sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

1. "A CHAMADA FINAL"

001/2013 "A Chamada Final"
Meus amados em Jesus estamos começando mais um ano; um ano com certeza de muita alegria e crescimento na fé. Levando em conta que somos uma "escola de fé" senti de estabelecer um tema para ser desenvolvido no decurso do ano de 2013. E o tema é sobre a volta gloriosa de Jesus. Eis, uma das principais doutrinas de fé da Igreja; tema que ocupou o pensamento da igreja no decurso dos anos após a descida do Espírito Santo no dia de Pentecostes. Hoje, mais do que   nunca sabemos que a volta de Jesus se aproxima, isso é fato  pois, todos os sinais evidenciam que esse grande dia está se aproximando, por isso, o tema "A Última Chamada" deve nos incomodar quer seja para  nos prepararmos, quer seja no sentido de que sejamos bênçãos para os outros que desconhecem essa verdade.  
Texto: Mateus 13:24-30 e 36 a 43.
24 - Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao homem que semeia a boa semente no seu campo; 25 - Mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou joio no meio do trigo, e retirou-se.26 - E, quando a erva cresceu e frutificou, apareceu também o joio. 27 - E os servos do pai de família, indo ter com ele, disseram-lhe: Senhor, não semeaste tu, no teu campo, boa semente? Por que tem, então, joio? 28 - E ele lhes disse: Um inimigo é quem fez isso. E os servos lhe disseram: Queres pois que vamos arrancá-lo? 29 - Ele, porém, lhes disse: Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis também o trigo com ele. 30 - Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; mas, o trigo, ajuntai-o no meu celeiro.
****************************
36 - Então, tendo despedido a multidão, foi Jesus para casa. E chegaram ao pé dele os seus discípulos, dizendo: Explica-nos a parábola do joio do campo. 37 - E ele, respondendo, disse-lhes: O que semeia a boa semente, é o Filho do homem; 38 - O campo é o mundo; e a boa semente são os filhos do reino; e o joio são os filhos do maligno; 39 - O inimigo, que o semeou, é o diabo; e a ceifa é o fim do mundo; e os ceifeiros são os anjos. 40 - Assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será na consumação deste mundo. 41 - Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles colherão do seu reino tudo o que causa escândalo, e os que cometem iniquidade  42 - E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes. 43 - Então os justos resplandecerão como o sol, no reino de seu Pai. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.

MENSAGEM:  Meus amados, Jesus afim de que seus ouvintes entendessem as mensagens sobre as verdades espirituais, utilizava de certa alegorização, ou ilustração por meio de uma história relacionada ao dia a dia de seus ouvintes. A parábola do trigo e do joio, é um exemplo disso. Os judeus eram agricultores, plantavam trigo e uvas; eles sabiam que durante a plantação as ervas daninhas também cresciam. E foi contando uma história sobre o plantio da semente do trigo e do joio que Jesus apontou para algumas verdades, que vão constituir numa doutrina, dentre essas, a "parousia", que trata sobre a volta de Jesus à terra e o fim do mundo. Vejamos quais os ensinamentos que tiramos sobre a parábola do trigo e do joio.

  1. Primeiro: O mundo vai acabar no dia determinado por Deus e tem uma finalidade. De acordo com os ensinamentos de Jesus, os homens (simbolicamente descritos no trigo e joio) hão de comparecer na presença de Deus para receberem suas recompensas, o trigo para resplandecerem como o sol e o joio para ser queimado, no momento, segundo, dito por Jesus como "consumação deste mundo".  Há outras passagens nas quais Jesus fala a respeito desse momento.  Por isso, cremos como doutrina de nossa fé que, a volta de Cristo não é um mito. Muitos até pensam que isso vai ocorrer na ocasião da morte individual, mas, não é isso que a Bíblia ensina. 
  2. Trigo e Joio  simbolizam duas classes de pessoas. Nada ficará impune aos olhos de Deus; todos estão sob os olhares de Deus e todos terão que prestar contas de seus feitos, por isso neste universo de humanos, segundo o Criador, o trigo que simbolizam os filhos do reino e o joio que simbolizam os filhos do Diabo, serão separados no dia da colheita final, ou fim do mundo, ou a volta de Cristo. O trigo são os crentes, a igreja de Jesus; e o joio os incrédulos que resistem  a Deus. O mundo é dividido em dois grupos, semente boas e sementes malignas. Sementes produzem frutos, por isso, essas duas classes produzem na terra, o trigo, a vida e o joio, a morte. 
  3. A parábola aplicada à igreja. Quando nós aplicamos a parábola ao contexto da igreja, podemos dizer que esta  é composta por trigo e joio, e diante disso, há uma forte tendência da própria igreja de banir aquele que de algum modo pode prejudicar o corpo inteiro. Mas, não é isso que Deus espera de nós. A disciplina na igreja é uma necessidade, mas não podemos nos decepcionar com a igreja, por ser esta composta de pessoas boas e más. Nada foge à presença de Deus. Deus fará justiça aos bons e aos maus.
  4.  Quarto: Juízo e Recompensa Final. O juízo final  é uma das doutrinas da Bíblia. O mundo seria um grande equívoco se não existisse a verdade de que todos hão de comparecer no juízo final, os crentes para serem como o sol, e os pecadores que não se arrependeram para o fogo eterno. 
  5. Objetivo da parábola é resgatar o sentimento de temor a Deus. As pessoas, vivem como se tudo terminasse aqui na terra. Até mesmo o discurso da igreja é voltado para a terra e não mais para o céu. A parábola do trigo e do  joio nos leva para o sentimento de que precisamos temer a Deus. O temor a Deus significa caminhar na santidade de Deus, sem a qual não veremos a Deus. Caminhar com o compromisso de levar aos "joios" a oportunidade de se arrependerem a começar pelos nossos familiares. E mais, cada dia deve servir de preparação para esse grande dia; dia glorioso para os crentes e dia de tragédia para os incrédulos. 
Oremos..."Senhor Jesus, sabemos que um dia todos os homens, inclusive os crentes passarão pelo o juízo de Deus. Queremos ser fiéis ao Senhor, perseverar sempre e nunca desanimar,  para fazermos valer o conceito que o Senhor nos deu de filhos do reino. Não queremos servir de escândalo para ninguém, mas começarmos desde já sermos como o sol aqui na terra afim de que todos por meio de nós se convertam ao evangelho e todos sejamos trigo. Amém".