domingo, 9 de setembro de 2012

"O Desafio De Seguir A Jesus"

Mensagem 95. Texto de Apoio: Mateus 8,19-34. Por  Antonio José em 09 de Setembro de 2012 na Igreja Batista de Sião. 
Amados seguir a Jesus é um desafio. O texto começa com uma ordem de Jesus, de passarem para outra margem do lago... Mas antes observem o que acontece... Jesus fala a respeito do preço a ser pago por segui-lo. Isso não quer dizer que seja algo impossível... Impossível, se olharmos apenas com os olhos humanos, mas pela fé, com os olhos de Deus é um desafio, uma conquista que exige um preço. Isso, não quer dizer que é impossível.
 Quando Jesus diz que, as raposas tem suas covas e as aves ninhos, mas ele enquanto filho de Deus não tem onde repousar a cabeça, mostra algo que poucos estão dispostos a pagar... Seguir a Jesus é viver na dependência de Deus. Não quer dizer que não tenhamos casa ou que vivamos sem nenhum objetivo terreno. Mas, a vida terrena está sob os cuidados de Deus e a ele pertence. Não ter  morada, humanamente falando quer dizer que, o crente precisa aprender a ser amparado por Deus e estar sob seus cuidados. Quando Jesus diz que os mortos devem enterrar os mortos, é para nos ensinar que, não existe humanamente falando nenhum motivo que justifique adiarmos  nossa decisão por Cristo. É fato que por pouco as pessoas adiam essa escolha; é fato que as pessoas postergam, sempre deixando pra depois...Mas, nenhum motivo, por mais plausível que possa aparecer nunca poderá justificar de fato nossa decisão de seguir a Jesus... 
Finalmente os discípulos embarcam, e para surpresa estão diante de um grande perigo. Era o estágio pelo qual deveriam passar para aprenderem  a depender de Deus. Alguns ensinamentos práticos podemos extrair da passagem na qual Jesus acalmou uma tempestade.   Vamos ao primeiro ensinamento. A fé é a única segurança  que temos neste mundo. É ela e somente ela que nos faz superar as mais diferentes dificuldades das nossas vidas. A fé não é uma ideia, ou algum tratado, a fé precisa transpor todos os limites humano. Não precisamos de provas concretas. Fé é um exercício diário. Uma posição, que nos segura. Vamos por parte:

1. Os discípulos e as circunstâncias da vida. Depois do pecado a vida passou a ser dolorosa. O homem se afastou de Deus e isso fez com que ele provasse das mais diferentes circunstâncias da vida. Circunstâncias, as quais nem sempre estamos preparados ou que tenhamos escolhidos, embora a gente saiba que, muitas coisas são produtos de nossas escolhas. Mas, independente do que quer que seja, as circunstâncias existem, e podem ser sim, serem ilustradas com uma 'tempestade no alto mar' tal qual foi apresentada aqui no texto. Ainda sobre as circunstâncias é preciso que saibamos tirar proveito de todas elas; devem servir de um aprendizado.  Todos estão sujeitos. Jesus poderia ter poupado os discípulos a respeito daquela tempestade, ele era Deus e como Deus poderia ter prevenido, ou nem ao menos os deixasse partir, ele poderia ter dito: 'pessoal vai vir uma tempestade, é melhor irmos amanhã'. Mas Jesus não fez isso, pois, pelo visto aquela árdua lição era para que soubessem que, as tempestades da vida acontecem, mesmo com aqueles que temem a Deus e quando elas vêm, vêm com o intuito de nos motivar a exercitar a nossa maior dádiva - a fé. A tempestade, para o não crente, o faz desanimar, o faz    intimidar, o faz recuar, o faz ter medo. Mas, para o crente a 'tempestade' o faz encorajar, o faz ousar, o faz prosseguir, o faz destemido. 
2. Os discípulos e o ensinamento. A tempestade, era avassaladora, de tal modo que os fez obscurecer a fé. Jesus havia acabado de ensinar  e os leva pra outra margem do lago. Parece que o ensinamento de Jesus, não fora o suficiente para lhes trazer segurança. Mas, uma coisa é o ensino, outra é estágio, que nos faz tornar habilitados. Muitos são ensinados, muitos recebem conhecimento, mas é preciso que todo o ensinamento sobre Deus, sobre o sobrenatural, tenham os dois lados: o saber e a prática, ou seja o estágio. Jesus pelo visto dormiu porque era homem e estava cansado. Mas, pelo visto o sono de Jesus era justamente, para fazer com àqueles discípulos exercitassem sua fé. A certeza de Jesus no 'barco' mesmo que dormindo, nos ensina que, existem coisas que estão sim ao nosso alcance de o fazer, mas é preciso que vencemos o limite da nossa intelectualidade e religiosidade. Um exemplo da palavra, Marta, mulher crente, amiga de Jesus, já tinha sido discipulada, inclusive sabia do destino dos mortos e da vida eterna, mas, Marta, nos mostra que quanto a circunstância que estava passando a morte de seu irmão, não teve discernimento e nem fé. Marta era uma discípula, mas lhes faltava discernimento e fé. Conhecimento não é sinônimo de fé. E nem fé substitui o ensinamento; os dois devem andar juntos. 
3. Os discípulos e o discernimento. Amados existem circunstâncias e circunstâncias. É preciso que tenhamos o discernimento na palavra para sabermos como agir. Os discípulos não tiveram esse discernimento. Existem coisas que exigem a ação sobrenatural  do crente. Mas existem coisas que são naturais. Isso é importante, e saibam por que? Porque nosso adversário aproveita alguma circunstância para nos afastar de Deus, não aceitamos porque julgamos que não é de Deus e rejeitamos, quando é Deus agindo para nos ensinar a crer. Um exemplo, Saul. O Senhor por meio de Samuel disse que ele fosse para o monte para aguarda-lo e após isso, ele iria lutar contra os filisteu. Mas, quando viu que Samuel não chegava e o povo começou a se dispersar, ele mesmo apoiado na sua impetuosidade, agiu por conta própria. E o que não dizer de Abraão que coabitou com Agar julgando que por meio dela viria o filho da promessa? O discernimento é necessário: 'Senhor me dê discernimento'. 
4. Os discípulos e a  intervenção de Jesus. Finalmente Jesus intervém, e quando intervem adverte  os discípulos, dizendo-lhes que eram homens de pouca fé. Disso aprendemos:
a) A fé é uma arma  contra as mais diferentes adversidades. Ela quando colocada em prática pode deter as tempestades da vida.  
b) A fé é provada diante das tempestades da vida. As tempestades revelam o tamanho da nossa fé. Mas, é melhor falarmos de qualidade de fé, e não de tamanho. Qual é qualidade de fé que você tem? Uma fé capaz de mudar as circunstâncias ou fé que é impotente diante das dificuldades da vida?
c) A fé é uma tomada de posição diante das dificuldades da vida, por meio dela, podemos enfrentar as "ondas" do mar que nos tentam afogar, ou sem ela somos afogados. Qual é a posição que você toma diante da luta, diante da carência? ... É importante que perguntemos, por que Jesus estava dormindo? Sim, é obvio que, existem coisas que precisamos ordenar, profetizar a palavra para que o milagre aconteça. Acalmar a tempestade não era para Jesus fazer, mas os discípulos, sim. Isso quer dizer que existem coisas que estão ao nosso alcance de o fazer... Mas, existem coisas que precisam da intervenção divina. Mas, vejam, quando nós podemos fazer, deve ser entendido, que, não quer dizer que haja algum mérito em nós... Nós realizamos, mediante a fé na Palavra de nosso Deus...
Oremos.