quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

5. "VINDE AS ÁGUAS"

005/13 - "Convite Especial" - Devocional Particular - Pr. Antonio José em 09 de Janeiro de 2013.

Texto. Isaías 55: 1-13. 1 - Ó VÓS, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde, comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite. 2 - Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão? E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer? Ouvi-me atentamente, e comei o que é bom, e a vossa alma se deleite com a gordura. 3 - Inclinai os vossos ouvidos, e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei uma aliança perpétua, dando-vos as firmes beneficências de Davi. Mensagem: O apóstolo Paulo escreveu aos coríntios e disse que, se esperamos só neste mundo, somos os mais infelizes dos homens... Logo, julgar que tudo aqui começa e termina numa sepultura, é um desastre total e a criação seria um engano, um desastre. E se pensarmos bem, independente da visão cristã, realmente fica um vazio, um sentimento do quanto a existência é injusta. Mas, graças ao nosso Deus e a fé na sua Palavra cremos, que aqui o mundo a existência, não se limita apenas num ciclo de vida... Nós cremos que temos uma alma espiritual, nós cremos que, somos pessoas morais e psicológicas;  não somos apenas uma máquina biológica, com necessidades e interesses, que visam o bem estar dessa máquina. É bom lembrar sempre que no decurso da  vida, lamentavelmente, vivemos tão somente em função dos interesses do soma biológico; nunca paramos pra pensar que somos um todo composto de corpo e alma e espírito. Quando Isaías faz o convite ele estava se referindo a essa verdade que nem sempre damos a devida importância. A "máquina biológica" tem um tempo de validade; ela cumpre um ciclo, nasce, cresce e morre. Mas, existe uma instância, àquela que dá o verdadeiro sentido à vida. Sem a compreensão dessa dimensão que chamamos de alma tudo estará vazio, sem sentido, sem essência. Isaías questiona por que o homem investe tempo e dinheiro em algo que um dia vai perecer? Por que gastais dinheiro naquilo que não satisfaz? O homem quando escravo da sua "máquina biológica" vive em função dela, adquire coisas para satisfazê-la, mas é enganoso; existem coisas tão importantes e não são caras, ao contrário são de graça e é isso mesmo o que satisfaz... Isaías sem saber estava se referindo à salvação da alma. Mas, é preciso que se diga que, a alma se manifesta por meio do corpo. Não existe uma alma sem esse relacionamento. Uma alma doente, também o corpo é doente. Uma alma depressiva é um corpo depressivo... Poderíamos dizer que, o nosso corpo é a fala da alma, é por meio desse corpo que, a alma emite o que o sujeito é realmente. Quando falamos de "salvação da alma", é porque ela está em perigo... Corpo e alma vivem uma relação tênue, não sabemos ao certo onde começa e termina outra. Mas, há um perigo! Quando os interesses do corpo sufocam os interesses da alma. As necessidades do corpo ao sufocarem os interesses da alma provocam um distanciamento de Deus, mas não são todas as necessidades, mas, sim àquelas que não provocam vida, mas a morte. Os vícios, os atos imorais, as compulsões, ao que chamamos de pecado... Ao contrario àquilo que humaniza, que promove o bem estar, chamamos de virtude.   No entanto, como o homem está tão comprometido com o corpo, as virtudes são sufocadas. Pecado é um estado, que distancia o homem do seu verdadeiro alvo; do seu equilíbrio; por isso, macula àquilo que Deus quer para o homem. Para nos aproximarmos de Deus precisamos ver como está a alma... Precisamos olhar para a nossa alma e vê-la como está; se está ferida, machucada, a vida pode ser muito sofrida. Quando vivemos somente em função do corpo estamos no pecado. Mas, um detalhe, não podemos desprezar o corpo; no passado longínquo, muitos flagelavam seus corpos, rejeitavam até mesmo a sexualidade; mas, não podemos desprezar o corpo. Não podemos esquecer que, somos um todo; e não apenas uma parte fracionada do todo. O corpo não é perverso; mal, ruim, mas o que a alma doente faz dele, pode torna-lo bom ou ruim.  É preciso que a nossa alma, curada e restaurada tome a direção daquilo que somos. Isaías está falando isso, ele está convidando ao sujeito se deleitar nos interesses da alma, e aí ele experimentará o bem estar e alegria. Fica ainda um questionamento, mas quem pode fazer isso? Foi Deus que soprou nas narinas do homem para fazê-lo uma alma vivente. É o próprio Deus, por meio do seu Espirito pode restaurar a alma. Deus estabeleceu um plano, e é sobre esse plano que o profeta Isaías foi convocado, convidar os homens para desfrutarem uma vida com Deus.  Mais tarde o Senhor nos deu a Jesus, pois, por mais que o homem tente ser bom e viver uma vida santa, ele sempre estará diante da sua polaridade, bem e mal. Para nos defender desse conflito, Jesus foi constituído nosso advogado para nos defender diante do Pai celestial. Em Jesus encontramos o caminho que nos leva a Deus. Ele é a Palavra que, como água nos purifica do pecado, quebra com a barreira que nos separava de Deus. O desejo de Deus é que, todos os homens encontrem em Jesus o verdadeiro sentido da vida, pois, ele é a VIDA. 
************************************************************

