias trouxeram um relatório desanimador, um relatório nenhum um pouco encorajador. Disseram que a terra era boa, e que de fato manava leite e mel, mas, lá haviam homens gigantes, e eles não tinham como enfrentá-los. Daí a pastora desenha sua mensagem, o líder de Deus é aquele que sempre encoraja, anima, fortalece, passa confiança e nunca medo, ou voltar atrás. Isso não só serve para os escolhidos ao pastorado, mas todo o crente. O desânimo e a murmuração é danosa, venenosa. Por meio dela, aqueles espias medrosos contaminaram todo o povo fazendo com que, todo o povo ficasse também desanimado, mas dois homens, de um lado Josué e de outro Calebe, pois, este tinha um espirito excelente, fizeram a diferença, O contrário dos colegas, Josué e Calebe deram testemunho de que Deus, era aquele que os faria tomar posse da terra, e eles apenas instrumentos de Deus. Eles precisavam confiar na promessa de Deus. 
1. O pastor deve estar pronto para vencer os desafios, olhar pra frente e nunca pra trás. 
2. O pastor deve ter consciência do poder da contaminação. Esta destrói; tira o ânimo e intimida os demais. 
3. O pastor não pode ser um murmurador, mas um encorajador. 
4. O pastor não pode virar nem para a esquerda e nem para direita, mas permanecer no centro da Palavra de Deus. 
5. O pastor deve aprender e viver de fé e fazer dela sua única âncora. 
A pastora citou o jovem rico, que saiu triste depois que Jesus o advertiu de que lhes faltava alguma coisa. Aquele jovem era apegado ao seu dinheiro e sua riqueza. O pastor não pode ser apegado às coisas materiais; o pastor é um homem, ou pelo menos deveria ser um homem preparado para abdicar das coisas em prol das coisas e obras de Deus. 

Obs. textos que a pastora se apoiou: Números 13:25-33. Josué 1: 7-8; Mateus 19:16-23. 

Mensagem do preletor: Num segundo momento da Palavra, o pastor preletor dividiu com os presentes alguns textos dos quais foi possível extrair algumas lições de vida: 
1. O pastor é prisioneiro de uma causa - Efésios - 4:1. Paulo era prisioneiro de Cristo, o que significa que, um prisioneiro não pode sair pois está num confinamento, assim, isso ilustra o sentimento, de uma pessoa que esteja totalmente envolvida na causa de Cristo. Ela não se sente e nunca se sentirá à vontade para abandonar ou fugir. O envolvimento por uma causa é como um confinamento que nos deixa absolutamente embriagados dela. 
2. O ministério pastoral implica em perdas - I Corintios 4:9-16. Como apóstolo ele se sentiu o último de todos; espetáculo do mundo, sofrendo humilhações e vergonha. Não há outra palavra que traduza isso, se não realmente, perdas, em que por amor a causa do evangelho o homem de Deus passa. 
3. O ministro de Deus supera as lutas com grandeza de espirito - II Corintios 4: 8-9. Paulo dizia que em tudo ele era atribulado, mas não angustiado, perplexos, mas não desanimados, Portanto, o ministro de Deus supera suas dificuldades diferente, não como um derrotado, ou um desvalido e miserável, mas com coragem, com força. 
4. O segredo da superação - I Coríntios 4: 17 - O pastor vive o paradoxo da fé. Sua base não está no seu dinheiro e nem nas pessoas; mas sua base está na esperança de que a leve o momentânea tribulação é incomparável com a glória que nos espera. 

Que Deus continue nos abençoando sempre.