domingo, 23 de setembro de 2012

"A Oração de Jabez"

Mensagem 97. Texto de Apoio: I Crônicas 4,9-10 Por  Jordana Cantarelli  em 23 de Setembro de 2012 na Igreja Batista de Sião. 

"Hoje amados tivemos mais uma vez alegria de ouvir uma mensagem da parte de Deus ministrada pela serva de Deus, Jordana Cantarelli. No início falou de sua experiência nos EUA onde junto com outros cantores dividiu com as pessoas de língua portuguesa naquele país, louvores a Deus...
Após isso a Jordana trouxe o texto da Palavra de Deus: 'Jabez foi um homem que fez parte da genealogia de Judá. Um homem que já carregava consigo  a marca da identidade, identidade que de algum modo era como um fardo nas suas costas. Talvez não façamos a ideia disso,  mas é bom lembrar que antigamente, o significado do nome tinha muito haver com a pessoa, era o que identificava a pessoa. O nome de Jabez - enfatiza a pregadora - significava 'aquele que foi nascido com dores'. O nome dele era uma marca, uma maldição, era visto por todos como aquele que nasceu com dores, foi sofrido. A pregadora, leva os irmãos a pensarem, que assim como Jabez trazemos nas nossas vidas, algumas marcas, alguns estigmas que carregamos a vida inteira. Aquele Jabez trazia no nome, a marca da sua dor, como nós trazemos a marca da nossa maldição quem sabe. Desde  criança trazemos e agregamos marcas que vão compor nossa identidade, o nosso caráter. A identidade de Jabez era aquele que foi gerado com dor. Desde cedo ouvimos coisas, e mais coisas que vão se tornando 'leis' nas nossas vidas; levamos isso, conosco, a marca da maldição de que não valemos pra nada; preferencialmente alguém tenha dito a você, você não nasceu pra vencer, mas pra ser um derrotado. Nasceu para ser um fracassado... Mas, quando nós aceitamos a Jesus, todas as marcas, todas as maldições são quebradas. Quando Jabez viu que seu nome era um nome que significava dores, não aceitou provavelmente, e então a Bíblia diz que ele buscou ao Senhor. Na vida desse homem vejo três coisas importantes que servem de lição para mudarmos a nossa história.
1) Jabez declara que precisava de Deus.
2) Jabez declara que Deus pode mudar sua história.
3) Jabez  declara que por meio da oração ele podia chegar a Deus e pedir dele socorro. 
Se você quer mudar sua vida, precisas declarar com toda a sinceridade que precisas de Deus, ele e somente ele, Senhor dos céus e da terra, sob cujo nome todo o joelho se dobrará, pode mudar sua história, desde que você abra sua boca e digas que precisa dele. 
Joabe orou e na sua oração havia alguns pedidos. O primeiro pedido: Senhor eu peço que me abençoes. Se o nome dele significava a história de uma dor, por meio da sua oração, ele está pedindo que sua maldição se transforme em bênçãos. O segundo pedido, 'Senhor alarga os meus limites'. Todos tinham um direito a um pedaço de terra, mas Jabez não queria ficar só com um pedaço de terra. Sabe queridos, a maldição limita nossas vidas, não enxergamos, ficamos presos nas nossas dores. Mas, quando aceitamos a Jesus, nossos horizontes se abrem... Nós olhamos além dos nossos limites... (A Jordana  ilustrou esse momento com uma canção que ela compôs: eu quero mais além do que a própria imaginação, eu quero mais além...). Jabez pediu que a mão do Senhor fosse com ele. Com a mão nós abraçamos, com a mão fazemos carinho... com a mão apontamos a direção. Quando Jabez pediu pela mão de Deus, está pedindo a sua direção, o seu comando. A última coisa que esse homem pediu é que Deus o livrasse do mal. Isso fez com que ele, não fosse mais um "cujo nome lembra dores". A Bíblia diz que ele foi dentre todos os seus irmãos o homem, mais ilustre. Sabem o que significa isso? Quando Deus nos chama,quando aceitamos a Jesus, o nosso Salvador tudo muda, tudo se transforma. A nossa identidade  se transforma; não carregamos o preço da nossa identidade maldita, mas o valor da nova identidade me Cristo. A pregadora encerra sua mensagem fazendo um apelo pra quem quisesse aceitar a Jesus como Salvador e ainda todos aqueles que carregavam alguma dor e queriam se render aos cuidados de Deus para ele mudar suas histórias. 
Oremos..."