4 - Eis que eu o dei por testemunha aos povos, como líder e governador dos povos. 5 - Eis que chamarás a uma nação que não conheces, e uma nação que nunca te conheceu correrá para ti, por amor do SENHOR teu Deus, e do Santo de Israel; porque ele te glorificou. 6 - Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. 7 - Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao SENHOR, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar. Mensagem: Como pai amoroso, Isaías é a boca de Deus para chamar os homens ao arrependimento. O homem sem Deus segue o caminho dos seus intentos e vontades e pensamentos corruptos; a alma está ferida e machucada, não pode ter comunhão com Deus, pois está no pecado. Somente, por meio da confissão aos pés de Jesus o homem pode ser redimido e restaurado na sua comunhão com Deus. O profeta faz o apela, "buscai" enquanto o Senhor pode ser achado por meio de Jesus. Pelo visto, o Senhor vai se "ausentar"; ou não haverá tempo para se arrepender. O tempo da privação do perdão começa com a  chegada do noivo. A parábola das dez virgens ilustra isso, ao anuncio da chegada, não haverá mais tempo; não haverá mais oportunidade do perdão, pois, a porta do perdão se fechará. O tempo de buscar o Senhor é agora... Quando o homem se deixa ser trabalhado na sua alma, acontece a conversão, ou mudança de hábitos; o homem deixa os seus pensamento e interesses da sua biologia humana, para viver sob a dimensão do Espírito. 
*************************************************
8 - Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR. 9 - Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos. Mensagem. O pensamento de Deus é sua Palavra. Quem quiser entender o pensamento de Deus precisa conhecer as Escrituras. O pensamento do homem é diferente do pensamento de Deus; enquanto este é puro, sábio e reto, o do homem é profano  e corrupto. Quando falamos de pensamento, estamos nos referindo às ideias, as condutas de moralidade, de vida... O homem de um modo geral está divorciado do pensamento de Deus. Ele segue o seu pensamento, seu intento, suas ideias, e faz das próprias ideias o leme de sua vida, ou a âncora de suporte, portanto quão miserável e pequeno é o caminho dos homens; mas, Deus estabelece um convite, que todos se aproximem de Deus; que todos tenham comunhão com Deus. Comunhão com Deus significa seguir sua vontade; significa viver segundo o padrão do pensamento divino; é viver espiritualmente, por mais contraditório que isso possa ser.  A vontade de Deus na vontade humana é capaz de superar as vontades do corpo. Seguir o pensamento humano divorciado de Deus é seguir na direção da morte; seguir o pensamento de Deus é caminhar na direção à vida. Meu Deus me perdoe por muitas vezes ter seguido o meu próprio juízo sem fazer a mínima menção dos seus pensamentos.
********************************************************************

10 - Porque, assim como desce a chuva e a neve dos céus, e para lá não tornam, mas regam a terra, e a fazem produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão ao que come, 11 - Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei. 12 - Porque com alegria saireis, e em paz sereis guiados; os montes e os outeiros romperão em cântico diante de vós, e todas as árvores do campo baterão palmas. Mensagem: A palavra de Deus como chuva irriga o coração humano; a palavra de Deus como chuva prepara o coração humano para produzir frutos; mas quais? Os frutos do pensamento de Deus, da essência de Deus; frutos daquilo que Deus é, amor, paz, perdão, graça. A palavra de Deus com chuva sacia a fome da alma; e como chuva a palavra de Deus não volta para Deus sem os resultados. Os resultados, são vida para quem deixar ser irrigado por ela e morte para aqueles que a rejeitarem. 

******************************************
13 - Em lugar do espinheiro crescerá a faia, e em lugar da sarça crescerá a murta; o que será para o SENHOR por nome, e por sinal eterno, que nunca se apagará. Mensagem: O homem sem Deus é como um espinheiro; sem utilidade nenhuma para a vida. Para que serve? Não tem beleza; não tem nada atraente. Assim é o homem sem Deus. Não serve para nada; pode ser útil para sua sociedade; mas para Deus não serve de nenhuma utilidade. Mas, quando o homem decide por Deus na pessoa de Jesus, esse "espinheiro" se transforma numa faia, árvore cuja folha no outono se torna da cor do ouro; produz um fruto comestível. O homem passa a ter uma identidade diante de Deus; este homem não será mais como todo o homem como criatura de Deus, mas filho. Essa identidade será eterna; sinal que nunca se apagará.